Zoom indica em TV

Por que a TV LED consome menos energia?

Economia na sua conta com a tecnologia LED.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Uma TV LED é um tipo de TV de LCD com uma iluminação diferente. Enquanto a LCD convencional é uma tela de gel iluminada com lâmpadas CCFL; as LED são iluminadas por lâmpadas individuais do tipo LED.

Uma TV LCD é formada por três camadas, a primeira, que é o LCD propriamente dito, é uma camada de gel colorido que transmite as cores, por trás há uma camada de produção de imagens de fundo em preto e branco, que dá base às imagens coloridas, e por trás de ambas está a camada formada por lâmpadas CCFL dispostas na horizontal.

O problema com as lâmpadas CCFL usadas na LCD é que elas são acesas todas de uma vez, não só consumindo mais energia como tornando o contraste mal definido em certos momentos, e os pontos escuros da imagem, não tão escuros.

As televisões LED têm a mesma quantidade de camadas, mas as lâmpadas CCFL são substituídas por conjuntos de LED. A grande vantagem está no fato de serem acesas em conjunto, e não todas de uma vez, o que além de possibilitar o brilho e contraste corretos, reduz o consumo de energia.

Além da economia, que chega a 40%, as TVs de LED têm imagens mais definidas e brilhantes, cores mais vivas e tem menor espessura, o que economiza também espaço. Por exemplo, uma TV LCD convencional de 40 polegadas gasta 130 watts por hora de uso, contra 110 watts de uma TV LED. Por não usarem mercúrio em sua composição, as lâmpadas LED também são consideradas eco-friendly, ou ecologicamente corretas.

Vale lembrar que o consumo de energia varia, consequentemente, com o tamanho das TVs, ou seja, as televisões maiores consomem um pouco mais de energia que as menores.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv