Entenda antes de comprar em TV

TV com Tizen: como funciona o sistema operacional da Samsung?

Descubra as funcionalidades e aplicativos das Smart TVs com Tizen.

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

TVS COM TIZEN EM OFERTA:

Produzidas pela Samsung, as Smart TVs com Tizen vêm de fábrica com um sistema operacional avançado, que as transforma em um sistema de mídia completo.

Games, conectividade com WiFi, Bluetooth e uma loja de aplicativos extensa são alguns dos principais destaques dos aparelhos que contam com esse sistema operacional.

O que é o Tizen?

Tizen é um sistema operacional exclusivo da Samsung, que funciona em celulares, tablets e nas Smart TVs. Elas são o carro-chefe da implementação desse software que têm uma interface parecida com a dos sistemas Android.

A ideia por trás da criação dele é simples e parte do princípio de que vivemos conectados à múltiplas telas. A empresa sul-coreana, se baseando nisso, trabalhou intensamente para criar uma interface que possa ser utilizada por vários dispositivos em nossa rotina e ofereça uma experiência unificada.

Isso quer dizer que celular, notebook e tablet conversarão eficientemente com a TV, compartilhando informações para que você não tenha nenhuma dificuldade na hora de consumir os seus conteúdos favoritos.

Que funções há nas Smart TVs com Tizen?

Dentre as principais funções que diferenciam o Tizen temos o Controle Remoto Único, que como o nome já sugere, é capaz de comandar todos os dispositivos integrados ao aparelho.

Ou seja, seu Home Theater, leitor de Blu-Ray e até o codificador da TV por assinatura podem todos serem utilizados com apenas esse controle e muita praticidade.

Integrações com voz é outro diferencial. Ao procurar por um aplicativo ele vem muito a calhar, já que o usuário pode simplesmente falar o nome dele ou de uma categoria e navegar pelos menus com as próprias mãos.

Nos modelos mais avançados também é possível gravar programas de TV na memória do aparelho e assisti-los depois.

A memória integrada da TV serve também para lembrar exatamente onde você parou, mesmo que esteja assistindo um conteúdo dentro de um app. Se estiver vendo um vídeo no YouTube e precisar desligá-la por algum motivo, ao retornar ele estará no mesmo ponto.

O recurso de Espelhamento de Tela é outro avanço do sistema operacional Tizen que permite, por exemplo, jogar e assistir um vídeo simultaneamente.

O Samsung Smart View é o hub para se conectar com outros eletrônicos. Ele integra o aparelho de TV a dispositivos como smartphones e tablets, mesmo que eles sejam feitos por outras marcas.

O Smart View reconhece aparelhos da Apple e os que operam sobre sistemas da Microsoft, o que faz com que utilizar conteúdo não localizado na Smart TV seja menos complicado. Basta instalar o aplicativo no equipamento do qual deseja importar conteúdo para ver fotos, vídeos e ouvir música.

Que aplicativos o Tizen disponibiliza?

A loja de aplicativos Tizen Store conta com inúmeros aplicativos voltados para diversos temas como entretenimento, informação, música e clima, por exemplo.

Ah, é claro que aplicativos como o da Netflix, o Amazon Prime e o Globo Play estão entre os pré-instalados.

Na Tizen Store o usuário também encontra aplicativos como Facebook, Instagram, Whatsapp e os jogos Little Panda Run, Zombie Sniper e Fight Club Revolution.

Ficou interessado nas Smart TVs com Tizen e está ansioso para comprar uma? Não deixe de conferir a nossa seleção com as melhores Smart TVs da Samsung!

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv