Entenda antes de comprar em TV

O que é Micro LED?

Imagens ainda mais incríveis em telas gigantes. Saiba como a tecnologia Micro LED vai mudar a forma de assistir TV.

O que é Micro LED?
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Alta definição, Full HD, 4K… A cada dia que passa parece impossível aumentar ainda mais a qualidade das imagens em TVs de alta performance. Mas a indústria não pára e a próxima novidade deve ser o Micro LED, tecnologia que vai ampliar ainda mais a nossa imersão visual.


Leia também: LG apresenta nova Smart TV OLED enrolável na CES 2019

Mas o que é Micro LED?

Bom, como o próprio nome entrega, Micro Led são milhões de conjuntos de LED reunidos. Com o aumento do número desses conjuntos, os painéis não precisam inserir mais camadas de cristais líquidos ou polarizadores, deixando a imagem o mais "pura" possível.

Como funciona o Micro LED?

Essa parte parece um pouco mais complexa, mas a gente simplifica. Lembra que os painéis de LED possuem aquelas 3 cores, o famoso RGB (vermelho, verde e azul)? Pois bem, esses conjuntos multiplicados milhões de vezes formam imagens incrivelmente nítidas em cores e contrastes. Um exemplo dessa tecnologia são os telões de jogos de futebol ou festivais.

Mas então qual a grande diferença do Micro LED? Ah, aqui chegamos no ponto principal. O nome “micro” não é à toa, ou seja, estamos falando que cada Micro LED tem 100 micrômetros ou a espessura de um fio de cabelo.

Se compararmos ao LED tradicional, o Micro Led tem apenas 1% do tamanho de seu antecessor. A redução de tamanho, aliada ao aumento na quantidade de conjuntos, permite uma imagem muito mais viva para o telespectador.

Já existem TVs Micro LED?

Sim, existem, mas as marcas ainda não fizeram grandes lançamentos comerciais em escala global desses produtos. Essa tecnologia toda, é claro, vai ter um custo mais alto de investimento quando chegar no consumidor final, então é bom preparar o bolso.

Durante a última edição da CES, a Samsung apresentou um modelo mLED de 75 polegadas, mas que só deve chegar de fato às prateleiras nos próximos meses.

As TVs OLED, já disponíveis no mercado, cumprem hoje o papel de rainhas da resolução de imagem. Os modelos tem uma engenharia até semelhante ao Micro LED, oferecendo taxas de contraste infinitas e o "preto puro" na sua escala de cores.

Contudo, o mLED deve abrir novas possibilidades de tamanhos e formatos de tela (curva, por exemplo), já que a medida em micrômetros deixa os conjuntos de LED ainda mais maleáveis.

Bom, agora é aguardar e esperar por imagens cada vez mais espetaculares nas TVs domésticas. Enquanto isso, você pode conferir a lista das melhores Smart TVs em 2019 aqui no Zoom.


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv