Samsung Q800T: confira as primeiras impressões da TV 8K 2020 da marca

Novo aparelho da fabricante sul-coreana impressiona na imagem, mas o design deixa a desejar.

Yulli DiasEditor(a)

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

A Samsung Q800T é a TV 8K da marca sul-coreana lançada esse ano, 2020.Com o intuito de trazer um melhor custo-benefício, este modelo foi apresentado um pouco mais barato que a sua irmã mais velha, a também 8K Q950TS.

E quando falamos deste tipo de resolução, uma das primeiras dúvidas que aparecem é: qual a real vantagem do 8K (7680 x 4320 pixels) em uma televisão, certo? E para sanar algumas dessas dúvidas, montamos este artigo de primeiras impressões, que ainda não é considerado de fato o review do aparelho. Se você procura pelo conteúdo completo dela, com testes e mais imagens, é só ficar de olho no nosso site que já já vou postar o material.

Bom, antes de mais nada, vale entender o que, de fato, é a resolução de uma televisão. Basicamente é a quantidade de pixels que a tela do aparelho tem, que vão determinar se as imagens vão ficar nítidas, ou não, dependendo do tamanho da tela do aparelho. Acontece como se fosse em uma foto: se a resolução dela é pequena e você tenta dar um zoom, a imagem vai aumentar borrada e sem detalhes, certo? É a mesma coisa que acontece nas TVs, principalmente em modelos com telas grandes, como de 65 e 75 polegadas.

E, além disso, é só em displays desse porte que é possível ver, de fato, todo o potencial da resolução 8K. Por isso, a maioria das fabricantes que lançam aparelhos com essa quantidade de pixels, que é considerada quatro vezes maior que as TVs 4K, preferem tamanhos de tela de 65 polegadas para cima.

Depois dessa explicação, vamos ao que interessa?

Ficha técnica da Samsung Q800T 65”:

  • Lançamento: 2020
  • Tela: QLED
  • Resolução: 8K
  • Tamanhos: 65” | 75” | 82”
  • Frequência da tela: 120Hz
  • Processador: Quantum 8K
  • Inteligência artificial: Sim
  • Controle remoto inteligente: Sim
  • Assistentes Pessoais: Bixby e Alexa
  • Potência do som: 70W
  • Sistema de áudio: Dolby Digital Plus com 4.2.2 canais
  • Conexões: 4x HDMI, 3x USB, 1x Entrada de Composto (AV), 1x Entrada de RF, Wi-Fi, Bluetooth.

Tela

Resolução 8K impressiona com tons pretos profundos

Como já era de se esperar, a resolução 8K realmente impressiona na TV. Em alguns filmes e séries assistidos na tela, você se sente quase que dentro da cena, de tão real que são as imagens. Você consegue ver diversos detalhes que, em telas menores, não seria possível. Estou testando o menor display da linha, de 65 polegadas, e já dá para sentir como se tivesse um cinema dentro de casa.

Porém, é um pouco difícil sentir a diferença de longe para uma TV 4K, mas quando se está mais próximo da 8K é possível ter dimensão da melhora da resolução, já que quase não é possível ver os pixels na imagem.

Tela da TV Samsung Q800T com resolução 8K impressiona pela riqueza de detalhes. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)
Tela da TV Samsung Q800T com resolução 8K impressiona pela riqueza de detalhes. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

Graças à tecnologia Direct Full Array 24x, esta TV QLED é capaz de gerar tons escuros profundos e o máximo do contraste. De fato, é possível perceber tudo isso, já que ao olhar o preto produzido por ela e por uma TV que não tem essa tela, é perceptível a coloração azulada nas TVs LED, por exemplo.

Além disso, ela vem com a famosa tela QLED, tecnologia de pontos quânticos que é capaz de reproduzir tons mais escuros, não apresenta reflexos mesmo quando o ambiente está muito iluminado, consome menos energia que as TVs LED e, ainda, tem um ângulo de visão maior, ou seja, é possível assistir aos conteúdos reproduzidos sem problemas mesmo se não estiver totalmente em frente à TV.

Design

TV sem bordas muito finas e bem pesada

Pulando para o design, uma expectativa que tive ao abrir a caixa é que ela seria muito fina, como é possível ver em algumas TVs 4K de outras fabricantes, como a LG CX, mas não foi bem isso que encontrei. Logo quando fui tirá-la, percebi que a tela não era fina mas, o que mais me impressionou mesmo, foi o peso. Realmente é um modelo bem pesado, em que precisei da ajuda de mais 3 pessoas para conseguir tirá-la da caixa.

TV Samsung Q800T 8K não é tão fina quanto aparenta ser. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)
TV Samsung Q800T 8K não é tão fina quanto aparenta ser. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

O que pode vir a ser um motivo da tela não ter ficado tão fina é o fato da Samsung ter prezado pela resolução mais alta presente hoje no mercado por um preço mais “em conta”, visto que é possível encontrar a Q800T de 65 polegadas por R$16.000, tendo a sua irmã mais velha, a Q950TS, o preço de um carro, R$50.000.

Além disso, vale destacar que o display não cobre 100% da parte da frente do aparelho. A borda é considerada fina, mas ela acaba se sobressaindo um pouco, o que pode não dar a sensação de imersão completa.

A parte da montagem em si, apesar do peso, foi bem fácil, visto que a Samsung se preocupa com esse tipo de coisa e, por isso, o pé é encaixável, assim como acontece na TU8000, 4k custo-benefício da marca, mas com a diferença de que é preciso colocar alguns parafusos no pé para firmá-lo na TV. De primeira, parece que é bem instável, mas ele consegue segurar o aparelho sem problemas.

Desempenho

Q800T é rápida e vem com inteligência artificial

Assim como todos os modelos QLED da Samsung lançados este ano, a Q800T também vem com inteligência artificial e múltiplos assistentes virtuais: Bixby e Alexa. A assistente pessoal da Amazon chegou para sanar o problema que a marca sofria até 2019: não era possível dar comandos em português para as televisões. Hoje em dia isso não é mais um problema, até porque a Bixby também recebeu uma atualização recente em que, agora, consegue entender a língua portuguesa.

Vale ressaltar que os múltiplos assistente são vistos como um destaque nas TVs 2020 da marca, mas eles já estavam presentes em TVs concorrentes, como as da LG, que já chegavam com Alexa e Google Assistente integrados.

Outro ponto de destaque, aqui, é que os comandos por voz são feitos através do controle remoto, ou seja, sem muita inovação, visto que marcas como LG, Sony e TCL já conseguem trazer TVs ao mercado em que o comando de voz não necessita mais do controle, podendo ser feito diretamente para o aparelho.

Bom, começando pelo comando de voz, até o momento da publicação deste artigo de primeiras impressões não tive problemas com relação a isso. Tanto a Bixby quanto a Alexa estão respondendo muito bem aos comandos dados, inclusive até mesmo na hora de contar piadas.

Alexa, da Amazon, é capaz de responder à diversos comandos por voz, feitos através do controle remoto único da Samsung. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)
Alexa, da Amazon, é capaz de responder à diversos comandos por voz, feitos através do controle remoto único da Samsung. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

Mas a inteligência artificial não para por aí. Uma das coisas que mais me chamou a atenção para esta televisão é que, graças ao processador Quantum 8K, ela é capaz de otimizar tanto a luminosidade das cenas quanto o som, de acordo com o ambiente em que está inserida.

Na prática, se a TV está em um ambiente muito barulhento, por exemplo, ela vai aumentar o som automaticamente, para que você continue escutando o conteúdo que está sendo reproduzido. Com relação ao brilho da tela, não é diferente. Ela é capaz de entender a luminosidade do ambiente que está inserida e aumentar ou diminuir o brilho para melhor experiência.

Aqui vale ficar atento a um detalhe: quando você aciona esta função inteligente, a Samsung Q800T parte do princípio que se ela está reproduzindo algum conteúdo é porque tem gente assistindo. Ou seja, se você coloca a TV para tocar uma música, por exemplo, enquanto está conversando com os amigos, ela vai começar a perceber o barulho do ambiente e vai aumentar o volume, para que ele fique mais alto que as vozes. Nestes casos, isso pode causar um desconforto, por isso é interessante saber quando utilizar esta função para melhor aproveitamento da tecnologia.

O sistema operacional presente nesta TV Samsung é o Tizen, próprio da marca, e que te dá acesso à diversos apps de streaming, como Netflix, GloboPlay e Amazon Prime Video. Ele é de fácil acesso e bem didático, não sendo difícil achar a maioria das configurações do aparelho.

Conexões

Na parte de conexões, ela não surpreende muito. A Q800T vem com 4 portas HDMI, apenas 2 USB, Wi-Fi integrado e Bluetooth, sendo possível conectar diversos aparelhos, como soundbars e fones de ouvido, por exemplo.

TV Samsung Q800T vem com 4 entradas HDMI e 2 entradas USB. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)
TV Samsung Q800T vem com 4 entradas HDMI e 2 entradas USB. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

Com relação ao controle remoto, vale dizer que ele, de primeira, impressiona. Todo metálico, o famoso Controle Remoto Único da marca tem design minimalista, mas que pode não agradar a todos. Isso porque, como ele consegue controlar todos os aparelhos conectados à TV via HDMI e USB, ele é capaz então de controlar a TV a cabo. Porém, como ele não vem com um mini teclado numérico, que é visto na maioria dos controles remotos das concorrentes, você tem duas opções para mudar de canal: ou fica trocando um por um, ou então pede para uma das assistentes virtuais te ajudar.

Para compor o design mais sofisticado e minimalista, a entrada para colocar a pilha é bem diferentona, primeira vez que vejo desse modelo até então. Achei bem legal!

Controle Remoto Único da TV Samsung Q800T tem compartimento escondido para as pilhas. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)
Controle Remoto Único da TV Samsung Q800T tem compartimento escondido para as pilhas. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

Recursos extras

Modo Ambiente 3.0 transforma a TV em um quase um objeto de decoração

Aliado à tela com resolução 8K, a Samsung Q800T vem com o Modo Ambiente 3.0, que consegue transformar a TV em uma peça de decoração para o ambiente. Isso porque, ao invés de deixar aquela tela preta enquanto o aparelho está em stand-by, é possível selecionar texturas pré-definidas ou imagens para que fiquem aparecendo.

TV Samsung Q800T com resolução 8K vem com Modo Ambiente 3.0. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)
TV Samsung Q800T com resolução 8K vem com Modo Ambiente 3.0. (Imagem: Yulli Dias/Zoom)

Ainda é possível tirar uma foto da QLED grudada na parede, por exemplo, para fazer com que ela se adeque a sala, reproduzindo a mesma textura da parede que está inserida. Até o momento, este foi o recurso extra que testei e que mais chamou a atenção.

Custo-benefício

De primeira, vale a pena comprar esta TV Samsung Q800T 8K?

Bom, se você é louco por tecnologia e procura pelo melhor que uma TV pode oferecer até o momento, então a Q800T é uma ótima opção. Apesar do preço salgado, ela traz uma imagem realmente impressionante, quase de cinema. O design que poderia ser um pouco mais sofisticado, já que estamos falando de uma TV com a mais alta resolução presente no mercado até o momento.