Entenda antes de comprar em TV

O que é uma TV com Progressive Scan?

Saiba como a tecnologia Progressive Scan, presente em algumas TVs, garante maior qualidade visual.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Alguns aparelhos de televisão de alta definição, DVD Players e Blu-Ray Players têm uma tecnologia que garante grande melhoria na qualidade da imagem. O Progressive Scan, ou varredura progressiva (em Português), possibilita uma reprodução visual superior, o que garante a você uma melhor experiência visual.

Como funciona o recurso Progressive Scan nas TVs?

Para entender como uma TV com Progressive Scan trabalha, primeiro é preciso compreender o funcionamento do sistema de formação da imagem. Um televisor convencional funciona com um processo conhecido como vídeo entrelaçado (Interlaced Scan).

No vídeo entrelaçado, o aparelho faz a "leitura" da imagem usando a varredura de linhas ímpares e pares. Conforme o tamanho da tela aumenta, é possível notar alguns problemas na formação de imagens, algo que talvez você até já tenha percebido, como distorções nas linhas que incomodam o espectador. O mesmo pode acontecer se você assistir às imagens em uma distância bem próxima do televisor.

Contudo, uma TV com Progressive Scan foi desenvolvida para resolver essa questão, principalmente em TVs com uma tela maior. Enquanto o vídeo entrelaçado faz a varredura mostrando primeiro as linhas ímpares e depois as pares – exibindo apenas metade de resolução da tela a cada quadro –, o Progressive Scan apresenta em uma só varredura todas as 480 linhas de resolução da tela a cada quadro, resultando em imagens mais nítidas, apesar de não ocorrer um aumento real de resolução.

Saiba escolher seu televisor com Progressive Scan

Na hora da compra, não é tarefa difícil escolher uma TV com Progressive Scan. Seja uma TV Plasma, uma TV LCD ou uma TV LED, em todos esses modelos você pode encontrar televisões que já vêm com a tecnologia embutida e convertem automaticamente os sinais de vídeo entrelaçado que são recebidos das emissoras de TV ou outros dispositivos.

O importante é lembrar que há DVD Players e Blu-Ray Players que também utilizam o Progressive Scan. Mas, se você tem um televisor sem a tecnologia, esses aparelhos não terão muita utilidade no quesito de qualidade de imagem.

Então, da próxima vez que você comprar um televisor, procure saber se está adquirindo uma TV com Progressive Scan e tenha ainda mais qualidade para as imagens das suas programações.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv