TV presa à parede cinza acima de um rack bege. De um lado, há uma mesa de cabeceira com flores e, do outro lado, uma planta

Rack para TV: como escolher o móvel certo?

Veja nossas dicas para escolher o rack para TV ideal para a sua casa

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O rack para TV é uma peça indispensável em qualquer sala ou quarto de TV - mesmo que você opte por pendurar a televisão na parede. Isso porque, além de poder ser usado para apoiar o aparelho, o rack também ajuda a compor a decoração do ambiente e você pode colocar enfeites, livros e porta-retratos sobre ele. Além disso, também é no rack para TV que ficam outros dispositivos, como videogames, TV boxes e aparelhos de TV a cabo.

Por ser um móvel tão importante, pode ser difícil encontrar o rack perfeito para você. Se você está em dúvida de qual é o modelo ideal, não se preocupe: separamos algumas dicas para te ajudar na decisão. Confira cinco fatores que devem ser levados em consideração na hora de comprar um rack para TV.

Quer ver algumas opções de modelo variados? Confira nossa seleção de racks para televisão.

1. Considere o tamanho da TV e da sala

TV desligada sobre rack branco com detalhes em madeira. A parede atrás do rack é rosa e, do lado, há uma mesinha com plantas
O tamanho do rack depende do tamanho da TV e do ambiente onde ele será usado (Foto: Shutterstock)

O primeiro e principal passo para encontrar o rack perfeito é saber o tamanho da TV que você vai colocar sobre ele. O ideal é que o rack seja no mínimo 30 centímetros maior que a largura da televisão, sobrando um espaço de cada lado do aparelho. Mas você pode optar por um móvel maior se quiser ter espaço para posicionar objetos de decoração sobre ele.

Da mesma forma, não é indicado que o rack seja grande demais em relação a TV. O ideal é que ele tenha, no máximo, o dobro do tamanho do aparelho. Caso contrário, a televisão pode parecer pequena demais para o ambiente. Ou seja, se a sua TV tem 1 metro de largura, o ideal é que o rack tenha pelo menos 1,30 metro de comprimento, mas não mais que 2 metros.

O tamanho é um dos principais fatores de decisão tanto na escolha do rack, quanto da TV. Isso porque, se não houver espaço para um rack muito grande na sua sala, o tamanho da televisão também ficará limitado. Lembrando que, na hora de decidir o tamanho do aparelho, é importante levar em conta, também, a distância do sofá para a tela.

Não sabe como escolher o tamanho de TV ideal? Confira a distância indicada entre o sofá e a televisão para cada tamanho de aparelho.

2. Material do rack

Rack de madeira com gavetas coloridas. Acima do rack, uma TV desligada. Quadros e plantas enfeitam o local
A escolha do material do rack para TV influencia no estilo do ambiente (Foto: Reprodução/Mobly)

O material é um fator determinante do estilo de qualquer móvel. Afinal, um rack de madeira cria um ambiente totalmente diferente de um rack de metal, por exemplo. Além de contribuir para o estilo da sua casa, o material do rack para TV pode influenciar na durabilidade do móvel. E, é claro, o material escolhido também tem grande influência no preço do rack. Conheça alguns dos materiais mais comuns:

Madeira

Considerado um material de alta qualidade, a madeira é uma ótima opção para o seu rack para TV. Porém, os móveis feitos de madeira costumam ter preço mais alto. Por isso, eles são mais indicados para quem pode investir mais em um móvel de alta durabilidade, daqueles que ficam na família por gerações. Apesar do preço alto, não dá para negar que os racks de madeira são super charmosos.

MDF/MDP

Materiais mais comuns entre os racks hoje em dia, o MDF e MDP têm ótimo custo-benefício. Eles têm boa durabilidade, são resistentes e podem ser encontrados em modelos em faixas de preço variadas, além de diferentes estilos. Embora existam opções mais caras que usem esses materiais, eles são ótimas escolhas para quem procura um rack para TV de boa qualidade, mas não quer gastar muito.

Metal

Embora seja menos comum, também existem racks para TV feitos em metal. Eles costumam ter estilo mais moderninho e podem ser uma ótima opção para salas com decoração industrial. O ferro e o aço são os metais mais encontrados em racks e podem aparecer apenas nos pés do móvel ou em toda a estrutura.

Quer criar um ambiente ideal para assistir seus filmes e séries? Veja como montar uma sala de TV na sua casa.

3. Modelo do rack para TV

Rack branco com tampo e pés de madeira. Tem livros nas prateleiras do rack e uma parede cinza atrás.
O estilo e funcionalidade são fatores fundamentais na escolha do rack para TV (Foto: Reprodução/Mobly)

Aqui, entram dois fatores: o estilo do rack e a sua funcionalidade.

Em primeiro lugar, é importante levar em conta o seu estilo e o tipo de decoração que você mais curte para escolher um rack que combine com esse visual. Por exemplo, os racks com pés palitos tem um ar retrô e podem deixar o ambiente mais charmoso. Já os modelos com portas e gavetas brilhantes ou em tons metálicos deixam a decoração mais moderna e podem ser usados em salas com estilo industrial.

Outros fatores também podem influenciar, como a cor do rack para TV. Enquanto os modelos brancos são super clean e minimalistas, os racks em tons de madeira ajudam a deixar sua casa mais aconchegante. Já os móveis coloridos podem ser usados como ponto de cor no ambiente ou mesmo compor uma decoração super colorida.

Além disso, a funcionalidade do rack também é muito importante. Se você é do tipo que usa videogame, aparelho de TV a cabo, home theater e outros dispositivos, é importante se certificar de que todos eles tenham espaço para serem alocados no móvel. Para isso, não se esqueça de medir o espaço de prateleiras e gavetas. Já quem precisa do rack como um espaço extra de armazenamento, as portas e gavetas são uma boa escolha para guardar taças, bebidas e mesmo objetos pessoais.

O que importa é pensar bem no modelo antes da compra e escolher aquele que mais tenha a ver com você e com as suas necessidades.

4. Rack para TV com ou sem painel?

Rack de TV feito em madeira com TV presa ao painel branco. O rack tem nichos brancos com enfeites e um vaso de flores.
É importante saber se você procura um rack para TV com painel ou não (Foto: Shutterstock)

O último ponto importante a ser considerado na hora da escolha do seu rack para TV é se você procura um modelo com ou sem painel. Os painéis vêm sendo cada vez mais usados, já que ajudam a compor a decoração do ambiente e deixam o cômodo mais elegante do que quando a TV é presa diretamente à parede. Por isso, se você pretende fixar a TV à parede, usar um rack com painel pode ser uma ótima escolha.

Porém, se você é do tipo que prefere deixar a TV sobre o rack, o painel não é tão necessário. Nesse caso, você pode dispensar o acessório e procurar um móvel mais simples, de acordo com a sua preferência e seguindo as dicas anteriores.

Se quiser aprender a escolher modelo certo, confira nossas dicas de como escolher painel para TV.