Produtos e novidades em TV

Samsung lança TV Micro LED residencial na CES 2019

TV com resolução 4K é versão doméstica da premiada “The Wall”, anunciada em 2018.

tv micro led 75 polegadas samsung
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Samsung anunciou sua nova TV Micro LED 75” na Consumer Electronics Show (CES) 2019, em Las Vegas. O lançamento é uma alternativa residencial da premiada “The Wall” – painel gigante de 146 polegadas que foi sucesso na CES 2018.

A promessa é de que a versão de 75 polegadas chegue aos consumidores como uma opção que caiba na sala, tornando-se parte da decoração com seu design premium e ajudando a economizar na conta de luz, graças ao baixo consumo energético. Ainda não há, porém, uma data para que esse tipo de painel seja comercializado.

O que é a tecnologia Micro LED?

Painéis Micro LED (mLED) têm baixo consumo de energia, pois não precisam de uma fonte externa de iluminação com as telas LED convencionais. Eles são constituídos por trios de chips microscópicos de LED, um verde, um vermelho e um azul. Associados, esses milhões de chips são capazes de montar uma espécie de rede que irá reproduzir a imagem final.

Cada um desses milhões de chips de LED emitem sua própria luz para produzir as cores na tela por meio de um material inorgânico, o nitreto de gálio (GaN) – diferentemente das telas OLED, que utilizam material orgânico e, portanto, estão sujeitas ao temido efeito “burn-in”.

Samsung apresentou nova versão da The Wall na CES 2019

Além disso, as telas mLED são bem mais finas, pois dispensam o encapsulamento, tendo apenas uma camada de vidro ou filme após a rede de micro LEDs.

De acordo com a Samsung, o Micro LED é capaz de produzir imagens com cores brilhantes, superando qualquer outra tecnologia de exibição disponível no mercado.

TV Micro LED da Samsung tem conceito modular

Outra característica interessante do aparelho é a ausência de bordas, que se deve ao conceito modular da TV. Ou seja, você terá liberdade para colocá-la na sua sala da forma que preferir, seja no formato 16:9, 21:9 ou outros fora dos padrões mais comuns, como 1:1.

Essa característica também permite adicionar outras TVs iguais para compor um painel maior, por exemplo, sem que haja preocupação com molduras e encaixes.

TV modular Samsung Micro LED

Impasses e perspectivas do Micro LED

A Samsung não revelou quando a TV de 75” com tecnologia mLED chega ao mercado, mas a expectativa é de que isso ocorra ainda em 2019, já que a sul coreana encontrou uma solução para tornar o tamanho e a resolução do painel mais acessível ao consumidor final.

Fica a dúvida porém quanto ao preço de uma TV Micro LED, uma vez que esse tipo de display tem maior custo de fabricação do que o OLED (que já é mais caro do que painéis do tipo LCD).

De qualquer modo, a tendência é que em futuro não tão distante a tecnologia chegue também a outros dispositivos, como notebooks e smartphones.

 

Com informações: Samsung Brasil

 

Leia também:

 

Mais sobre o /deumzoom:

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv