Samsung Q80 vale a pena em 2020? Confira a análise da Smart TV QLED

Modelo mais avançado entre as QLEDs 4K entrega som e imagem de alto nível.

Samsung Q80 vale a pena em 2020? Confira a análise da Smart TV QLED
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Com o mercado de eletrônicos cada vez mais competitivo, constantemente, as grandes marcas têm investido em televisões equipadas com recursos avançados e inteligentes.

A série Q da Samsung, lançada no ano passado, é um grande exemplo dessa concorrência, o que é ótimo para o consumidor, que pode comprar um aparelho premium por um preço mais acessível.

As TVs QLED ainda estão em alta por oferecer o que há de mais moderno em termos tecnológicos. Dessa vez, vamos destacar as principais características da Q80, uma smart TV 4K com painel de pontos quânticos, disponível em três tamanhos de tela.

Leia também: OLED vs QLED: quem leva a melhor?

Ficha técnica da Samsung QLED Q80:

  • Ano de lançamento: 2019
  • Tamanhos: 55" | 65" | 75"
  • Tela: QLED com resolução 4K de 3840 x 2160 pixels
  • Frequência nativa: 120 Hz
  • Tecnologia: HDR 1500, HDR 10+, HLG
  • Modos: Modo Filme, Modo Natural, Modo Game, Modo Ambiente 2.0
  • Áudio: 40W RMS de 2.2 canais com Dolby Digital Plus
  • Conectividade: 4x HDMI | 3x USB | 1x Ethernet (LAN) | 1x RF para canal aberto | 1x RF para TV a cabo | 1x Áudio Digital (óptico) | 1x Áudio e Vídeo Composto | 1x Vídeo Componente
  • Recursos extras: Controle Remoto Único, Interação por Voz, SmartThings
  • Recursos integrados: Conversor Digital, Wi-Fi integrado e Bluetooth
  • Sistema operacional: Tizen
  • Dimensões (LxAxP) e peso: 1230.6x 792.1 x 237.5 mm | 20,5 kg (55")

QLED 180 vem com tecnologia de pontos quânticos com brilho de 1500 nits

Pertencente à família Q, a Samsung QLED 80, é a mais completa entre essas versões com resolução 4K de 3840 x 2160 pixels. A série também conta com a Q900, uma smart TV 8K top de linha. Sua tecnologia de imagem se baseia em pontos quânticos, que são pequenas partículas condutoras com menos de um nanômetro de diâmetro. Um dos pontos positivos dessa tecnologia é o gasto de energia, que é bem menor quando comparamos com televisores LED.

No quesito imagem, a Q80 oferece brilho de excelente qualidade e seu contraste, sem dúvida, é um dos melhores, graças ao Direct Full Array 8x, função que controla a iluminação por zonas. O resultado é uma exibição surpreendente, rica em detalhes, com tons reproduzidos em alta fidelidade.

Mas só vale ter um ponto de atenção aqui: a emissão de luz não é feita pelos próprios pontos quânticos da tela e, com isso, o brilho acaba não sendo tão intenso e o tempo de resposta é maior, comparado com as TVs OLED.

Suporta os formatos HDR 1500, HDR 10+ e HLG (Hybrid Log Gamma), além disso, sua tela de pontos quânticos entrega 100% do volume da cor, de acordo com a fabricante.

Como se não bastasse todos esses atributos, seu painel tem garantia de 10 anos contra o efeito Burn-in, aquelas manchas escuras que aparecem ao longo dos anos, por consequência das cenas permanecerem estáticas por muito tempo, o que é mais comum de acontecer em TVs OLED.

Entenda: QLED vs OLED: qual é a melhor tecnologia de tela atualmente?

Destaque para o contraste intenso com tom preto profundo (Divulgação: Samsung)
Destaque para o contraste intenso com tom preto profundo (Divulgação: Samsung)

Sua frequência nativa de 120 Hz simula até 240 Hz com efeito do Clear Motion Rate, o que favorece a cenas de ação, por exemplo, as de jogos e filmes, que tendem a ganhar maior fluidez a suavidade.

Ela também traz a função Ultra Black para absorver a luminosidade do ambiente e assim proporcionar uma exibição mais confortável, dessa forma, evita o cansaço nos olhos.

Q80 vem com a plataforma própria da marca, a Tizen, que é intuitiva e fácil de navegar

O sistema operacional Tizen, próprio da Samsung, é conhecido por ser rápido e intuitivo. Dispõe dos aplicativos mais famosos, como YouTube, Netflix, Spotify, Prime Video, Hulu, iTunes e muito mais!

Para facilitar ainda mais a navegação, você conversa com a Bixby, assistente pessoal da Samsung, que auxilia na busca de conteúdos e informações, como a previsão do tempo e a situação do trânsito, por exemplo. A interação pode ocorrer a uma distância de até 1,5 metro do controle remoto.

Ah! E com a Bixby você ainda é capaz de controlar outros aparelhos da sua casa que também tenha acesso à assistente pessoal, como a lavadora Samsung QDrive e o ar condicionado Samsung Wind Free.

Com conexão única, a QLED acaba com a bagunça de fios espalhados pela casa

O visual da Q80 é de chamar a atenção. Seu display tem espessura finíssima e bordas infinitas de todos os lados, o que favorece a imersão ao conteúdo. O design de 360º permite esconder cabos e parafusos a fim de deixar o ambiente mais clean.

Ela vem com One Connect, que é uma espécie de hub para você conectar o televisor na energia, com apenas um frio transparente, e outros aparelhos à TV. Além disso, ela ainda vem com o Controle Remoto Único, que é capaz de comandar todos os dispositivos plugados às suas entradas HDMI.

Outro recurso bem legal, que promete deixar o equipamento com ares mais modernos é o Modo Ambiente, que possibilita camuflar ou combinar a smart TV com a decoração da sala.

TV desaparece quando é desligada (Divulgação: Samsung)
TV desaparece quando é desligada (Divulgação: Samsung)

Q80 oferece melhor jogabilidade e inteligência artificial

O sistema sonoro dessa Smart TV Samsung é o Dolby Digital Plus de 2.2 canais e 40 Watts de potência. É um som nítido e limpo, sem distorções, que pode ser ampliado ao conectar caixas de som sem fio.

Com o Modo Game ativado, o tempo de resposta cai para 6,8 milissegundos, o que é ótimo para os fãs de games, que vão obter uma boa experiência ao jogar. E o mais legal é que esse modo é ativado automaticamente ao conectar/ligar o videogame.

Apresenta FreeSync para garantir maior aproveitamento de som e imagem, sem travamentos, interrupções e ou atrasos de entrada.

Outro recurso interessante é o aplicativo SmartThings, que possibilita gerenciar um centro de automação, seja de um smartphone Android ou iOS. Isso quer dizer que vai ser possível controlar outros aparelhos inteligentes ou até mesmo criar rotinas diárias. Mas vale observar que por aqui o comando de voz está configurado apenas em inglês.

E é possível ainda, espelhar seus dispositivos móveis diretamente na telona do seu televisor ou fazer o contrário. Bem bacana, né?

Programe uma rotina para seus aparelhos IoT via SmartThings (Divulgação: Samsung)
Programe uma rotina para seus aparelhos IoT via SmartThings (Divulgação: Samsung)

Afinal… a Samsung QLED Q80 vale a pena?

Como vimos no decorrer desse artigo, a QLED Q80 é a mais completa da linha Q da Samsung, entre as opções 4K. A grande diferença na configuração desses modelos é o nível de brilho.

As QLEDs são rivais diretas das TVs OLED e ambas as tecnologias são bastante parecidas. A Q80 é uma das melhores em seu segmento, não só pelo pacote de recursos, mas também pelo custo-benefício.

Nos últimos meses, esse televisor tem apresentado queda no valor, como mostra o histórico de preço do Zoom. Sem dúvida, vale a pena ficar alerta e comprar. É um bom investimento para quem procura por uma smart TV 4K moderna e inovadora.

Veja preços dos modelos Q80

Leia mais: