Sony X905F vale a pena em 2020? Confira análise dessa smart TV 4K

Modelo intermediário, ela entrega imagem de alta qualidade e vem com inteligência artificial

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Lançada em 2018, a Sony XBR-X905F dispõe de quatro opções de tamanho, que variam de 55" a 85 polegadas. Seu valor varia de R$ 5 mil a R$ 30 mil, de acordo com o display.

Podemos afirmar, de início, que essa smart TV 4K é uma das melhores no segmento intermediário, pois vem equipada com uma série de tecnologias de otimização de imagens e processador de imagem X1 Extreme, conjunto que está presente em vários aparelhos mais avançados da marca.

Imagino, então, que você esteja curioso(a) para saber se a Sony X905F vale realmente a pena em 2020, certo? Podemos adiantar que existem outros modelos no mercado mais novos e com algumas especificações mais potentes, como o áudio, por exemplo, que apresentam preços similares, ou até menores. Mas, se você é fiel à marca Sony e gosta de seus aparelhos, então esse ainda é um belo modelo para ser adquirido, visto que tem várias tecnologias consideradas novas no mercado.

Vamos lá?

Ficha técnica da Sony X905F:

  • Ano de lançamento: 2018
  • Tamanho: 55" | 65" | 75" | 85"
  • Tela: VA LCD com resolução 4K
  • HDR: HDR10, HLG e Dolby Vision
  • Frequência nativa: 60 Hz
  • Conectividade: 4x HDMI | 3x USB | 1x LAN | 1x RF para TV a cabo | 1x RF para TV digital | 1x Vídeo composto | 1x Saída digital óptica | 1x Saída de áudio analógica (3.5 mm)
  • Recursos integrados: Wi-Fi | Conversor Digital Integrado | Bluetooth
  • Potência do alto-falante: 2x 10W RMS
  • Formato de áudio: Dolby Digital Plus, Dolby Pulse e DTS Digital Surround
  • Sistema operacional: Android TV
  • Dimensões (LxAxP) e peso: 122,8 x 77,1 x 26,8 cm | 19,1 kg (55" - com a base)

Avaliação da Sony X905F:

Prós:

  • Compatível com diversos formatos de HDR e Dolby Vision
  • Inteligência artificial com suporte à assistentes virtuais
  • Pode ser comandada através da voz
  • Design premium

Contras:

  • Aúdio não tão potente para um modelo intermediário
  • Tela LED
  • Preço salgado para o conjunto de especificações

Leia também:

Imagem e design

Sony X905F tem resolução 4K e tem design com ar premium

Essa smart TV Sony com tela LED e resolução 4K de 3840 x 2160 pixels oferece exibição com uma boa nitidez e atua bem tanto num ambiente iluminado quanto com pouca luz.

O ponto que levantamos nesse sentido é que, pelo valor que a Sony X905F custa, é possível achar outros aparelhos com tecnologias de tela melhores, como a Samsung Q80 (tela QLED) e a LG C9 (tela OLED). Mas isso não quer dizer que essa Sony reproduz imagens ruins… muito pelo contrário! Ela vem com tecnologias que ajudam bastante a deixar a qualidade das imagens muito boa.

A tecnologia Triluminos, própria da marca, por exemplo, faz com que a Sony X905F seja capaz de reproduzir cores vibrantes e mapeia toda as variações cromáticas a fim de garantir uma paisagem mais fiel a realidade. Sem falar em seu avançado processador X1 Extreme, que transmite conteúdo gravado em formato inferior com definição próxima à de uma TV 4K.

Seu nível de contraste é muito bom, o que é esperado para um painel VA, que ganha mais eficiência com a tecnologia X-Tended Dynamic Range, que proporciona contraste seis vezes maior do que uma TV LED convencional, além disso, aprimora o brilho para melhor equilíbrio dos tons, ou seja, você vai ter pretos mais escuros e partes claras, ainda mais claras.

Uma imagem contendo no interior, fixado, foto, pendurado

Descrição gerada automaticamente
Comparação com TV convencional revela o contraste apurado da X905F (Imagem: Divulgação/Sony)

A taxa de atualização de 120 Hz ganha melhor desempenho com o efeito X-Motion Clarity, que é capaz de suavizar e controlar a precisão das cenas de alta velocidade a fim de minimizar possíveis desfocagens e manter o brilho e a fluidez, principalmente em cenas de ação. Inclusive, esse modelo consegue simular até 960 Hz de frequência. Ela é compatível com vários formatos HDR10 e Dolby Vision, para deixar a imagem ainda mais chamativa e fiel à realidade.

Passando para a parte visual da Sony X905F, vale dizer que ela é bem interessante, visto que sua moldura estreita com bordas finas aumenta a área de visão para proporcionar melhor imersão ao conteúdo.

Ela tem acabamento em alumínio e sua base em formato de "L" conta com canaletas para esconder os fios e deixar o ambiente mais organizado, sem aquela bagunça de cabos espalhados pela casa.

O controle remoto vem com microfone integrado e traz botões de acesso direto à Netflix e Play Store. Suas portas são bem distribuídas e algumas se localizam na lateral do aparelho para facilitar o acesso, sendo elas: quatro entradas HDMI, duas USB e uma Ethernet para conexão via cabo.

Uma imagem contendo ao ar livre, ar, pulando, esporte

Descrição gerada automaticamente
Realce de movimento otimiza cenas de ação para conferir maior nitidez (Imagem: Divulgação/Sony)

Sistema operacional

Android TV e inteligência artificial tornam a XBR-X905F mais interativa

A plataforma Android é conhecida por disponibilizar uma variedade de apps e jogos em sua Play Store e ainda permite instalar mais aplicativos. Você vai curtir os principais serviços de streaming, como Globoplay, Prime Video, HBO Go, Spotify, Hulu, entre outros.

Com Chromecast integrado é possível espelhar o tablet, notebook e smartphone Android ou iOS diretamente na telona da televisão.

Sua interface amigável ganha mais dinamismo com a pesquisa por voz, que funciona com a Google Assistente ou a Amazon Alexa. Basta falar: "Ok, Google" para iniciar a busca por conteúdos, informações e ainda pedir à assistente virtual para aumentar o volume ou desligar a TV, por exemplo.

Com o Google Home é fácil gerenciar dispositivos IoT (inteligentes e que tenham assistentes integrados) e deixar toda a casa conectada. Além disso, vale destacar que essa é uma smart TV Sony recomendada pela Netflix, por oferecer um sistema de ótimo desempenho e pelo fato de reproduzir as cenas com a mesma definição dos formatos gravados pelo estúdio.

Com a função Bluetooth você consegue parear teclado, mouse, caixas de som e fones de ouvido sem fio para tornar sua experiência de entretenimento completa.

Android TV tem plataforma com ampla variedade de aplicativos (Imagem: Divulgação/Sony)
Android TV tem plataforma com ampla variedade de aplicativos (Imagem: Divulgação/Sony)

Áudio

O som da Sony X905F não é um dos mais poderosos, mas pode melhorar

Em conjunto, os recursos ClearAudio+ e S-Force Front Surround otimizam o áudio que sai de dois alto-falantes com 10 watts de potência cada e o resultado é um som uniforme e suave, que deve atender bem quem tem uma sala pequena.

Mas a entrega sonora não chega a ser imersiva, a não ser que você utilize uma soundbar para potencializar o volume. Nesse aspecto, por ser uma TV intermediária, ficou devendo.

Destaques

Plataforma amigável para jogos é um dos destaques da X905F

Esse aparelho proporciona uma ótima experiência gamer, pois sua interface responsiva reproduz jogos eletrônicos com desenvoltura, inclusive, é recomendada pela PlayStation por atender aos requisitos mínimos de jogabilidade.

Fora que na Play Store há uma série de joguinhos para baixar. Se você procura um equipamento para videogame, vai em frente.

Sony X905F vale a pena em 2020?

Como vimos na análise, a XBR-X905F tem como trunfo a qualidade de sua imagem. O valor não é um dos mais acessíveis, mas reduziu consideravelmente desde seu lançamento, conforme o histórico de preços do Zoom.

Traz um bom pacote de recursos, sistema operacional Android com mais de 800 aplicativos e inteligência artificial a serviço. Apesar de não ter um áudio potente, pelo conjunto de tecnologias que apresenta, é um modelo que oferece um bom custo-benefício no momento.

Compare os preços da Sony X905F aqui, no Zoom: