NanoCell: o que é? Conheça a tecnologia de TVs criada pela LG

Entenda como funciona a tecnologia presente nas TVs LG

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você é ligado nos lançamentos de smart TVs, já deve ter se deparado com alguns modelos da LG com tecnologia NanoCell. As telas de TV com essa tecnologia têm alta qualidade de imagem e tons escuros mais reais, mas você sabe qual é a diferença entre ela e outras tecnologias de ponta, como OLED e QLED?

As TVs com telas com nanocristais têm se popularizado muito entre os consumidores que buscam aparelhos com a melhor qualidade disponível no mercado. Para entender um pouco mais o que é e como funciona a tecnologia NanoCell, confira o artigo a seguir.

Quer entender melhor as diferenças entre o NanoCell e o QLED? A gente conta mais sobre as duas tecnologias nesse artigo.

Como surgiram as telas NanoCell?

As TVs NanoCell têm nanocristais que se iluminam individualmente. (Imagem:Reprodução/Shutterstock)
As TVs NanoCell têm nanocristais que se iluminam individualmente. (Imagem:Reprodução/Shutterstock)

Já faz alguns anos que as telas QLED e OLED - uma versão mais acessível - têm se popularizado no mercado de TVs. Elas garantem excelente qualidade de imagem, mais contraste e cores mais reais, o que agrada muito aos consumidores mais exigentes. A tecnologia NanoCell começou a aparecer nos lançamentos de 2020 da LG, para fazer frentes às Smart TVs da Samsung e outras marcas, que já usavam telas OLED e QLED.

Confira mais sobre as TVs NanoCell da LG aqui nessa matéria.

Afinal, o que é NanoCell?

Assim como as telas QLED, o NanoCell é um tipo de tela que traz uma camada de nanocristais que são iluminados individualmente por um painel luminoso. A diferença entre elas é que, enquanto as TVs de QLED têm um painel de LED, no caso do NanoCell, o painel é de LCD IPS. Outra diferença é que os nanocristais são ainda menores que os pontos quânticos do QLED.

Essa tecnologia melhora a qualidade das imagens transmitidas, removendo opacidades e deixando as cores mais vivas e puras. Assim, é possível se aproximar muito mais das cores reais. Além disso, com a possibilidade de acender ou apagar cada pixel individualmente, o NanoCell garante um maior contraste de imagens e tons escuros mais intensos.

Se quiser entender mais sobre alguns tipos de tela de TV, a gente fala mais sobre isso nesse artigo.

Como o NanoCell influencia na qualidade de imagens?

Um exemplo dado pela LG ao aplicar a tecnologia de tela em um dos modelos. (Imagem:Divulgação/LG)
Um exemplo dado pela LG ao aplicar a tecnologia de tela em um dos modelos. (Imagem:Divulgação/LG)

Como as cores são mostradas de forma mais real e mais rica nas telas NanoCell, é possível ver uma maior variedade de cores na sua TV. Outra grande vantagem dessa tecnologia é que, graças ao contraste, não importa onde você esteja sentado em relação à tela, você vai ver as imagens exatamente da mesma forma.

Por ter tons pretos mais puros, as experiências noturnas - seja assistindo a um filme ou um jogo do seu time - têm muito mais qualidade de imagem. Além disso, todas as TVs NanoCell têm resolução 4K e HDR, ou seja, são telas de altíssima qualidade, que garantem uma experiência muito mais próxima à realidade.

Para entender melhor o que é HDR, confira esse artigo.

Leia também: