Zoom indica em TV

Qual a TV ideal para montar um cinema em casa?

Veja as funcionalidades que não podem faltar na sua TV.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Hoje, você não precisa mais sair de casa para ter som e imagem de cinema: com a TV ideal, você assiste a seus conteúdos preferidos com qualidade hollywoodiana. Em primeiro lugar, cinema só é cinema se tiver um telão. Se você quer uma verdadeira experiência de imersão, aposte em telas maiores, como em TVs de 50 ou TVs de 60 polegadas. Assim, você tem espaço para enxergar todos os detalhes que a tecnologia de alta definição tem a mostrar.

Na hora de definir exatamente o tamanho do seu televisor, sempre leve em consideração a profundidade do cômodo onde sua tela vai ficar. A distância entre o sofá e a TV deve ser sempre por volta de três vezes o tamanho da diagonal da tela para a visualização da imagem ser perfeita. Confira nossa tabela e veja qual o tamanho ideal para sua TV.

A primeira grande dúvida na hora de comprar uma TV diz respeito ao tipo de tela: LCD, plasma ou LED? Com a tecnologia avançando tão rápido, fica difícil saber o que é melhor. Sem dúvida, as TVs de LED são as melhores disponíveis no mercado – e as mais caras também. Embora custem mais, são mais econômicas, leves e com mais qualidade de imagem, principalmente em brilho e contraste. Porém, se a sua verba não é tão grande para esse tipo de investimento, as LCD e Plasma continuam sendo boas opções. As TVs de LCD se aproximam da tecnologia LED, com menos brilho. Já as TVs de Plasma são boas para ambientes com pouca claridade.

Importante também é prestar atenção nas especificações que a TV possui, independente da tela: a resolução deve ser HD ou, o ideal, Full HD, que é a maior disponível. Opte por aparelhos com altas velocidades (240 MHz é ideal), que resultam em maior nitidez nas imagens rápidas – o que é essencial se você é fã de filmes de ação ou esportes, por exemplo. Outro ponto bastante importante são as conexões disponíveis: pelo menos duas entradas HDMI são essenciais para conseguir conectar Blu-Ray e sua TV a cabo.

Por mais complicado que possam parecer, essas funções são só o mínimo que a sua TV de cinema deve oferecer. Atualmente, os modelos são bastante completos, com funcionalidades que vão do 3D à conexão à internet.

Um dos exemplos mais incríveis é a TV Sony 55EX725, que além do Full HD, da tela LED e do 3D, ainda é super conectada. Essa Bravia acessa a internet via Wi-Fi e atualiza em tempo real informações sobre o filme que você está assistindo. Esqueceu o nome daquele cantor da música que você tanto gosta de ouvir? A Sony Bravia 55EX725 responde. Isso sem falar que você pode sincronizar a sua TV com caixas de som, home theater, computador, câmera digital e até MP3 Player sem fio algum. É ou não é demais?

A TV Samsung Plasma D8000, por sua vez, justifica o lugar ao sol das TVs de plasma. Ela tem ferramentas que reduzem o ruído da imagem e aumentam a nitidez para cores mais vivas, que saltam da tela. Além disso, ela tem entrada USB para conectar direto na TV seus conteúdos preferidos. Internet, 3D e resolução Full HD também estão presentes neste modelo da Samsung.

Outra boa pedida são os modelos da linha LG Cinema 3D. Eles já vem com 4 óculos 3D inclusos, possuem acesso à internet e resolução Full HD. A grande sacada é que os óculos não precisam de bateria, ou seja, são bem mais leves e confortáveis.

Por fim, é sempre bom lembrar que uma imagem perfeita fica melhor ainda com o som perfeito. Se você está convencido a investir numa super TV para a sua sala de cinema privativa, vale a pena pesquisar sobre home theaters que vão dar o toque final à sua experiência. Dito isso, é só escolher seu modelo preferido e partir para luz, câmera e muita ação!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv