Entenda antes de comprar em TV

O que é TV digital?

TV em alta definição e gratuita.

tv digital
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A TV digital é a evolução do padrão de televisão aberta atual. Isso quer dizer que nos próximos anos, todo o território nacional terá recepção de televisão em alta definição de forma gratuita. Com este modo de recepção, o sinal recebido é digital, sendo assim não há chuviscos ou mesmo interferências.

Com a TV digital, uma televisão terá qualidade tanto de imagem quanto de som, e vai possibilitar a recepção móvel, ou seja, você vai poder assistir aos seus programas favoritos viajando, dentro do ônibus, fora de casa, com alta qualidade por meio de celulares ou tablets que tenham recepção de TV Digital.

Já a interatividade é a grande novidade. Com esta opção você não será apenas um mero telespectador, mas poderá interagir com a emissora. Por meio de aplicativos disponibilizados para a TV digital, você poderá acessar informações sobre o programa atual, tabelas de campeonatos esportivos, responder a enquetes, dentre outras opções disponibilizadas pelas emissoras de TV.

Para ter acesso a tudo isso, você precisa de um conversor digital, chamado de set-top-box. Ele recebe o sinal atavés da antena UHF e converte em digital para sua TV.

O conversor pode ser externo, comprado separadamente, ou pode já vir acoplado ao televisor. Hoje, praticamente todas as TVs de tela fina, seja as TVs de LED ou as TVs de LCD, já possuem conversor digital integrado. Daí, basta conectar uma boa antena UHF e receber o sinal em alta definição.

Se você quer ter acesso à interatividade, o seu conversor deve suportar a interatividade ou a sua televisão com conversor digital deve ter o programa Ginga instalado.

O Ginga é um software presente nos conversores digitais para que você possa interagir com a emissora em conteúdos diferenciados, como escalações em um jogo de futebol ou o resumo da novela.

 

Na sua próxima compra, confira se o seu aparelho é uma TV com conversor digital integrado. Vale lembrar que a recepção de TV digital dos canais abertos é gratuita. Basta conferir a disponibilidade de recepção da sua região.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv