TV Samsung com imagem azul na tela em um fundo cinza

TVs Samsung: tudo sobre os aparelhos da marca

Descubra tudo sobre as smart TVs da Samsung

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 9 min. de leitura.

Compartilhe:

As smart TVs Samsung são algumas das mais populares entre os consumidores, já que a fabricante traz aparelhos com tecnologias e faixas de preço bem variadas. Mas, entre tantas opções, é normal ficar em dúvida na hora de escolher o melhor modelo para você. Para te ajudar nessa tarefa, a gente conta um pouco sobre as principais linhas de TV Samsung.

No final do artigo, você confere alguns dos principais diferenciais dos aparelhos da marca e do controle remoto. Agora, conheça os melhores modelos de cada uma das linhas da smart TVs da fabricante sul-coreana. Se quiser, a gente também te conta quais são as melhores TVs Samsung de 2021.

Conheça as principais linhas de TV Samsung (Foto: Reprodução/Samsung)
Conheça as principais linhas de TV Samsung (Foto: Reprodução/Samsung)

TV Samsung Neo QLED

Em 2021, a Samsung anunciou a nova linha de TVs Neo QLED, que usam a tecnologia de mini LED, com pixels 40 vezes menores que no LED comum. Com isso, é possível alcançar 100% do volume de cor - ou seja, nada de ver cores distorcidas na sua TV -, além de contraste e brilho ainda mais altos. O painel em mini LED também permite que as smart TVs Samsung Neo QLED tenham telas super finas.

Mas é claro que todas essas inovações têm um preço, por isso, essa é a linha mais cara da Samsung. Confira abaixo os principais destaques nos modelos 8K e 4K.

Neo QLED 8K

Disponível em tamanhos grandes, as TVs QN900A e QN800A podem ser encontradas em 65, 75 ou 85 polegadas, por isso, são indicadas para quem tem salas bem espaçosas. Elas usam o processador Neo Quantum 8K, que usa inteligência artificial para melhorar a qualidade de visualização, exibindo imagens muito próximas à resolução 8K - mesmo que elas tenham sido gravadas em uma resolução inferior.

A frequência de 120 Hz garante imagens super fluidas, mesmo em cenas de ação. Além disso, o Som em Movimento Pro (ou Plus, dependendo do modelo escolhido), aliado à potência de som a partir de 70W, proporciona uma experiência de cinema super imersiva. As TVs 8K da linha Neo QLED ainda têm inteligência artificial com múltiplos assistentes virtuais, recursos gamers - como o Motion Xcelerator Turbo+ - e design ultrafino, com apenas 1,5 cm de espessura.

Neo QLED 4K

Disponíveis a partir de 55 polegadas, as TVs QN85A e QN90A podem ser usadas em ambientes médios ou grandes. Elas usam o processador Neo Quantum 4K que, assim como os modelos 8K, também tem Upscaling. A QN85A tem tecnologia Som em Movimento e a versão superior, a QN90A, tem Som em Movimento Plus. Ambas garantem som imersivo e de alta qualidade, com potência de 60W.

As TVs Neo QLED 4K também são ideais para os gamers de plantão e contam com recursos como o Motion Xcelerator Turbo+ e a tela Ultra-Wide, que melhora a visualização dos jogos. Os dois modelos também têm inteligência artificial e múltiplas assistentes virtuais, além de design ultrafino, com 2,5 cm de espessura.

TV QLED Samsung

Se você pesquisou sobre TVs recentemente, provavelmente se deparou com diversos modelos com tela QLED. Esse tipo de tela é indicado para quem busca um aparelho com altíssima qualidade de imagem, já que no QLED os pixels são iluminados individualmente, garantindo maior brilho e contraste que o LED comum. Além disso, essa tecnologia consegue alcançar cores super reais e tons pretos mais intensos.

Mas a tela não é o único diferencial das TVs Samsung QLED: elas também contam com diversos recursos que deixam a sua experiência mais completa e mais imersiva. Elas têm frequência de 120 Hz e recursos como o Modo Game. Os modelos de 2021 também contam com a tecnologia Motion Xcelerator Turbo+.

As TVs QLED Samsung estão disponíveis com resolução 4K ou 8K. Confira os modelos mais populares abaixo:

Q60T

Modelo de entrada da linha QLED, a Q60T é indicada para quem busca qualidade de imagem acima da média, mas tem um uso mais básico do aparelho. Essa é a única TV QLED da Samsung com frequência de 60 Hz, mas a Q60T proporciona cores vivas e reais, além de excelente contraste e brilho.

Esse modelo também é a que tem preço mais baixo entre as smart TVs QLED, além de ter ótimo custo-benefício. Ela ainda conta com recurso HDR e inteligência artificial com múltiplas assistentes virtuais, permitindo controle por comando de voz.

Q70T

Se você busca uma smart TV para games, a Q70T é uma ótima opção. Ela tem frequência de 120 Hz, Modo Game - que é ativado automaticamente ao ligar o console - e tecnologia Free Sync Premium, que sincroniza a frequência do jogo com a frequência da smart TV.

Assim como o modelo mais básico, a Q70T também tem recurso HDR, inteligência artificial com assistentes virtuais múltiplas e comando de voz. Além disso, ela tem áudio Dolby Digital Plus e inteligência de som antirruído, para melhorar a experiência ao jogar ou assistir aos seus programas favoritos.

Q80T

A Samsung Q80T é o modelo de 2020 mais buscado por quem procura uma smart TV QLED com resolução 4K e recursos premium. Além dos recursos presentes nos aparelhos anteriores, a Q80T tem tecnologia Som em Movimento, com alto-falantes espalhados pela tela que acompanham o movimento das cenas. Isso faz com que você se sinta no meio da ação.

Esse modelo também conta com inteligência artificial, é compatível com múltiplas assistentes virtuais, além de ter visual livre de cabos e design fino.

Q800T

Entre os modelos 8K, a Q800T é o modelo mais popular da linha QLED 2020. Ela tem processador Quantum 8K, com inteligência artificial que melhora a resolução de imagens gravadas em resoluções abaixo do 8K. A Q800T também tem a tecnologia Direct Full Array 24x que ajusta o brilho da tela cena a cena, proporcionando tons escuros profundos e o máximo de contraste. Além disso, ela conta com controle automático do brilho com sensor de luminosidade.

Assim como a Q80T, a versão com resolução 8K tem tecnologia Som em Movimento, 120 Hz de frequência e inteligência artificial com múltiplos assistentes virtuais. O design também não deixa a desejar: a smart TV tem visual livre de cabos e apenas 2,5 centímetros de espessura.

Lançamentos e novidades da linha em 2021

Em 2021, a Samsung lançou novos modelos de smart TV QLED 4K. Nessa categoria, a fabricante trouxe a Q60A, Q70A e Q80A - assim como nos modelos de 2020, essa ordem vai do modelo de entrada até o mais premium. Os dois aparelhos mais básicos têm Som em Movimento Virtual e 20W de potência de som. Já a Q80A conta com Som em Movimento (com tecnologia mais avançada que a versão Virtual) e 60W de potência.

Além disso, a Q60A tem Modo Game Automático, tela Ultra-Wide e Menu de Jogo, mas 60 Hz de frequência. Nos outros dois modelos a frequêcia é de 120Hz e, além desses recursos, ainda está presente o Motion Xcelerator Turbo+.

Confira as ofertas para esses modelos aqui no Zoom:

TVs Samsung 4K com tela LED

A Samsung tem duas linhas de TVs LED com resolução 4K: UHD e Crystal UHD. A linha UHD traz modelos de entrada com recursos básicos, para quem só busca um aparelho com resolução 4K para assistir filmes e séries e funções smart para acessar apps de streaming. Já a Crystal UHD é a linha com melhor custo-benefício, com aparelhos acessíveis, mas que trazem tecnologias um pouco mais avançadas, como Upscalling e inteligência artificial.

TU8000

Smart TV mais popular da linha Crystal UHD, a TU8000 é conhecida pelo bom custo-benefício, já que é considerada um aparelho de entrada e não tem preço alto, mas traz inteligência artificial com múltiplas assistentes virtuais e aceita comandos de voz. Ela também tem tela infinita com bordas finas e visual livre de cabos.

TU7000

Para quem busca uma smart TV com excelente qualidade de imagem e resolução 4K, mas não faz questão de inteligência artificial ou assistentes virtuais, pode apostar na TU7000. Esse modelo tem tela infinita e recurso HDR, que garante mais brilho e contraste para as imagens. Mas é importante ficar atento ao preço da smart TV, já que ela pode ficar mais cara que a TU8000, valendo mais a pena comprar o modelo com inteligência artificial.

Lançamentos de 2021 da linha

Assim como nas linhas QLED, a Samsung também lançou dois novos modelos Crystal UHD em 2021. As smart TVs AU8000 e AU9000 estão disponíveis em tamanhos de 50 a 85 polegadas, 60 Hz de frequência e recursos variados. O modelo mais básico tem Modo Game Automático, recurso HDR, além da inteligência artificial e múltiplos assistentes virtuais. Além de tudo isso, a AU9000 ainda conta com Som em Movimento Virtual e Motion Xcelerator Turbo.

TV Samsung Full HD

Entre os modelos mais simples da Samsung estão as smart TVs com resolução HD e Full HD, comum entre os modelos pequenos. Elas costumam ser opções mais básicas, para quem procura uma smart TV para cômodos mais compactos e não faz questão de recursos avançados.

T5300

A Samsung T5300 está disponível com 40 e 43 polegadas, tem recurso HDR e uma grande variedade de aplicativos de streaming e jogos disponíveis. Ela tem 60 Hz de frequência e som Dolby Digital Plus, mas, como é comum nesse tipo de aparelho, não conta com inteligência artificial.

Linha Lifestyle

A linha Lifestyle também traz modelos com tela QLED, mas com características únicas. Essa linha tem modelos com preços mais altos, mas, além da excelente qualidade de imagem, as smart TVs Samsung Lifestyle têm um diferencial: exclusividade. Atualmente, são dois aparelhos nessa linha: The Frame e The Sero.

A The Frame é uma smart TV que ajuda a compor a decoração do ambiente: com o exclusivo Modo Arte e seu design elegante e super fino, ela vira um quadro na parede. Para completar o visual, ela tem cinco molduras, que você pode escolher de acordo com a sua preferência. A The Frame 2021 está disponível em tamanhos de 43 a 65 polegadas, tem tela QLED, 120 Hz de frequência e o One Connect, que usa apenas um cabo para fazer todas as conexões com a TV.

Já The Sero é uma smart TV que talvez você nunca tenha imaginado. Isso porque esse aparelho gira e pode ser usado na vertical, o que faz com que ela seja ideal para quem quer acompanhar as redes sociais numa tela grande. The Sero também conta com o Modo Retrato, que exibe um pôster, relógio, fotos, parede de som ou cinema enquanto a TV não estiver sendo usada.

TV Samsung por polegadas

Está procurando uma smart TV Samsung de um tamanho específico? Não tem problema. A seguir, a gente lista os principais modelos dos tamanhos mais buscados, com opções de várias linhas. É só clicar no nome das TVs para conferir as ofertas.

Smart TV Samsung 43"

Smart TV 32" Samsung

Smart TV Samsung 50"

Diferenciais das TVs Samsung

Smart View e Tap View

A Samsung tem alguns recursos para quem quer conectar o celular à tela da smart TV. Nos modelos mais antigos, você pode fazer isso pode meio do app Smart View. É só baixar o aplicativo no seu celular e seguir as instruções para espelhar o aparelho na TV. Já os modelos mais recentes vêm com o Tap View. Com essa tecnologia, você só precisa encostar o celular na borda da TV para transmitir o conteúdo para a tela grande.

Inteligência artificial e comando de voz

Como falamos acima, grande parte das smart TVs mais atuais da Samsung são compatíveis com assistentes virtuais. Além de terem a Bixby, assistente virtual da própria fabricante, os aparelhos também podem ser controlados usando outras assistentes virtuais. Você pode conectar a Alexa ou o Google Assistente à sua TV e dar comandos de voz a ela.

Sistema operacional

O sistema operacional de todas as smart TVs Samsung é o Tizen, desenvolvido pela fabricante sul-coreana. Ele é um dos sistemas mais populares no mercado e, com ele, você pode baixar uma grande variedade de aplicativos na smart TV.

Controle remoto Samsung

Todas as smart TVs das linhas Crystal UHD e QLED lançadas a partir de 2020 vêm com o Controle Remoto Único, uma espécie de controle minimalista que, além de controlar a smart TV, pode ser usada para controlar os dispositivos smarts conectados a ela, como soundbars e videogames.

Nos modelos de 2021, o Controle Remoto Único é produzido com plástico reciclável, como parte do programa de reduzir o impacto ambiental da Samsung. Além disso, nas TVs QLED e Neo QLED 2021, o controle remoto é o SolarCell, versão do Controle Remoto Único que vem com um painel de células solares e pode ser carregado com luz solar ou artificial, dispensando o uso de pilhas ou baterias.