Painel para TV: como escolher o melhor para a sua sala?

Entre diferentes materiais e tamanhos, veja como escolher o painel ideal para sua sala

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Um painel para TV na sua sala serve principalmente para oferecer suporte para aquelas televisões de tela plana, mas ele também funciona bem para quem busca praticidade e organização, e ainda deseja tornar o ambiente mais moderno, bonito e elegante. Existem diversos modelos, estilos, cores, tamanhos e funcionalidades nesses painéis para TV.

Para te ajudar, nós separamos os principais pontos que você deve avaliar antes de escolher o seu painel para TV. Entre os diversos aspectos, há muito o que se pensar e avaliar, então, dê um Zoom e confira abaixo como escolher o painel para TV ideal para a sua sala!

Confira aqui a nossa lista das melhores TVs de 2021 e aqui as mais vendidas no último mês!

1. Tipo de material ideal para o seu painel para TV

O tipo de material do seu painel de TV reflete na durabilidade e estética! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O tipo de material do seu painel de TV reflete na durabilidade e estética! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

O tipo de material é um ponto muito importante na escolha do seu painel para TV, já que ele influencia tanto na estética, quanto na durabilidade e resistência. Além disso, ao escolher o material você deve levar em conta o peso e tamanho da sua televisão, para escolher o material mais resistente para aquelas dimensões. Confira abaixo os tipos de materiais mais comuns:

  • MDF ou MDP: Esses são os materiais mais comuns de encontrar em paineis de TV. Eles são basicamente placas de madeira reconstituída e os painéis são revestidos por uma capa de madeira. A diferença entre eles é que o MDF possui uma superfície lisa com melhor acabamento, e o MDP garante maior resistência na montagem e desmontagem.
  • Madeira: Os painéis de madeira são bem resistentes e com os cuidados corretos podem durar muitos anos. Nessa opção as mais indicadas são as madeiras de carvalho, cedro, pinho, nogueira e mogno, e é sempre importante exigir madeira certificada para maior durabilidade do produto.
  • Revestimentos: Na opção de revestimento, existem algumas opções como cerâmicas, porcelanatos, azulejos, entre outros diversos. Uma vantagem desse tipo de material é que você tem um catálogo grande de opções para combinar com a decoração da sua sala com mais facilidade.

2. Modelos de painel para TV

Confira os diferentes modelos e escolha o seu painel de TV! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira os diferentes modelos e escolha o seu painel de TV! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para escolher o modelo de painel para TV que você deseja é importante levar em conta a organização do seu ambiente e as suas necessidades com aquele produto. Muitas vezes o painel não serve apenas para posicionar a televisão, mas sim para organizar os itens da sala como um todo. Confira algumas opções abaixo:

  • Com prateleiras, gavetas ou nichos: Essa opção é para aquelas pessoas que contam com outros itens além da TV, como um DVD, home theater, ou até mesmo itens decorativos. Esse modelo de painel te ajuda a manter a sala organizada e cada produto em seu devido lugar.
  • Com rack acoplado: Os modelos de painéis para TV com Rack acoplado te ajudam a tornar o ambiente mais moderno e estiloso. Os racks geralmente contam com gavetas, nichos e prateleiras, tudo em um mesmo produto, tornando a organização mais prática.
  • Com luminárias: Alguns modelos de painel para TV trazem luminárias na parte superior, que ajudam a tornar o ambiente mais bonito e também ajudam a direcionar a iluminação para apenas aquele ambiente, se for necessário.

Já pensou em ter um cinema em casa? Saiba como uma imagem e som potente fazem diferença

3. Estilo da Sala

Para escolher um painel de TV é importante respeitar o estilo da sua sala! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Para escolher um painel de TV é importante respeitar o estilo da sua sala! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quando você coloca um painel para TV na sua sala, é importante estar preocupado com o quanto o conjunto vai estar em harmonia, ou seja, é preciso ter cuidado ao combinar acabamentos, texturas e cores. Confira abaixo alguns estilos que você pode optar:

  • Rústico: Um estilo rústico não pede acabamentos perfeitos ou simétricos, prezando mais pelo conforto do que pela perfeição. Nesse estilo você pode encontrar painéis com pedras ou madeira de demolição, por exemplo.
  • Industrial: O estilo industrial conta com elementos com detalhes estruturais, realmente remetendo a um espaço de indústria. Nesse caso você deve encontrar um painel de tijolos ou MDF, na grande maioria nas cores cinza ou metalizados.
  • Minimalista: Um ambiente minimalista é aquele que conta com o mínimo possível, ou seja, poucos elementos e poucas variações de cores. Geralmente esses modelos trazem madeiras em tons mais claros e discretos.

4. Tamanho do Painel para TV

O tamanho do painel para TV deve ser escolhido de acordo com o tamanho da televisão! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
O tamanho do painel para TV deve ser escolhido de acordo com o tamanho da televisão! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para escolher o tamanho do painel para TV adequado para a sua casa, é importante primeiro avaliar o tamanho da sua televisão. O correto é que haja pelo menos 15cm de sobra ao redor da tela e em relação a altura, seu painel deve estar a no mínimo 85cm acima do piso, e sua TV a pelo menos 1m do chão.

Vale lembrar que televisores grandes não devem ser mantidos muito próximos ao sofá, pois cansa e força a vista dos telespectadores, portanto a parede mais distante do sofá é a indicada para posicionar o painel para TV. Para entender melhor sobre qual tamanho da TV é ideal para a sua sala, para assim saber o tamanho correto do painel, confira abaixo:

  • Se a distância entre o sofá e sua TV for de até 1,8m - tela de no máximo 32"
  • Se a distância entre o sofá e sua TV for de até 2,4m - tela de no máximo 42"
  • Se a distância entre o sofá e sua TV for de até 2,8m - tela de no máximo 50"
  • Se a distância entre o sofá e sua TV for de até 3,4m - tela de 60" ou mais

Para entender mais sobre as TVs, saiba como medir as polegadas da sua TV e aqui saiba mais sobre as diferentes telas e resoluções