Produtos e novidades em TV

TV 8K no Brasil: quando chega e quais as vantagens reais sobre o 4K?

Os primeiros modelos de TV 8K foram anunciados na CES 2018. Descubra quando chegam ao mercado nacional!

Tv 8K
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A maioria dos consumidores ainda nem aderiu às TVs 4K e a nova geração de aparelhos já está prestes a chegar ao Brasil. As fabricantes Sony, LG, Samsung e TCL anunciaram seus modelos 8K em fevereiro, na CES 2019, em Las Vegas, e alguns deles devem estar no mercado brasileiro nos próximos meses. Mas você já sabe o que é a tecnologia da nova geração de televisores?

Nós aqui do Zoom vamos apresentar o que é o 8K para que você pense bem se já vale a pena investir nos novos aparelhos top de linha. Vem com a gente!

Quatro vezes mais resolução do que o 4K

Um usuário desavisado pode fazer uma conta simples e chegar à conclusão de que uma TV de 8K tem o dobro da resolução de um modelo 4K, mas isso não é verdade! Calma que a gente explica melhor.

Vamos por partes. A imagem na tela da sua TV é formada por pequenos pontos coloridos, os pixels, que ficam alinhados para formar a imagem. As TVs de tubo apresentavam resolução de 640 pixels horizontais e 480 verticais.

tv 8k tela

A tecnologia evoluiu e houve um desenvolvimento enorme quando chegaram ao mercado as TVs com resolução HD (1280 x 720 pixels). Depois veio o Full HD (1920 x 1080 pixels), as TVs 4K (3840 x 2160 pixels) e, finalmente, a geração 8K, com impressionantes 7680 x 4320 pixels.

Ou seja, uma TV 8K tem o dobro de pixels na horizontal e o dobro também na vertical, uma resolução quatro vezes maior. São 33 milhões de pequenos pontos coloridos para formar a imagem televisiva com a maior definição da história (pelo menos até agora).

Uma TV 8K precisa de espaço

A tecnologia 8K propicia aparelhos bem maiores. Samsung e Sony, por exemplo, já anunciaram TVs de até 98 polegadas. Por outro lado, para aproveitar ao máximo a experiência de altíssima qualidade de imagem é necessário um aparelho de no mínimo 65 polegadas, já que o avanço de qualidade não é tão perceptível em telas menores do que este tamanho.

Isso significa que uma TV 8K é um grande aparelho, que além de ocupar um maior espaço no cômodo também precisará de um bom recuo para aproveitar entre a TV e o usuário.

tv 8k design 

A boa notícia é que a sensação de perda de qualidade quando se está perto da TV é menor com a nova tecnologia. Com muito mais pixels em um mesmo espaço (o espaço da tela), eles serão menores, e a sensação de pixelização também tende a ser menos perceptível.              

O que são o QLED e o OLED?

São duas as principais tecnologias de tela para se chegar ao 8K de resolução: o QLED, adotado pela Samsung e pela TCL, e OLED, usado pela Sony e pela LG.

QLED é o Quantum Dot LED (pontos quânticos de LED), uma tecnologia de pontos quânticos que utiliza nanocristais de tamanho microscópico. Estes nanocristais emitem as mais diversas cores quando alimentados por uma fonte de luz.

tv 8k qled 

Já o OLED é o Organic Light Emitting Diode (diodo emissor de luz orgânico). Diodo emissor de luz nada mais é do que o LED, a diferença é que o OLED tem uma camada de semicondutores orgânicos na qual cada um dos vários pixels emite luz própria, ou mesmo não emite luz alguma, ficando completamente apagado e garantindo uma cor preta perfeita na construção da imagem.

Já temos conteúdo disponível em 8K?

Os grandes produtores de conteúdo ainda não oferecem séries, filmes ou programas ao vivo em 8K. Isso é esperado, afinal as TVs dessa nova geração ainda estão chegando ao mercado.

Para solucionar essa equação, os fabricantes apostam na inteligência artificial. Ou seja, a própria TV transforma conteúdos do Full HD ou 4K, para o 8K. A Samsung fez uma demonstração na CES 2019 e este upgrade de qualidade de imagem foi feito de forma muito simples, com apenas um botão.

tv 8k series  

De qualquer forma, é de se esperar que os maiores produtores de conteúdo muito em breve iniciem uma corrida para oferecer essa qualidade superior. Afinal, oferecer o melhor significa a fidelização de um público que comprovadamente consome tecnologia de ponta e tem um poder aquisitivo acima da média.

Enquanto as TVs 8K não chegam ao Brasil, confira as melhores ofertas para Smart TVs 4K aqui no Zoom:

 

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv