TCL P8M vale a pena em 2020? Confira análise dessa smart TV 4K

TV de entrada da TCL traz tecnologias recentes por um preço acessível.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A P8M é uma smart TV 4K de entrada da TCL e que chega com uma configuração interessante, oferecendo um bom pacote de recursos por preço baixo. Inclusive, ela faz o sucesso entre os usuários do Zoom e continua firme entre as TVs mais vendidas.

Lançada ano passado, 2019, a P8M é uma das mais completas em seu segmento e muito bem avaliada pelos usuários e, por isso, podemos adiantar que vale a pena adquirir esse modelo em 2020. Apesar de já ter uma sucessora, a P715, que chega com comando de voz Hands Free, alguns recursos a mais e bom custo-benefício, a P8M ainda vale para quem não quer gastar tanto com uma televisão, principalmente com telas grandes, como de 50 polegadas.

Pata essa análise, utilizamos a ficha técnica do aparelho e nosso conhecimento para chegar à uma conclusão final. Mas, vale lembrar que não chegamos de fato a testar o aparelho, beleza?

Vamos lá?

Prós

  • Comando de voz
  • Sistema operacional Android TV
  • Conexão Bluetooth

Contras

  • Áudio de 16 watts
  • Ângulo de visão limitado

Ficha técnica da Smart TV TCL P8M:

  • Ano de lançamento: 2019
  • Tamanhos: 50" | 55" | 65"
  • Tela: LED com resolução 4K
  • Processador: Quad-core
  • Frequência nativa: 60 Hz
  • Inteligência artificial: Sim
  • Controle remoto inteligente: Sim
  • Áudio: 2x 8W RMS - Dolby Audio
  • Conexões: 3x HDM | 2x USB | 1x LAN | 1x P2
  • Recursos extras: Wi-Fi 2.4GHz, Conversor digital integrado e Bluetooth
  • Sistema operacional: Android TV

Design

TV de entrada com aparência de premium

O visual, sem dúvida, é uma das características mais marcantes nos televisores TCL, e com a P8M não é diferente.

A moldura estreita tem bordas de fina espessura, sustentada pelos pés laterais em formato de V, e na parte inferior traz uma barra cilíndrica com o logo da marca. O acabamento metalizado é bem trabalhado, transmitindo uma aparência mais elegante ao aparelho, que geralmente observamos em TVs mais caras.

TCL traz design arrojado em um aparelho com ótimo custo-benefício. (Imagem: Reprodução/TCL)
TCL traz design arrojado em um aparelho com ótimo custo-benefício. (Imagem: Reprodução/TCL)

O controle remoto é minimalista para facilitar a navegação no sistema, além disso, vem com teclas de atalho da Play Store e dos canais Netflix e Globoplay.

É através desse dispositivo com microfone embutido que você interage com o seu assistente virtual sempre que quiser.

Imagem

Definição 4K com upscaling e HDR10

A P8M chega com resolução 4K Ultra HD de 3840 x 2160 pixels, capaz de reproduz cenas com qualidade quatro vezes superior às TVs Full HD, ou seja, é possível ter muito mais detalhes em aparelhos com resolução 4K, principalmente quando falamos de telas grandes, como de 50 e 55 polegadas.

Contudo, atualmente temos poucos conteúdos gravados nessa definição, por isso, o recurso upscaling é muito valorizado, pois consegue deixar a imagem filmada em formato inferior no padrão próximo ao de uma 4K.

A P8M ainda suporta HDR (High Dynamic Range), que garante imagens mais realista, cores vibrantes e riqueza de detalhes. Com os efeitos de otimização, o brilho e o contraste ficam mais equilibrados. Como o display LED não chega a exibir o preto puro encontrado nas OLEDs, que também são mais caras, o Micro Dimming compensa nesse quesito ao ajustar a luminosidade em 512 regiões do quadro e, dessa forma, entrega tons escuros com maior nitidez e mais fiéis à realidade.

TCL P8M consegue entregar imagens realistas e com brilho e contraste otimizados. (Imagem: Reprodução/TCL)
TCL P8M consegue entregar imagens realistas e com brilho e contraste otimizados. (Imagem: Reprodução/TCL)

Essa TV TCL opera com frequência nativa de 60 Hz e pode emular até 120 Hz com o recurso MotionRate, a fim de evitar borrões nas imagens e tornar a transmissão mais fluída, favorecendo principalmente as cenas de muito movimento, como as de eventos esportivos e jogos eletrônicos, por exemplo.

Seu painel tipo VA, apesar de não favorecer o ângulo de visão como acontece com telas IPS, que conseguem entregar imagens com detalhes mesmo quando não se está em frente à TV, é capaz de exibir tons de preto mais intensos, mesmo em ambientes mais claros.

E para quem curte uma jogatina, essa TV apresenta um tempo de resposta baixo entre ela e o console de videogame, com input lag de apenas 15 milissegundos no Modo Jogo, o que é ótimo para quem procura uma TV para jogar videogame. Ela também é indicada para quem busca um equipamento bom e barato, principalmente para assistir à filmes e séries em streaming.

Desempenho

Processador de quatro núcleos e interface leve garantem boa performance

Equipada com processador quad-core, a TCL P8M funciona sem travamentos, com boa fluidez. Sua plataforma Android TV 9.0 é uma das mais elogiadas por ser rápida e dispor de uma série de aplicativos em sua Play Store, presente também nos smartphones com o mesmo sistema operacional, e ainda permite baixar muito mais.

Dentro dela você encontra apps famosos como Netflix, YouTube, Deezer, Spotify, Amazon Prime Video, Telecine, HBO Go, entre outros. Vem com Chromecast integrado, para reproduzir os arquivos tanto do smartphone Android quanto do iOS diretamente na tela da TV.

Outro destaque é a função de comando de voz, que é feita através do controle remoto da marca. Ao clicar no botão colorido de microfone, é possível falar com a Google Assistente, assistente pessoal do Google, e pedir que ela faça diversas tarefas para você, como mostrar a previsão do tempo, como está o trânsito no momento, mudar de canal, dentre outras.

Controle remoto da TCL é minimalista e vem com comando de voz. (Imagem: Reprodução/TCL)
Controle remoto da TCL é minimalista e vem com comando de voz. (Imagem: Reprodução/TCL)

Inclusive, graças à inteligência artificial presente nessa TV 4K é possível criar um centro de automação para deixar a casa toda conectada. Com a assistente é possível é possível conectar diversos aplicativos, que também tenham suporte à Google Assistente, como pipoqueira, máquina de lavar, acender as luzes, consultar a previsão do tempo, a condição do trânsito e muito mais!

Conexões

TCL P8M tem portas bem distribuídas

Essa TV TCL vem com um bom número de conexões, com três portas HDMI para conectar consoles de videogames ou blu-rays, por exemplo, e duas portas USB para transferir ou gravar arquivos via pen drive.

Além disso, ela conta com plugue P2 para fone de ouvido, uma entrada AV, uma RF e uma saída de áudio digital. Também dispõe de uma porta LAN (Ethernet), caso você queira navegar na internet utilizando cabo de rede. Vale observar que o Wi-Fi só se conecta a redes de 2.4GHz, talvez seja preciso trocar ou configurar o roteador.

Ah, e não podemos esquecer de falar que ela chega com conexão Bluetooth, que é ótima para parear diversos dispositivos sem fio, como fones de ouvido, soundbars, dentre outros.

Áudio

O som não é potente, mas satisfatório

O sistema sonoro da TCL P8M é o Dolby Audio, que conta com dois alto-falantes de 8 watts, o que está abaixo da média, já que a maioria das TVs de entrada chegam, em geral, com 20 watts de potência.

No entanto, se o cômodo não for muito grande, o volume não vai fazer diferença. O som é claro e limpo, mas se preferir pode dar um upgrade adicionando um home theater ou uma soundbar, por exemplo.

Agora, um destaque interessante é o recurso Volume Smart, que faz com que a TV TCL seja capaz de ajustar, automaticamente, o volume da programação que está sendo exibida, com o intuito de diminuir flutuações como quando você está assistindo à um filme, por exemplo, e no meio da cena o som aumenta de repente.

Recursos extras

Para quem não quer perder nada

Aqui é possível gravar a programação de canais abertos com a ajuda de um pen drive ou HD externo e, dessa forma, não precisará perder aquele programa favorito. Outro recurso bem requisitado é a conexão Bluetooth, que permite parear caixas de som, fones de ouvido e outros periféricos.

Ainda é possível transmitir músicas, filmes e jogos de dispositivos móveis, como smartphones, notebooks ou tablets, por exemplo, para a TV de maneira instantânea. Esse modelo chega com conversor digital integrado e tem memória interna de 16GB para instalar diversos aplicativos.

Custo-benefício

Vale a pena comprar a TCL P8M em 2020?

Conforme vimos ao longo do artigo, a TCL P8M é uma smart TV básica e mesmo assim oferece recursos que podemos encontrar em televisores com configuração mais avançada, como comando de voz e inteligência artificial, por exemplo.

Para bater o martelo é preciso definir qual característica você considera essencial na TV ideal. Se formos considerar o valor acessível e o conjunto de funções, sem dúvida, a P8M vale o investimento, mesmo se tratando de um modelo do ano anterior.

Compare os preços da TCL P8M aqui no Zoom:

Leia também: