Entenda antes de comprar em TV

Plasma ou LCD: qual a melhor tecnologia?

Saiba quais são as diferenças mais evidentes entre TVs de plasma e LCD.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

TV Plasma tem seu mérito por abrir o mercado para o conceito de televisores mais modernos, com tela plana e sem tubo. Porém, logo vieram as novas tecnologias e confundiram o consumidor com tantas siglas e características semelhantes. Agora que você procura uma TV nova para a sala, confira qual é melhor para você: Plasma ou LCD?

Com tecnologias bem distintas uma da outra, a TV de Plasma usa elétrons que liberam energia luminosa dentro da tela e cada ponto da imagem é capaz de gerar três cores, entre vermelho, azul e verde. É a combinação delas que resulta na imagem transmitida.

Vantagens e desvantagens de uma TV de Plasma

  • Brilho da imagem intenso, capaz de continuar nítido mesmo em ambientes mais claros;
  • Bom ângulo de visão que permite que os telespectadores assistam TV de qualquer ponto da sala;
  • Não tem nitidez nas imagens escuras e ícones pequenos demais, como o logotipo da emissora, por exemplo.

 

Por outro lado, a TV LCD, ou de cristal líquido, usa uma espécie de filtro, que permite a passagem da luz ou não. Cada ponto da imagem é formado pelas cores verde, vermelho e azul. Se todas forem exibidas ao mesmo tempo, resultará em branco e o contrário imprime o preto. Em termos de imagem, isso tudo revela um cinza escuro, ao invés do preto predominante das TVs de Plasma

Vantagens e desvantagens de uma TV de LCD

  • Tela super fina, ideal para qualquer espaço;
  • Imagens extremamente nítidas e sem reflexos;
  • Consumo reduzido de energia em relação à TV de Plasma;

 

Hoje, pela variedade de modelos e tamanhos, é possível encontrar modelos de TVs LCD com melhor custo-benefício que as TVs Plasma. Contudo, para modelos a partir de 42 polegadas, pode ser que você encontre preços um pouquinho menores nos modelos de Plasma.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv