Produtos e novidades em TV

Smart TV Samsung MU6100: ainda vale a pena comprar em 2019?

Confira todos os diferenciais da Smart TV Samsung MU6100 e descubra se vale a pena investir.

Smart TV Samsung MU6100
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Samsung lançou a Smart TV MU6100 em 2017 como uma TV de entrada pensando em quem buscava migrar de uma TV com resolução Full HD para um com Tela UHD 4K. O modelo acabou se tornando um dos mais populares no Brasil, graças ao alto desempenho e custo baixo.

Mas será que a compra ainda vale a pena em 2019? Para ajudar você a decidir se o modelo será sua escolha de entrada no 4K, o Zoom listou todos os atributos da MU6100, que você confere neste artigo.

Quais são as especificidades do produto?

Design

Para garantir o baixo custo, a Samsung não ousou muito no design, por isso, o visual da TV é simples, confeccionado em plástico preto fosco. A base em formato V garante um suporte relativamente firme, porém ocupa espaço no local onde o aparelho vai ficar.

Já para quem pretende instalá-la na parede, o televisor tem um espaço bom para instalação sem comprometer os conectores e nem disputar espaços. Falando em conectores, a TV oferece 3 portas HDMI, duas portas USB, uma entrada de cabo coaxial com suporte ao padrão brasileiro de TV digital, uma saída de áudio óptica e uma porta ethernet.

Tela e resolução

Quanto ao tamanho, o modelo oferece uma vasta opção de tamanhos, que vão desde 40" até a gigantesca 75". Se no design a Samsung poupou gastos, na tela o investimento foi maior do que o de seus concorrentes. A TV é 4k de verdade, com resolução Ultra HD, painéis RGB e fidelidade de cores com o sistema Pur Color.

Mesmo com a tecnologia HDR Premium que oferece um novo patamar de brilho e contraste, a taxa de brilho é boa, porém fica muito para trás perto das topo de linha. Assistir filmes e séries escuras durante o dia pode não ser a melhor experiência e o recomendado é manter a sala bem escura. Ainda assim, o contraste é um dos melhores no segmento de entrada.

A tela do televisor pode ter alguns problemas com reflexos, por isso, é bom posicioná-la com atenção para não refletir janelas, por exemplo, e estragar a experiência.

Som

O sistema de som tem 20w de potência, mas seus alto-falantes são mais baixos do que os de aparelhos superiores. Os graves são bem acentuados, contudo, filmes com cenas barulhentas, como explosões e tiros, podem apresentar pequenos problemas de reprodução.

Utilizando caixas externas é possível resolver o problema de forma simples. A TV conta com saídas de Áudio Digital (Óptica) e conexão P2.

Conectividade

A Samsung MU6100 utiliza o Tizen como sistema operacional com uma boa interface. É possível acessar o menu de aplicativos por um atalho na parte inferior da tela, sem sair do vídeo do Youtube ou filme do Netflix. O sistema roda com fluidez e sem travamentos e oferece uma experiência semelhante à de aparelhos mais caros.

É possível, também, conectar o smartphone na TV para acessar alguns conteúdos e, até mesmo, utilizar o celular como um controle remoto extra, por meio do aplicativo Smart View. O televisor traz alguns aplicativos já instalados em sua memória, é o caso da Netflix, Youtube e Globoplay. Além deles, é possível instalar alguns outros apps populares no país.

Smart TV Samsung MU6100

Quem curte games pode curtir o exclusivo app SteamLink, que posibilita jogar milhares de games sem precisar de nenhum cabo adicionar. Basta baixar o aplicativo e acessar os jogos em alta resolução e sem delay.

Quanto à conectividade com a internet, o aparelho tem um bom desempenho pelo wi-fi sem travamentos, problemas de instabilidade e necessidade de cabo de rede, contudo, cabeada, a TV fica ainda mais rápida.

Especificações Técnicas:

  • Modelo: Samsung MU6100;
  • HDR Premium;
  • Tecnologia UHD com paineis RGB e fidelidade de cores;
  • Controle remoto único;
  • Tamanho da tela: 40", 43", 49", 50", 55", 65", 75";
  • Resolução: 3840×2160 pixels;
  • Tipo de painel: LCD LED (VA);
  • Taxa de atualização: 60 Hz;
  • Tecnologias de imagem suportadas: HDR (HDR10);
  • Potência dos alto-falantes: 20 watts;
  • Tecnologias de áudio suportadas: Dolby Digital Plus, DTS;
  • Sistema operacional: Tizen;
  • Entradas de vídeo: 3 HDMI (HDMI-CEC), 1 RF, 1 vídeo composto;
  • Saídas de áudio: 1 saída de áudio óptica digital;
  • Outras conexões: 2 USB 2.0, Wi-Fi 802.11ac, Ethernet, DLNA;
  • Consumo de energia: 121 watts (médio);
  • Dimensões: 124,3×71,8×6,3 cm (sem a base) e 124,3×78,7×31 cm (com a base);
  • Peso: 15,3 kg (sem a base), 15,7 kg (com a base).

Afinal, vale a pena investir?

A Samsung fez um bom trabalho e a MU6100 é uma das melhores Smart TV 4K de entrada com preços relativamente baixos, comparada aos concorrentes com os mesmos atributos. O design é o ponto fraco, porém o problema é facilmente esquecido quando verificado a qualidade da imagem e do software.

A qualidade de imagem fica à frente de outros televisores de entrada, assim como o software, que roda muito bem de forma intuitiva e fluída. O som deixa a desejar, contudo, ainda é um pouco melhor do que outros modelos de entrada.

O preço pode ser considerado caro para alguns usuários, porém, a qualidade do produto justifica o investimento. Para quem ainda tem uma televisão Full HD e quer migrar para um modelo 4K sem gastar muito dinheiro, a Samsung MU6100 cumpre bem o que promete e entrega um bom desempenho.

Contudo, vale a pena dar uma olhada não apenas na MU6100, mas também no seu modelo sucessor, a Samsung NU7100 - lançada em 2017 e que está com preços bem interessantes.




Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv