Samsung Q70 vale a pena? Confira a análise dessa Smart TV

Comando de Voz, tecnologia QLED e design moderno são algumas das características desse modelo.

Samsung Q70 vale a pena? Confira a análise dessa Smart TV
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Lançada em 2019, a Smart TV Samsung Q70 vem com a tecnologia QLED (Quantum Dot Light Emitting Diodes), que são pequenos cristais que absorvem e emitem frequências de luz para criar a imagem na tela. A ideia é apresentar cores com mais brilho em qualquer tipo de iluminação, sendo esse um dos grandes destaques do modelo.

Além disso, esse modelo conta com muitos recursos bem legais, como comando de voz e resolução 4K, por um preço que varia a partir de R$4.409. Dessa forma, essa smart TV Samsung é uma ótima opção para quem busca alta qualidade de imagem, por um bom custo-benefício.

É legal pontuar que, quando comparada a outros modelos de outras marcas, como a LG C9, a QLED Q70 sai na frente por ter um preço mais em conta, e ainda assim trazendo as últimas tecnologias do mercado.

Ficha técnica da smart TV Samsung QLED Q70:

  • Ano de lançamento: 2019
  • Tamanhos: 55" | 65"
  • Tela: QLED 4K
  • Frequência nativa: 120Hz
  • Processador: Quantum Processor 4K
  • Áudio: Dolby Digital Plus
  • Potência do áudio: 40W RMS
  • Vem com: HDR 1000 E HDR 10+
  • 4 entradas HDMI, 1 entrada de componente, 1 entrada de composto e 2x USB
  • Controle remoto com comando de voz (até 1,5m de distância do controle)
  • Conectividade com a Bixby
  • Recursos integrados: Wi-Fi | Conversor Digital Integrado | Bluetooth
  • Sistema operacional: Tizen
  • Dimensões e peso: 78cm x 70,8 cm x 123 cm / Profundidade com base: 24,8 cm, profundidade sem base: 6,1 cm. Peso: 18,5kg - (Com Base)

Samsung Q70: destaque fica por conta da tecnologia de tela QLED

O que mais chama a atenção para essa smart TV Samsung é a tela com tecnologia QLED, exclusiva da marca. Ela funciona através dos chamados pontos quânticos, capazes de entregar 100% das cores, fiéis ao que os olhos enxergam, de acordo com a fabricante, de qualquer ambiente, sem que a luz solar ou a escuridão atrapalhem a reprodução, sendo essa a grande vantagem do QLED.

Com essa tecnologia, o aparelho é capaz de reproduzir cores mais brilhantes e vívidas. E, isso tudo é entregue junto com uma alta definição, já que a QLED Q70 é uma smart TV com resolução 4K. E como muitos conteúdos ainda não gravados, originalmente, nessa resolução, saiba que essa Samsung vem com a tecnologia Upscalling com IA, que converte vídeos, filmes e séries o mais próximo possível da resolução da 4K.

Por falar em qualidade da imagem, vale destacar que esse aparelho vem com a tecnologia Direct Full Array 4x, que entrega tons pretos mais profundos através da iluminação por zonas. Dessa forma, a Samsung Q70 ajusta o brilho cena a cena, valorizando o contraste certo para cada situação.

Outro destaque é a tecnologia contra o chamado efeito Burn-in, que ocorre quando imagens estáticas são reproduzidas em uma TV, em média por 2 horas e, eventualmente, o aparelho absorve este conteúdo gerando manchas definitivas na tela. E para melhorar a sua vida, como usuário, a Samsung oferece 10 anos de garantia contra esse problema.

Samsung chega com garantia de 10 anos contra efeito Burn-In (Divulgação: Samsung)
Samsung chega com garantia de 10 anos contra efeito Burn-In (Divulgação: Samsung)

Por fim, o recurso HDR 1000 promete detalhes mais reais, com alto nível de brilho que permite encontrar todos os detalhes que costumavam ficar escondidos em imagens muito claras, ou muito escuras.

Design moderno e longe de fios: QLED Q70 dá um ar mais minimalista ao ambiente

Design também é algo importante, não acham? E a QLED Q70 não deixa a desejar: além de ser elegante, com a parte de traz toda em metal, você pode usufruir do aparelho tanto em um suporte preso à parede, quanto em cima de algum móvel, seja na sala ou no quarto.

Outro ponto de destaque com relação ao design da QLED Q70 é o visual livre de cabos, já que o modelo conta com canaletas na parte de trás para deixar tudo mais organizado e clean. Além disso, essa Samsung promete uma visão perfeita de qualquer ângulo e tem uma espessura ultrafina com bordas infinitas.

Samsung traz visual livre de cabos, para deixar sua sala mais clean (Divulgação: Samsung)
Samsung traz visual livre de cabos, para deixar sua sala mais clean (Divulgação: Samsung)

Porém, vale ficar ligado: se você não dispõe de um móvel largo para apoiar o aparelho, isso pode ser um problema, pois os dois pés são um pouco afastados um do outro. Nesses casos, encaixá-la na parede pode ser uma boa opção.

Ah! E não podemos deixar de lado uma das coisas mais legais desse aparelho: o Modo Ambiente 2.0. Com ele, ao invés da tela ficar preta quando desligada, ela se adapta ao ambiente ao redor, como se fosse um camaleão, projetando a textura da parede onde está localizada ou, se preferir, imagens de paisagens e obras de arte, que já estão armazenados na memória interna do aparelho. Bem legal, não acha?

QLED Q70 vem com comando de voz e Inteligência Artificial, com acesso à Bixby

A Samsung Q70 vem com o avançado sistema de comando de voz que permite que você troque de canal, procure por vídeos no YouTube ou até mesmo consulte o clima da sua cidade, tudo em português.

Esse aparelho também oferece acesso à Bixby, assistente pessoal inteligente própria da Samsung, que é capaz de controlar os aparelhos conectados na sua casa, como o ar-condicionado Samsung Wind-Free e a Lava e Seca QDrive. Esse recurso, porém, está disponível apenas em inglês. Vale ressaltar que essa tecnologia só funciona se todos os outros aparelhos também forem inteligentes, ou seja, também tenham acesso à Bixby.

Ah, e vale destacar que a Samsung vem com o controle remoto único, ou seja, você é capaz de comandar todos os aparelhos que estejam conectados à smart TV através apenas do controle remoto da marca. Bem legal e prático, não acha?

Ainda sobre o comando de voz, é possível que você “fale” com o controle remoto estando a, até, 1,5 metros de distância. E o mais legal: você não precisa estar necessariamente segurando o controle para o comando de voz, basta dar o comando “Ok, Google”, quando ativado (através do app). Com isso, você ganha em praticidade e pode estar fazendo outra coisa distante da TV enquanto aproveita esse recurso.

Comande todos os aparelhos da sua casa através da QLED Q70 (Divulgação: Samsung)
Comande todos os aparelhos da sua casa através da QLED Q70 (Divulgação: Samsung)

Para utilizar todos esses recursos de inteligência artificial, é só acessar o aplicativo Smart Things, disponível tanto nos smartphones Android quanto nos iPhones. Assim, você pode transformar a TV em uma central de automação para a casa, comandando vários dispositivos ao mesmo tempo, com a vantagem de ser à distância.

Para os gamers de plantão: QLED Q70 vem com Modo Game e tecnologia Freesync

Para quem gosta de games, essa smart TV Samsung conta com o Modo Game, que diminui o tempo de resposta (entre o joystick e a televisão) para 6,8 milissegundos. Esse recurso é ativado automaticamente sempre que você ligar um videogame, desde que esteja conectado ao aparelho.

Além disso, a tecnologia Freesync minimiza as quebras das imagens, para deixar tudo mais fluido e, assim, você curtir os jogos com mais qualidade. Consoles de videogames, como o Xbox One X e o Xbox One S já tem suporte à essa tecnologia. Sendo assim, esse modelo é ideal para quem pretende comprar uma smart TV para jogar videogames.

Por fim, vale destacar que esse modelo chega com a frequência nativa de 120Hz, o que não aparece na maioria das TVs. Assim, ele é capaz de reproduzir 120 quadros por segundo, ou seja, quanto maior o valor de frequência, mais suave é a passagem de quadros, principalmente em filmes ou jogos de ação.

Afinal, a Samsung QLED Q70 ainda vale a pena?

Chegamos à parte que todos querem saber: vale a pena, ou não, comprar a QLED Q70 em 2020? A resposta é: sim! Vale a pena. Isso porque essa Samsung traz uma série de recursos de alta tecnologia, como o comando de voz e a tela QLED, com um valor bem em conta, visto seus concorrentes.

Esse modelo é ideal para quem busca uma experiência mais sofisticada ao assistir um filme ou jogar games de última geração.

Além disso, se você procura uma smart TV para de encaixar perfeitamente em qualquer ambiente, o Modo Ambiente 2.0 e o visual livre de cabos são atrativos consideráveis na hora de você escolher qual opção comprar.

Veja preços das smart TVs Samsung Q70:

  • 55 polegadas
  • 65 polegadas