Zoom indica em TV

TV LCD, LED, Smart e 3D: uma TV top de cada categoria

Dicas para você se guiar no labirinto tecnológico dos televisores atuais.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você quer transformar sua sala em um cinema particular mas não sabe nem por onde começar, vamos analisar um modelo de cada tipo de TV, com funções similares, mas diferentes em matéria de entretenimento extra.

TV LCD

tv sony kdl-46cx525LCD significa Liquid Crystal Display (tela de cristal líquido). O LCD é uma tecnologia que usa as propriedades de luminância de cristais líquidos para exibir imagens. É um tipo de tela que consome pouquíssima energia em relação à antiga TV de tubo. Mas, em relação às outras tecnologias de tela, a TV LCD não tem a mesma qualidade em níveis de contraste, ou seja, a capacidade do monitor de exibir os pretos mais escuros e os brancos mais claros não é tão boa quanto as imagens da TV de plasma, por exemplo. Contudo, é uma das TVs mais baratas do mercado, só perdendo, às vezes, para as TVs de plasma.

Um televisor LCD interessante é o Sony KDL-46CX525, da Sony. Essa TV de 46 polegadas é bem acessível e tem recursos muito bacanas. Pra começar, ele é um televisor Full HD. Full significa total e HD significa high definition (alta definição). Existem duas qualidades de imagem em alta definição: a alta definição "normal" (com resolução de 720p) e a alta definição "total" (TV Full HD, com resolução de 1080p). Esses números significam a quantidade de linhas de definição de imagem que a TV consegue gerar. Já os tocadores de discos de filmes em alta definição, como o Blu Ray player, conseguem exibir imagens em alta definição "total". Essa TV tem 4 portas HDMI, conexões justamente usadas para conectar este tipo de aparelho. E ela tem uma boa relação de custo-benefício.

TV LED

Você sabia que as TVs de LED são na verdade TVs de LCD? Pois é, a única diferença é que elas são iluminadas por trás da tela por diodos de emissão de luz (os LEDs), lâmpadas especiais de alta capacidade. Os televisores LED são evoluções tecnológicas sobre as TVs de LCD e consomem menos energia. Outra diferença fica na qualidade de imagem. A TV de LED possui mais brilho e contraste do que as rivais de cristal líquido, além de serem bem mais leves e finas. Infelizmente, elas ainda são mais caras.

Smart TV Samsung UN55ES7000

Uma ótima sugestão é a TV da Samsung, a Samsung UN55ES7000. Ela é uma TV gigantesca de 55 polegadas, uma das maiores do mercado. Esse televisor LED traz alguns ótimos recursos, como 3 entradas USB. Assim como nos computadores, você pode usar as portas USB para conectar um pen drive e ouvir músicas, ver fotos e assistir vídeos da Internet numa tela gigante.

Ela também tem sintonizador de TV digital. E você pode ainda usar a TV como monitor de computador, usando a entrada DVI, desenhada para essa finalidade. O acesso à internet fica por conta da função Smart Hub, que permite navegar em redes sociais, vídeos e e-mails, caso você tenha uma rede Wi-Fi (sem fio) disponível na sua casa.

TV 3D

Você já assistiu cinema em três dimensões? Hollywood resolveu resgatar essa tecnologia, que já existia desde o final do século XIX, para imergir ainda mais os espectadores na experiência cinematográfica. Os grandes fabricantes de TV LED costumam oferecer televisores top de linha para que você assista conteúdo 3D em casa.

As imagens 3D são exibidas em duas partes: uma para seu olho esquerdo e outra para o olho direito. Quando você usa o óculos especial, ele desembaralha as imagens e simula profundidade e densidade, deixando-as incrivelmente reais. A desvantagem de ter uma TV 3D é que há atualmente pouquíssimo conteúdo disponível (e muitas vezes você precisa comprar acessórios separadamente). Apenas poucos discos de filmes Blu-Ray possuem imagens 3D (é preciso inclusive comprar um Blu Ray player especial para rodar imagens 3D) e a TV por assinatura ainda vai demorar um pouquinho para transmiti-las.

TV Sony Bravia KDL-60EX725A Sony tem uma excelente opção para quem quer assistir conteúdo 3D com muita qualidade em casa. A TV 3D Sony KDL-60EX725 tem um design muito bacana. É um bloco sólido predominantemente preto que fica bonito em qualquer sala. Mas tem que ser uma sala grande porque são 60 polegadas de alta definição total, Full HD. Para ver as imagens em três dimensões é preciso investir nos óculos ativos da Sony, já que eles são vendidos separadamente. Para os filmes, ela conta também com o recurso 24p, que simula a textura e suavidade de película das imagens no cinema.

Smart TV

tv lg smart tv 42lw5700A Smart TV é uma TV com internet. É a última palavra em matéria de tecnologia de televisão e a que chega mais próximo de um computador. Se você tem dificuldade em lidar com tecnologia, pode se atrapalhar nas complicações técnicas de conexão à Internet. E você também precisa de uma boa conexão de Internet banda larga. Essas TVs com acesso à internet podem incorporar diferentes tipos de tecnologia de tela, como Plasma, LCD ou LED. Podem inclusive agregar recursos de exibição de imagens 3D. Ou seja, se você adquirir uma dessas, está comprando também um pacote imenso de tecnologias. Com as Smart TVs, você confere notícias em tempo real, acessa e-mails, assiste vídeos na Internet, vê a previsão do tempo e muito mais. Em algumas, dá até para conversar com os amigos pela rede.

A LG dispõe de uma excelente Smart TV, a LG 42LW5700. Ela é uma TV de 42 polegadas capaz de exibir imagens em Full HD. O grande diferencial é que ela grava programas da TV Digital aberta. Com um adaptador fornecido gratuitamente pela LG, você tem a opção de se conectar à rede sem fio. Mas vale lembrar que você precisa ter um modem roteador em casa para disponibilizar a rede de internet sem fio para a TV. A tela é de LED e ainda conta com a nova tecnologia cinema 3D, da LG.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv