Zoom indica em TV

O que preciso para ver TV Full HD?

Não adianta apenas comprar uma TV compatível para ter as melhores imagens.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quem está escolhendo uma nova TV pode ficar, por vezes, confuso com tanta nomenclatura. É HDMI, USB, Conversor Digital e, claro, a famosa TV Full HD. Vamos entender o que esta sigla significa e se você está pronto para curtir a melhor imagem em sua sala ou quarto?

Os formatos de alta definição para TVs são dois na verdade: a HDTV e a Full HD. A primeira tem imagens melhores do que as TVs mais antigas, tendo resolução de 1280 x 720, é a tradicional alta definição que você ouve muito falar por aí. Já o Full HD, é uma evolução do HDTV, atingindo mais pontos: 1920 x 1080. Sendo assim, equipamentos com esta qualidade atingem a resolução máxima atual, e são indicados para o uso em aparelhos de Blu-Ray e canais de TV digital. É chamada também de altíssima resolução.

Porém, não é apenas tendo um aparelho de televisão Full HD que você terá uma tela de cinema na sua sala de estar. Existem outros fatores que determinam a qualidade das imagens exibidas no aparelho. Portanto, fique atento a alguns pontos.

O dispositivo

De nada adianta você possuir uma TV Full HD se as imagens enviadas para ela são de baixa resolução. Por exemplo, os vídeos exibidos por meio de um DVD, baixados da internet, editados ou comprimidos perdem muita qualidade, e mesmo que sejam originais, prensados em uma fábrica, a resolução de vídeo enviada pelo aparelho de DVD à televisão é muito inferior comparada com a capacidade total de um aparelho Full HD.

Para obter a qualidade total fornecida pelo Full HD é necessário que o vídeo seja exibido por meio de um aparelho de Blu-Ray, um console de última geração como o PlayStation 3 (que também lê mídias Blu-Ray), ou planos de TV por assinatura que transmitam conteúdo em resolução máxima.

Os tipos de cabos

Por mais que o seu receptor externo seja digital, ou que o filme seja exibido em Blu-Ray, se os cabos utilizados para serem conectados à TV Full HD não forem os ideais, você não terá a qualidade desejada.

Os aparelhos possuem vários tipos de conexões, como os de áudio e vídeo (RCA), e os de vídeo componente, porém apenas em uma TV HDMI, com o cabo HDMI (High Definition Multimedia Interface), será possível enviar para o aparelho a resolução máxima necessária para um televisor Full HD.

Na hora de escolher uma TV Full HD, portanto:

- Avalie se seu plano de TV por assinatura comporta sinal Full HD

- Caso você curta cinema, vale a pena investir em um player Blu-Ray para assistir a seus filmes preferidos em resolução máxima.

- Se o seu videogame for compatível com Full HD (PS3 e Xbox 360, são) compre cabos HDMI para poder conectá-los à televisão Full HD.

- Quanto mais aparelhos com conexão HDMI você tiver, mas saídas HDMI você precisa ter em seu novo modelo de TV. Não se esqueça de verificar se existem saídas suficientes nas especificações técnicas.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv