Entenda antes de comprar em TV

TV que grava programação: saiba mais sobre este recurso.

Onde armazenar os programas? O que posso gravar? Tire essas e outras dúvidas.

TV que grava programação
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você está procurando uma TV para comprar, é bem capaz de já ter esbarrado com alguma que diga “Grava a Programação”.

Claro que a ideia de poder assistir aos seus programas preferidos na hora que puder ou que der vontade é bem legal. Mas para não ter problemas, é bom saber direitinho quais costumam ser as possibilidades que este recurso oferece.

Então, vamos falar um pouco mais sobre os modelos de TVs que gravam programação?

Quais são as TVs que gravam a programação?

Para dizer a verdade, quase todas as TVs com conversor digital e Smart TVs que chegam ao mercado têm este recurso. Então encontrar uma TV que grave a programação está longe de ser um problema.

O que pode acontecer é encontrar nomes diferentes para a mesma função, de acordo com a marca. Por exemplo, as TVs LG chamam de Time Machine , e nos modelos de TV Samsung, você pode ver como PVR.
A melhor maneira de descobrir se a TV que você quer comprar pode gravar a programação é conferir a ficha técnica ou mesmo dar uma olhadinha no manual, que fica disponível nos sites dos fabricantes.

Como armazenar os programas gravados na TV?

Boa parte das TVs que gravam a programação usa um dispositivo USB para fazer o armazenamento destes dados, ou seja, um HD Externo ou um Pen Drive. Neste caso, vai ser preciso formatar o dispositivo e deixá-lo sempre conectado na TV. Ah, outra coisa: a programação gravada só pode ser exibida no próprio aparelho. Não tem como gravar um filme na TV da sala e exibir na TV do quarto ou no notebook, por exemplo.

Também é possível encontrar algumas TVs com espaço de armazenamento interno, igual a um notebook ou smartphone. O programa fica “guardado” na sua TV, então é só realizar a gravação normalmente e assistir quando quiser.

Mas é bom ficar sempre atento para o espaço disponível, seja no dispositivo USB ou no espaço interno da TV. Se o que tiver não for suficiente para guardar a próxima gravação, você perde o programa.

Algumas Smart TVs oferecem a opção de armazenamento em nuvem, que não precisa de HD Externo nem de memória do aparelho.

Mas dá para gravar qualquer programa que passa na TV?

Não, você não vai conseguir gravar qualquer programa exibido na sua TV. E são dois os motivos principais.

Para começar, na grande maioria dos modelos, o recurso de gravação só está disponível a partir da entrada de TV (RF). Não tem como gravar a partir da fonte HDMI, por exemplo (muito usada por operadoras de TV à cabo digitais). Partindo deste princípio, os programas dos canais da TV aberta (digital ou analógica) poderiam sempre ser gravados, assim como os da TV por assinatura que usem a mesma entrada.

A pegadinha é que esta possibilidade depende também da disponibilidade de cada canal, e pode variar até mesmo de acordo com a programação. Explicando melhor: um canal pode permitir a gravação em um programa, mas bloquear em outro, e você não tem como saber disso até que veja o resultado. 

Resumindo: não tem como garantir a gravação sempre que você desejar, e isso não depende das fabricantes das TVs.

Como gravar o programa que eu quero?

Essa parte também é bem fácil. Uma opção é começar a gravar o que você está assistindo naquele momento, e depois pode desligar a TV para assistir mais tarde, sem problemas.

Mas claro que também dá para agendar por horário ou mesmo por programa, quando o canal tiver essa informação disponível.

Vale à pena investir em uma TV que grava a programação?

Como foi dito, a maior tarde das TVs que chegam ao mercado têm essa possibilidade, e este não é um recurso que aumenta o valor do aparelho (como acontece com a resolução, por exemplo).

Então se você acha que, apesar das limitações, pode ser legal contar com a gravação de programas da TV, não tem porque não procurar um modelo que ofereça o recurso.

 

Tem muito mais no Zoom! Pesquise, compare preços e faça a melhor compra!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv