Zoom indica em TV

Plasma, LCD ou LED: a disputa entre as tecnologias

Comparamos os três tipos de tela mais presentes nas TVs.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Todas prometem entretenimento de alto nível, com definição de imagem, som e funcionalidades completas. Mas, uma questão fica na cabeça de todos, quando o assunto é escolher a próxima TV: qual tipo de tela é mais indicado para a minha necessidade?

Se a TV LED capricha na definição, durabilidade e nitidez das cores, a TV de Plasma se sustenta como a de melhor qualidade de imagem em ambiente de luz controlada. Na dúvida, comparamos os itens que fazem diferença em seu dia a dia para ajudar em seu veredito. Vamos lá?

 

  TV Plasma TV LCD TV LED
Economia de energia
Brilho
Contraste
Adaptação ao ambiente
Durabilidade
Funcionalidades

 

Economia de energia

A relação entre tamanho de tela e consumo de energia é mais presente na TV Plasma. Esses modelos até têm maior qualidade em ambientes com luz controladas, mas são os mais "gulosos" em termos energéticos. As TVs de LCD são mais econômicas do que as de Plasma em formatos maiores.

E, sim, é verdade o que a mídia diz: as TVs de LED são as mais econômicas. Alguns modelos conseguem economizar até 30% na conta no final do mês.

Brilho

As TVS de LCD têm como característica mais marcante o brilho, servindo então para ambientes claros, que recebem reflexos de luz sobre a tela da televisão, porém o ângulo de visão da tela não é muito abrangente.

TVs de Plasma, possuem menos brilho do que os aparelhos de LCD, mas o contraste das imagens acaba sendo maior do que o do LCD, bem como o ângulo de visão, que também é melhor.

televisores LED, por reunirem as principais funcionalidades dos equipamentos de LCD ou Plasma, possuem mais qualidade de brilho do que os outros aparelhos. É a tecnologia que oferece o maior brilho de imagens hoje no mercado.

Contraste

O contraste em um aparelho televisor é a diferença entre as cores claras e escuras, ou seja, é a distância entre o branco e o preto. Quanto maior o contraste, mais níveis graduais de diferença há entre as cores, possibilitando assim maior qualidade, e uma imagem mais fiel ao original, sendo mais indicado para ambientes escuros.

Contraste não é o ponto forte da TV LCD, e hoje alguns modelos perdem em profundidade nas cores preta e cinza para modelos com outras tecnologias. As TVs de Plasma têm bom contraste, contudo, este vai perdendo a força a partir de poucos anos de uso, devido ao consumo do gás no interior da tela. Já as TVs de LED têm a melhor relação entre tempo de vida útil e taxa de contraste. Ao contrário do LCD, elas apresentam excelentes níveis de diferença entre as cores, possibilitando mais realismo nas imagens.

Adaptação ao ambiente

Um dos principais fatores no momento da escolha é o ambiente no qual a TV será instalada. As TVs de Plasma são mais indicadas para quem possui uma sala de tv, com menos luminosidade. As LCD e LED são mais adaptáveis a ambientes comuns como salas multiuso (que servem para estar e jantar) e quartos. Este último modelo tem a vantagem de ser tremendamente mais fino e, portanto, adaptável a variados tipos de acomodação.

Outro ponto importante é o ângulo de visão, ou seja, em quais posições o espectador precisa ficar para ter a melhor visão.

Em aparelhos de LCD, para que a imagem seja visualizada com fidelidade, você deverá estar o máximo em frente à tela possível, e quanto maior a distância da tela para um lado ou outro, mais a definição vai diminuindo.

Em aparelhos de Plasma, o ângulo de visão é mais abrangente, possibilitando que você e sua família estejam dispostos na frente da televisão de forma mais fiel, onde os que estão nas pontas, ou nos cantos do sofá, também visualizam com fidelidade o conteúdo exibido.

Enquanto isso, os televisores de LED, por possuírem lâmpadas independentes, são mais versáteis, mantendo contraste e brilho em ângulos de visão de até 90º.

Durabilidade

Até por estarem mais tempo no mercado, as TVs de LCD mostraram-se as mais duráveis. As de LED aguardam o julgamento do tempo, mantendo-se, contudo, com a mesma expectativa das de LCD, algo em torno de 10 anos.

As TVs de Plasma perdem neste quesito. A partir do quinto ano de utilização contínua, seu brilho enfraquece e a qualidade das cores diminui drasticamente.

Funcionalidades

Podemos dizer que as três tecnologias apresentam, nos modelos avançados, funcionalidades compatíveis. Ou seja, entre os televisores de Plasma, as TVs LCD e as televisões LED você pode encontrar TVs Full HD, TVs 3D e TVs com internet, só para citar o "combo" mais atual. Portanto, o que se deve avaliar é como estas funcionalidades se relacionam com as características apresentadas até aqui e, claro, com a sua necessidade e orçamento.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv