Sala de estar elegante, em tons de cinza, na parede esquerda, a TV de tela curva Samsung Q8C

TV curva da Samsung: veja análise da Q8C 4K

TV de tela curva ainda vale a pena em 2021? Veja prós e contras da Samsung Q8C 4K

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

As TVs de tela curva foram muito desejadas pelos consumidores nos últimos anos, já que prometiam maior campo de visão e contraste que os modelos de tela plana. Porém, as fabricantes não conseguiram emplacar essa tecnologia e, por serem caras, essas opções de televisão acabaram perdendo destaque.

A Samsung Q8c 4K de 65 polegadas é uma das poucas TVs de tela curva ainda disponíveis no mercado em 2021. Para descobrir se ainda vale a pena apostar em um modelo desses em 2021, vamos avaliar a ficha técnica e preço do modelo e explicar, ainda, diferença das TVs curvas para as planas. Confira os prós e contras e descubra se vale a pena comprar esse aparelho atualmente.

Procurando uma TV que valha a pena? Conheça as melhores smart TVs 4K com bom custo-benefício.

Qual a diferença da TV de tela curva para as TVs planas?

Sala de estar com dois sofás azuis e, sobre um rack de madeira, a TV curva Samsung Q8C.
Sala de estar com dois sofás azuis e, sobre um rack de madeira, a TV curva Samsung Q8C.

À primeira vista, a principal diferença entre as TVs curvas e as planas é o design. Além de terem o inusitado formato curvo, as TVs desse tipo também costumam ter telas gigantes. Os menores modelos de TV de tela curva têm 50 polegadas e algumas chegam a ter mais de 100 polegadas.

As TVs curvas também prometem ter maior campo de visão e contraste mais intenso que as versões planas. Isso favoreceria quem assiste televisão sem estar bem ao centro do aparelho. Por outro lado, é comum que as TVs com tela curva também sejam mais caras que modelos equivalentes com telas planas.

Prós e contras da TV de tela curva

Como qualquer tipo de TV, as TVs de tela curva têm prós e contras. Conheça os principais pontos positivos e negativos desse tipo de televisão para descobrir se vale a pena investir em um modelo curvo.

Prós:

  • Maior campo de visão: por ter as pontas curvadas, a TV de tela curva cria a sensação de imagens mais amplas que um aparelho plano com o mesmo número de polegadas.
  • Maior imersão: por ter tela curva, esse tipo de TV cria uma maior sensação de profundidade, o que aumenta a imersão e a sensação de estar dentro das cenas.

Contras:

  • Preço alto: a tecnologia de tela curva ainda é muito cara, o que eleva bastante o preço das TVs curvas e faz com que seu custo-benefício seja baixo.
  • Tamanhos grandes: o efeito da TV curva só aparece em telas grandes, com 65 polegadas ou mais. Por isso, para valer a pena apostar nesse tipo de TV, você precisa ter um ambiente espaçoso e investir em um aparelho grande.

Procurando uma TV com tela grande? Conheça as melhores smart TV 75 polegadas.

Análise da ficha técnica da TV curva Samsung Q8C

Design

O design é o principal atrativo da Samsung Q8C, que faz parte da linha 2018 da marca. Ela chama a atenção por ser uma TV curva, oferecendo um maior campo de visão e maior imersão nos conteúdos. Além disso, embora não seja uma TV tão atual, a Q8C tem bordas finas e design elegante.

Ela também conta com Conexão Única Invisível, com um único cabo ligando a TV ao One Connect. Por essa central são feitas todas as outras conexões - com videogames, aparelhos de TV a cabo, soundbars, etc -, como também acontece com alguns modelos atuais. Assim, o visual fica mais clean e livre do excesso de fios.

Imagem

A Q8C, da Samsung, tem resolução 4K e tela QLED, o que garante imagens de qualidade, com riqueza de detalhes e bons níveis de brilho e contraste. Falando em contraste, a tela curva promete aumentar o contraste nas imagens, já que elas se dispersam menos que nas telas planas. Isso faz com que a visibilidade fique ainda melhor, especialmente em cenas escuras.

Além disso, a TV curva da Samsung tem recurso HDR, que também proporciona cores mais reais e intensas, reduzindo a distorção.

Conectividade

A Samsung Q8C tem boa conectividade, que é feita por meio do One Connect. Ela conta com 4 entradas HDMI e 3 portas USB, além de entrava AV, Óptica e RF. A TV de tela curva também tem conexão Wi-Fi e Bluetooth, o que permite ligá-la a dispositivos de som, por exemplo, sem precisar de cabos.

Uma vantagem desse modelo é a identificação automática de conexões, que mostra os dispositivos conectados à TV na tela inicial do aparelho. Assim, fica bem simples encontrar o conteúdo que você quer assistir.

Áudio

Como esperado, a Q8C também não deixa a desejar no quesito áudio. Ela conta com 60 W de potência e 4.2 canais, o que é suficiente para ambientes grandes, como salas de estar. Mas, se você faz questão de uma experiência completa, vale a pena apostar em uma soundbar.

Que tal conferir nossa seleção com as melhores soundbars de 2021?

Desempenho

O desempenho da Samsung Q8C é o esperado para uma smart TV top de linha de 2018. Ela tem o sistema Tizen, da própria marca, mas não conta com todos os recursos que os modelos mais atuais têm. Ainda assim, alguns recursos merecem destaque: a Q8C vem com a primeira versão do Modo Ambiente, além de ter Bixby, a assistente virtual da Samsung.

Além disso, essa TV de tela curva também vem com o controle remoto único, que passou a ser usado em todos os modelos da fabricante e pode ser usado para controlar outros dispositivos ligados à TV.

Custo-benefício: a TV curva é boa?

Apesar de ter sido lançada com uma TV premium - a Q8C chegou a ser o modelo mais premium da Samsung -, hoje ela não tem um bom custo-benefício. Isso porque, por já ter três anos desde o seu lançamento, algumas das tecnologias usadas nesse modelo já estão ultrapassadas.

Mas, mesmo assim, a tela curva faz com que o preço da Q8C continue bem alto. Por isso, se você pensa em comprar uma smart TV QLED da Samsung, é possível encontrar modelos mais atuais e com tecnologias mais interessantes por preços mais em conta.

O valor alto foi o principal fator que fez com que as TVs curvas fossem deixadas de lado nos últimos anos. Atualmente, é possível encontrar poucos modelos ainda disponíveis com essa tecnologia e as principais marcas não demonstram interesse em continuar investindo nisso. Ou seja, o melhor a fazer é apostar em uma tradicional TV de tela plana.

Se você procura uma smart TV Samsung premium, confira nosso review sobre a QN90A, da linha Neo QLED.