TV Box MXQ Pro 4K é boa? Veja os detalhes do aparelho

Conheça as características da TV box MXQ Pro 4K e veja se vale a pena comprar

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

A TV box MXQ Pro 4K é uma das TVs box mais populares do mercado, tendo como principal atrativo o preço em conta em relação às suas rivais, como a Mi Box S, da Xiaomi. O aparelho chega com resolução 4K, boa compatibilidade com aplicativos e está disponível em duas versões, com 16 GB ou 32 GB de armazenamento interno.

Mesmo com as boas características logo de cara, será que a MXQ Pro vale a pena? Só uma análise bem detalhada das especificações técnicas é capaz de responder. Para te ajudar, avaliamos os principais pontos dessa TV box, desde à resolução até o custo-benefício. Dá uma olhada!

Analisamos a TV box MXQ Pro 4K, uma das mais populares do segmento. Confira! (Imagem: Divulgação/MXQ)
Analisamos a TV box MXQ Pro 4K, uma das mais populares do segmento. Confira! (Imagem: Divulgação/MXQ)

Antes, o que é uma TV box?

Se interessou, mas ainda está na dúvida? Tudo bem, a gente esclarece. A TV box é um aparelho que pode transformar sua TV comum em uma smart ou melhorar a experiência de uma smart TV já mais antiga por custo-benefício interessante.

Basicamente, os dispositivos oferecem o acesso à internet às TV e dão uma "cara nova" para a tela através de uma interface mais amigável e simples de usar - e o principal, lotada de aplicativos. Para mais detalhes, explicamos nessa matéria, em detalhes, como funcionam as TVs box.

Vamos, agora, às especificações técnicas da MXQ Pro 4K.

Ficha técnica da TV box MXQ Pro 4K

  • Sistema operacional: Sistema Android 7.1
  • Memória RAM: 1GB, 2 GB ou 3 GB
  • Armazenamento interno: 16 GB ou 32 GB
  • Resolução máxima: 4K
  • Portas: 1x Ethernet (RJ-45), Cartão de Memória, 1x HDMI, 1x USB, 1x Cabo A/V
  • Itens que acompanham o produto: 1 Box Conversor; 1 Controle remoto; 1 Fonte de alimentação e 1 Cabo HDMI

Design

O design da TV box MXQ Pro 4k é básico e similar a muitos modelos existentes no mercado, em formato de caixinha. Para instalá-la, basta conectar os cabos nas entradas do aparelho e plugar um deles na entrada HDMI da TV e outro, na tomada. Para mais detalhes do processo, explicamos nesse artigo como instalar uma TV box.

O dispositivo também acompanha um controle remoto, simples e sem atalhos para aplicativos, como um botão que leve direto à Netflix, por exemplo.

Imagem

A TV box MXQ Pro 4K sai em vantagem nesse ponto da análise, pois, como o nome adianta, oferece resolução 4K. Entretanto, cabem ressalvas: primeiro, essa resolução é um ponto positivo apenas para quem pretende instalar a MXQ Pro em uma TV 4K. Para TVs Full HD ou HD, a qualidade de imagem máxima que a TV box irá alcançar é a resolução nativa da tela.

Depois, vale ressaltar que o media center não reproduz vídeo com a resolução 4K através de aplicativos, estando a alta resolução restrita aos demais serviços, como aos filmes da TV por assinatura, por exemplo.

Além disso, conta com formato HDR compatível, desenvolvido para otimizar o brilho e o contraste das reproduções.

Sistema operacional

Nesse ponto da análise, os detalhes técnicos da TV box MXQ Pro 4K podem ficar confusos, pois não encontramos informações confiáveis do fabricante - o que é uma grande desvantagem. Nos baseando nas ofertas disponíveis, o sistema operacional utilizado na MXQ Pro é o Android 7.1. para celular, diferente do tradicional Android TV, desenvolvido especificamente para o uso em televisões.

Simplificando, é como se sua TV fosse um celular com uma grande tela, com acesso ao Spotify, YouTube e Netflix. Por conta do sistema já ultrapassado - e do fato de não aceitar atualizações -, muitos aplicativos recentes ficam de foram da lista dos disponíveis para download. Então, se os serviços de streaming são super importantes para você, a MXQ pode não ser a melhor opção.

Para opções mais completas, a nossa lista de TVs box com Android TV pode ser útil!

Desempenho

Sobre o processador, novamente não fica claro qual o utilizado na TV box MXQ Pro 4K. O mesmo acontece com a memória RAM (responsável por abrir aplicativos e executar as tarefas com rapidez): é possível encontrar versões de 1 GB, 2 GB e 3 GB.

Para um funcionamento fluido da TV, principalmente considerando um sistema operacional não tão moderno, 1 GB supre apenas o uso básico, como acessar o YouTube ou assistir à TV aberta. Para o uso de serviços mais pesados, 2 GB e 3 GB já são interessantes e são, inclusive, observados em muitas concorrentes, como a top de linha Mi Box S, que tem uma boa navegação.

Já no armazenamento interno, encontramos versões da MXQ Pro 4K com 16 GB e 32 GB, ambos os valores altos e suficientes para guardar muitos apps na galeria.

Custo-benefício: vale a pena comprar a TV box MXQ Pro 4K?

Considerando todos os pontos citados, a TV box MXQ Pro 4K é uma opção barata e com ótima resolução, porém com lacunas prejudiciais ao seu desempenho. Em primeiro lugar, a falta de informações precisas sobre o produto pode gerar bastante confusão na hora da compra.

Além disso, o sistema operacional não é o mais moderno e, por isso, deixa devendo uma série de aplicativos. Portanto, se a intenção é o uso básico da televisão, como assistir à Netflix, usar o YouTube ou apenas dar um novo visual a um aparelho mais antigo, a MXQ Pro 4K vale a pena. Já para os mais exigentes, existem opções mais interessantes no mercado, como a já citada Mi Box ou os compactos Mi TV Stick e a Fire TV Stick.

Se procura opções mais modernas, dá uma olhada na nossa lista das melhores TVs box de 2021 .