Samsung Q60 vale a pena em 2021? Veja a análise da TV QLED de 2019 da Samsung

A Q60 traz tela QLED, resolução 4K e plataforma de inteligência artificial

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A smart TV Samsung Q60 foi um lançamento de 2019 da marca, com algumas tecnologias para tornar a sua experiência com mais qualidade e interatividade. Essa TV conta com quatro benefícios principais, incluindo 100% de volume da cor através dos pontos quânticos, HDR 500 que te mostra todos os detalhes da imagem, Burn-In que retira as manchas da tela e modo game, perfeito para aqueles que curtem os jogos de videogame e querem aproveitar a TV para isso também.

Depois desse modelo de 2019, a Samsung lançou a smart TV Samsung Q60T, o modelo mais atual da marca. A TV Q60 está presente nos tamanhos 49", 55", 65", 75" e 82" para que o usuário escolha a que melhor funciona para cada um. Todas as versões da Samsung Q60 contam com todos as tecnologias que o modelo traz, além de um modo ambiente para que a televisão componha o ambiente onde for colocada, como um quadro e ainda traz um visual livre de cabos para manter tudo mais organizado.

Se você está interessado em conhecer mais sobre a Samsung Q60, nós aqui do Zoom preparamos uma análise da ficha técnica do produto. Confira abaixo e saiba se esse é o modelo ideal para você!

Confira a análise da TV Samsung Q60 e saiba se vale a pena a compra! (Imagem: Divulgação/Samsung)
Confira a análise da TV Samsung Q60 e saiba se vale a pena a compra! (Imagem: Divulgação/Samsung)

Confira também a análise da Samsung Q60T, clicando aqui

Pontos positivos:

  • Tela QLED (pontos quânticos)
  • Resolução 4K
  • Sistema operacional Tizen
  • Suporte à assistentes inteligentes (Alexa e Bixby)
  • Comando de voz
  • Bluetooth

Pontos negativos:

  • Custo elevado

Ficha técnica da smart TV Samsung Q60:

  • Tamanhos: 49" | 55" | 65" | 75" | 82"
  • Tipo de tela: QLED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: Tizen
  • Frequência nativa: de 120 Hz
  • Conectividade: 4x HDMI | USB | 1x Ethernet (LAN)
  • Potência de áudio: 20W RMS
  • Inteligência artificial: Sim
  • Comando de voz: Sim
  • Extras: Wi-Fi | Conversor Digital Integrado | Bluetooth

Você sabe qual tamanho de tela escolher? Confira aqui qual é o melhor para você

Design

A Samsung Q60 tem design super fino pensando para compor qualquer ambiente

A Samsung Q60 traz um design livre de cabos (Imagem: Divulgação/Samsung)
A Samsung Q60 traz um design livre de cabos (Imagem: Divulgação/Samsung)

A smart TV Samsung Q60 foi projetada para ficar bem em qualquer ambiente, sua espessura ultrafina é livre de cabos e parafusos, se tornando perfeita para qualquer ângulo de vista. Os cabos podem ser escondidos dentro das canaletas ou atrás dos pés para manter um espaço mais organizado.

Além disso, essa TV Samsung QLED oferece ao usuário formas de compor o ambiente, como por exemplo o modo ambiente para quando a TV estiver desligada, não fique aquela tela preta e sim imagens, fotos, quadros, informações de clima e horário, ou que o você preferir para estar ali na tela desligada. Um diferencial desse modelo é que você ainda consegue criar sua própria imagem combinando com a parede atrás da TV, basta tirar uma foto da televisão na parede com o aplicativo SmartThings, que ela vai copiar a textura para a QLED.

Entenda a diferença entre os tipos de tela clicando aqui

Imagem

A Smart TV Q60 traz tela em QLED e resolução 4K

A resolução 4K da Samsung Q60 traz excelente qualidade de imagem (Imagem: Divulgação/Samsung)
A resolução 4K da Samsung Q60 traz excelente qualidade de imagem (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung Q60 oferece ao usuário uma ótima resolução, com qualidade 4K (3840 x 2160 pixels), quatro vezes superior a um modelo Full HD, por exemplo. Esse modelo traz alguns diferenciais como a tela QLED com a tecnologia de pontos quânticos para oferecer 100% da cor, mais brilhante e realista possível.

Ela também tira o efeito Burn-in, que acontece quando imagens estáticas são reproduzidas por muito tempo, e algumas TVs acabam absorvendo e manchando a tela para sempre, que garante uma imagem na TV sem manchas, tornando as imagens mais detalhadas. Vale lembrar que a Samsung oferece dez anos de garantia contra Burn-in.

Além disso, a Q60 utiliza recursos que ajudam a melhorar ainda mais a imagem e a experiência do usuário ao assistir a televisão. Entre eles está o HDR 500, que realça os detalhes e o contraste de qualquer imagem, para garantir mais nitidez.

Você sabe o que é HDR? Conheça aqui essa tecnologia e veja aqui a diferença entre as telas QLED e OLED

Desempenho e conectividade

A Samsung Q60 tem sistema operacional Tizen e comando por voz

A TV Samsung Q60 traz diversos aplicativos já instalados (Imagem: Divulgação/Samsung)
A TV Samsung Q60 traz diversos aplicativos já instalados (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Smart TV Samsung QLED traz o sistema operacional Tizen, onde o usuário consegue ter acesso a duas assistentes pessoais: uma é a Bixby, da própria marca, e outra é a Alexa, da Amazon. Ambas ajudam a comandar a TV por voz, permitindo que todos os dispositivos inteligentes da casa sejam conectados à TV e controlados também de forma prática.

Além disso, a Samsung Q60 traz o Controle Remoto Único, que se torna o centro de controle da casa inteligente, podendo controlar a TV e todos os dispositivos conectados à ela. Por fim, esse modelo traz quatro entradas HDMI, uma porta USB e uma entrada LAN para conectar a internet por cabo.

Áudio

A Samsung Q60 traz a tecnologia Dolby Digital Plus

Se você busca uma televisão com ótima qualidade sonora, a Samsung Q60 não vai te decepcionar. Ela conta com potência (RSM) de 20W e alto-falantes de 2 canais (um de áudio digital óptico e um de áudio e vídeo composto). Além disso, esse modelo traz a tecnologia da Dolby Digital Plus, que oferece um aperfeiçoamento da qualidade do áudio, com um som mais dinâmico e detalhado.

Mas se você é daqueles que busca uma experiência de cinema para assistir suas séries e filmes, você pode apostar em comprar soundbar ou home theater para maior potência do som. Saiba aqui como fazer um cinema em casa!

Está buscando uma TV para jogos? Confira aqui os melhores modelos de TV Gamer

Extras

Modo Game e espelhamento de tela trazem uma experiência ainda melhor

A Samsung Q60 traz algumas funções extras que tornam o seu uso ainda mais dinâmico e com mais qualidade. Uma dessas funções é o Modo Game, que é acionado automaticamente ao ligar o seu videogame, diminuindo o tempo de resposta para 6,8 ms, o que é uma ótima função para aqueles apaixonados por games.

Outro ponto sobre a TV Samsung QLED é o espelhamento de tela, que te permite jogar e assistir um vídeo simultaneamente, por exemplo. Além disso, esse modelo traz aplicativos já instalados como Youtube, Netflix, Amazon Prime e GloboPlay, além de ainda trazer o iTunes, para os usuários Apple conseguirem assistir os últimos lançamentos através do Apple AirPlay 2.

Está buscando um filme para assistir? Confira aqui os melhores filmes da Netflix e aqui os melhores filmes da Amazon Prime

Custo-benefício

Vale a pena comprar a TV Samsung Q60?

Com ótima qualidade de imagem proporcionada pelo display QLED de pontos quânticos e ótima qualidade de som com o Dolby Digital Plus, a TV Samsung Q60 entrega uma boa experiência ao usuário, principalmente aqueles que gostam de filmes e séries de ação e claro, aqueles que gostam de aproveitar a TV para os games.

Vale mencionar que essa televisão está disponível desde o tamanho de 49" até 82", então ela vai atrair desde quem não tem muito espaço disponível até aqueles que esperam uma tela grande na sua sala de casa. Além dos seus diferenciais, a Samsung traz produtos de excelente qualidade e que vão durar por muito tempo na sua casa, e com a Samsung Q60 não é diferente, então é um investimento que acaba valendo a pena.

É importante lembrar que esse é um modelo de 2019 então se você pode investir um pouco mais, existem modelos mais atualizados no mercado como a Samsung Q60T ou Samsung Q70, que podem ser mais interessantes.

Confira aqui a nossa lista com as melhores TVs 4K para comprar em 2021