TV Samsung Q95T, Q80T, Q70T e Q60T: veja as diferenças entre as QLED 4k 2020

Conheça o diferencial de cada um dos modelos QLED lançados em 2020 pela marca sul-coreana.

Redação - ZoomEditor(a)

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Recentemente a Samsung lançou os seus modelos de TVs 2020 e, entre os principais destaques, estão os aparelhos da linha QLED 4K. Afinal, são produtos destinados a quem preza por tecnologia e excelente qualidade de imagem. Cada modelo lançado apresenta particularidades únicas, que podem tanto afetar na experiência como também no preço final.

Há, por exemplo, a smart TV Q95T como a opção mais premium, com as principais tecnologias de ponta da fabricante sul-coreana. Enquanto isso, a Q80T pode ser uma alternativa para quem busca por um modelo top de linha, mas que pode abrir mão de alguns recursos e economizar um pouco. Já a Q70T e a Q60T são opções mais básicas, e por isso com preços mais acessíveis, porém sem deixar de oferecer uma experiência audiovisual de qualidade.

E a fim de esclarecer as dúvidas sobre a linha QLED 2020 da Samsung, reunimos as especificações dessas quatro smart TVs, além de comparar os preços e cada uma das características. O resultado desta análise, aliás, pode ser conferido a seguir!

Saiba mais:

Tela

Todas com tecnologia QLED e resolução 4K

A tela da Samsung QLED usa uma tecnologia baseada em pontos quânticos (Imagem: Divulgação/Samsung).
A tela da Samsung QLED usa uma tecnologia baseada em pontos quânticos (Imagem: Divulgação/Samsung).

A marca sul-coreana não mede esforços para garantir a mais alta qualidade aos seus clientes e, pensando nisso, a Samsung deu um passo além dos modelos LED. Apostando em uma tecnologia baseada em pontos quânticos, foi lançada a tela QLED, que conta com pequenas partículas condutoras, com menos de um nanômetro de diâmetro, que são iluminadas individualmente durante a reprodução dos conteúdos audiovisuais.

E o que isso significa na prática? Os pontos na tela são capazes de se autoiluminarem, e isso faz com que a qualidade do brilho e contraste da imagem aumentem bastante. Aliás, é possível também que os pontos quânticos se apaguem por completo e garantam o chamado “preto profundo”, com tons extremamente escuros.

E como se não bastasse, você ainda não vai ter reflexos na tela da TV, mesmo quando estiver assistindo à conteúdos com cenas muito escuras e em ambientes com claridade. A tecnologia QLED chegou para bater de frente com a também conhecida OLED, que hoje está presente em telas de concorrentes, como LG e TCL.

Além disso, todas as televisões dessa linha QLED contam com resolução 4K, ou seja, ela conta com 3840 x 2160 pixels. Isso significa que todas elas dispõem de cerca de quatro vezes mais resolução do que uma tela Full HD.

Vale mencionar que o formato 4K tem se tornado cada vez mais presente, sobretudo em serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime Video e Youtube, por exemplo. Desta maneira, é possível assistir à conteúdos mais recentes com uma qualidade de ponta.

Design

Da Q60T à Q95T: telas com design sem limites e Modo Ambiente

Não importa qual televisão entre os quatro modelos for escolhida, o usuário terá um aparelho com design sem limites e minimalista. Isso significa que a região frontal do monitor é composta exclusivamente pela tela, sem bordas ou outros acabamentos aparentes.

Apesar disso, há dois pequenos detalhes que diferenciam o design da Samsung Q95T: o One Connect e o suporte No-Gap. Com isso, um fio fino e praticamente transparente conecta a QLED à uma central de conexões. Ligando, desta maneira, a TV à energia e aos demais aparelhos. Enquanto isso, o suporte de parede No-Gap permite uma instalação rápida e fácil, praticamente sem espaço entre o televisor e a parede, fazendo com que ela fique bem parecida, de fato, com um quadro.

Em contrapartida, os modelos Q80T, Q70T e Q60T apostam em um visual livre de cabos. Desta maneira, essas QLEDs apresentam uma solução de canaletas exclusiva que permite organizar os cabos e escondê-los.

Com o “Modo Ambiente 3.0” é possível combinar a televisão Samsung com a textura da parede (Imagem: Divulgação/Samsung).
Com o “Modo Ambiente 3.0” é possível combinar a televisão Samsung com a textura da parede (Imagem: Divulgação/Samsung).

Outra diferença que deve ser mencionada é o “Modo Ambiente Foto” e o “Modo Ambiente 3.0”. O primeiro, disponível apenas na Q60T, permite preencher a tela da smart TV em um mural de fotos. Já o segundo, presente na Q95T, Q80T e Q70T, além da galeria de fotos, permite o uso de texturas que combinem com a decoração do cômodo, seja com imagens pré-definidas ou com a ajuda do aplicativo Smart Things, que consegue copiar e reproduzir exatamente a textura da parede que a TV está inserida para a tela.

Desempenho

Os processadores que garantem as melhores qualidades de imagem

Aqui, mais uma vez, temos uma pequena diferença entre os modelos da linha QLED 2020. A Samsung Q60T, por exemplo, é a única a dispor do processador Quantum 4K Lite. Ainda que não seja a versão mais poderosa de processadores da Samsung, ele é bastante eficaz em sua proposta, capaz de tornar as imagens mais realistas.

Enquanto isso, os modelos Q70T, Q80T e Q95T contam com o processador Quantum 4K, uma versão mais avançada e tecnológica que a Lite. Para além de tornar as imagens mais realistas, esse recurso ainda proporciona uma experiência audiovisual altamente imersiva, visto que o desempenho sonoro também é favorecido – em breve, ainda neste artigo, detalharemos este assunto.

As smart TVs Samsung Q95T, Q80T e Q70T contam com o processador Quantum 4K (Imagem: Divulgação/Samsung).
As smart TVs Samsung Q95T, Q80T e Q70T contam com o processador Quantum 4K (Imagem: Divulgação/Samsung).

É preciso destacar que ambos os processadores contam com um Upscalling potente e um sensor de luminosidade inteligente. Desta maneira, baseada na claridade do ambiente, a luz emitida pelo televisor ideal é ajustada automaticamente, permitindo o brilho e contraste perfeito.

Apesar disso, por meio da métrica do Índice de Qualidade de Imagem (PQI, em inglês), é possível diferenciar a potência visual de cada modelo. A Samsung Q95T, modelo premium da linha, foi classificada com 4.200 PQI. Em seguida, temos a Q80T e a Q70T, que alcançaram a marca de 3.800 e 3.400, respectivamente. Já a Samsung Q60T, modelo de entrada da linha, foi classificada em 3.200, mil pontos a menos que a top de linha.

Mas para quem pensa que há uma diferença muito grande entre o PQI apresentado pelos modelos da linha QLED 4K 2020, ou que a Samsung Q60T conta com uma qualidade de imagem inferior, está muito enganado! A smart TV Samsung RU7100, por exemplo, lançada em 2019 e que ainda é muito bem-avaliada entre os compradores do Zoom, teve o PQI classificado em 1.400 – menos da metade da Q60T.

Conexões

Controle remoto único, comando de voz e bluetooth em todas as QLED

Com o Controle Remoto Único, disponível em todos os modelos QLED 2020, a rotina do usuário vai ficar mais fácil (Imagem: Divulgação/Samsung).
Com o Controle Remoto Único, disponível em todos os modelos QLED 2020, a rotina do usuário vai ficar mais fácil (Imagem: Divulgação/Samsung).

Seja qual for o modelo adquirido, aquela confusão de controles (da televisão, dos canais fechados e até de um home theater, por exemplo) vai chegar ao fim. Com o exclusivo Controle Remoto Único todos os dispositivos compatíveis conectados à TV são reconhecidos e controlados também.

Enquanto isso, há também uma conexão importante e disponível entre os modelos dessa linha: o bluetooth. Tornando possível, assim, conectar à smart TV QLED equipamentos de áudio, como soundbars e fones de ouvido, por exemplo, sem o uso de cabos — basta que o equipamento também tenha bluetooth.

Outras portas de entradas importantes, como HDMI, USB e Ethernet (LAN), também estão presentes em todos os modelos, porém com uma pequena diferença: a Samsung Q95T e a Q80T dispõem de quatro portas HDMI; enquanto a Q70T e a Q60T contam com três. Os quatro modelos, no entanto, contam todos com duas entradas USB e uma LAN.

Todos os modelos QLED 2020 contam com as assistentes pessoais Bixby e a Alexa (Imagem: Divulgação/Samsung).
Todos os modelos QLED 2020 contam com as assistentes pessoais Bixby e a Alexa (Imagem: Divulgação/Samsung).

Ademais, todos os modelos contam com o sistema operacional Tizen, desenvolvido pela própria Samsung. Junto a ele, a linha QLED 4K 2020 conta com múltiplos assistentes pessoais, como a Bixby, própria da marca, e a Alexa, da Amazon, integradas aos seus dispositivos.

Inclusive, essa é a primeira vez que a Samsung tem suporte à outra assistente pessoal que não seja a Bixby, ótima alternativa para dar comandos em português, visto que até então a assistente própria da marca não entendia a língua portuguesa.

Além disso, é possível controlar a casa inteligente através da televisão. Pois, por meio do aplicativo Smart Things, próprio da marca, é possível transformar a TV Samsung em uma central de automação da casa, controlando outros dispositivos inteligentes ou até criando programações e rotinas.

E as possibilidades de conexões não param por aí. Para os usuários da Apple, existe a função do Apple AirPlay, que é capaz de conectar os celulares da de maneira fácil e rápida. Já para os usuários de Android, é possível espelhar diretamente os aparelhos na tela da TV.

Por falar em espelhamento de tela, essas TVs Samsung chegam com uma novidade nunca antes vista em aparelhos da marca: a função Multi Tela. Com ela, é possível dividir a tela da televisão em duas, onde um lado vai ficar passando o conteúdo que está assistindo, e outro lado vai ter a tela do smartphone espelhado. Bem legal, né?

Multi Tela é a novo recurso de espelhamento de tela implementado pela Samsung nas TVs QLED. (Imagem: Reprodução/Samsung)
Multi Tela é a novo recurso de espelhamento de tela implementado pela Samsung nas TVs QLED. (Imagem: Reprodução/Samsung)

Áudio

Samsung Q95T e Q80T garantem uma experiência mais imersiva

Aqui, finalmente, temos diferenças mais acentuadas entre os modelos, ainda que a Samsung Q95T e Q80T garantam uma experiência sonora mais imersiva. Os dois televisores, por exemplo, contam com Dolby Digital Plus, sendo capazes de converter o som em virtual surround sound de 5.1, além de contarem com uma potência (RMS) de 60W.

Além disso, eles se destacam por contarem com o recurso “Som em movimento”. Assim, o áudio reproduzido é capaz de ser emitido na mesma direção em que as cenas transcorrem. Por exemplo, se houver uma cena em que um carro em alta velocidade passa do lado esquerdo para o lado direito da tela, o som também será emitido seguindo o mesmo movimento da cena.

O som em movimento garante uma experiência muito mais imersiva (Imagem: Reprodução/Samsung).
O som em movimento garante uma experiência muito mais imersiva (Imagem: Reprodução/Samsung).

Outro recurso encontrado nos dois modelos é a “Sincronia sonora”, que permite que o som do alto-falante das smart TVs e de uma soundbar consigam trabalhar juntas – pois, normalmente, quando há a conexão com um dispositivo sonoro, o sistema sonoro do televisor é desativado. A diferença imersiva entre os dois aparelhos, contudo, fica por conta das diferentes tecnologias, uma vez que a Q80T conta com um alto-falante de 2.2.2 canais, enquanto a Q95T vem com um de 4.2.2 canais.

Enquanto isso, temos uma experiência sonora relativamente mais simples nos modelos Q70T e Q60T, pois não contam com o “Som em movimento” e nem com a “Sincronia sonora”. Além disso, ambos têm potência (RMS) de 20W e alto-falantes de 2 canais. É preciso destacar, porém, que mesmo inferiores aos outros dois modelos da linha, a qualidade sonora apresentada pela TV Q70T e Q60T é a mesma encontrada em outros televisores top de linha, de outras importantes marcas.

Extras

Samsung Q95T e Q80T têm “Modo Game” e frequência nativa de 120 Hz

Achou que já sabia o suficiente sobre a linha QLED 4K 2020 da Samsung? Calma, pois ainda tem mais! Com exceção da Samsung Q60T, que dispõe de uma frequência nativa de 60 Hz, todos os outros modelos contam com uma frequência de 120 Hz.

Desta maneira, quem adquirir uma Q70T, Q80T ou uma Q95T poderá curtir um filme de ação ou jogos de videogame com um tempo de resposta bem curto entre o som e a imagem, evitando, assim, cenas com borrões ou atrasos. O diferencial aqui é que a Q95T consegue ir além, com uma frequência máxima de 240 Hz.

O “Modo Game” atua na melhoria do contraste e tempo de resposta dos jogos na Q95T e Q80T (Imagem: Reprodução/Samsung).
O “Modo Game” atua na melhoria do contraste e tempo de resposta dos jogos na Q95T e Q80T (Imagem: Reprodução/Samsung).

E por falar em jogos, todos os modelos oferecem o “Modo Game”, a fim de melhorar a performance do jogador. Esse recurso atua diminuindo o tempo de resposta e acionando funções extras, que minimizam a quebra das imagens e otimizam a exposição de luz nas cenas mais escuras. A diferença, nesse quesito, é que a Samsung Q60T tem esse recurso um pouco mais simples, já que os outros modelos chegam com frequência maior e som surround.

Custo-benefício

Qual Samsung QLED 4K vale a pena comprar: Q95T, Q80T, Q70T ou Q60T?

Se você chegou até aqui, com certeza, apenas confirmou o que já sabia: a Samsung Q95T é a melhor smart TV 4K QLED da fabricante sul-coreana. Afinal, além de oferecer todas as funcionalidades da linha 2020, ela apresenta diferenciais superiores – como o PQI de 4.200, frequência máxima de 240 Hz e um alto-falante de 4.2.2 canais, por exemplo. Mas para ter a televisão mais tecnológica e completa há um preço, que por sinal não é barato (o modelo de 55 polegadas é comercializado por, em média, R$ 10 mil).

Enquanto isso, dispondo de menos recursos tecnológicos, e sem deixar de oferecer uma excelente imagem com qualidade 4K, a Samsung Q60T de 55 polegadas pode ser encontrada por uma média de R$ 3.789,00. Esse valor, inclusive, não está muito distante de smart TVs mais simples e de marcas similares.

Desta maneira, da TV mais simples ao modelo premium, todas as opções são excelentes escolhas para quem busca por uma QLED de alto nível, com imagens mais realísticas. O “Modo Game” e a frequência nativa de 120 Hz são diferenciais que não necessariamente afetam a experiência normal dos aparelhos, embora sejam funcionalidades capazes de transformar para melhor a experiência audiovisual de um gamer, por exemplo.

Ou seja, antes de comprar algum dos modelos analisados, confira se todos os recursos são essenciais. Afinal, ainda que entre uma QLED e outra as melhorias apresentadas sejam relativamente pequenas, o custo disso pode sair alto, visto que o preço Samsung Q95T é quase o triplo da Samsung Q60T.

Conheça cada uma delas com mais detalhe:

TV Samsung Q95T:

  • Lançamento: 2020
  • Tela: QLED disponível em 55” e 65”
  • Frequência: 120 Hz nativa e 240 Hz máxima
  • Design: Slim
  • Áudio: Dolby Atmos 60W
  • Bluetooth: Sim
  • Comando de voz: Sim
  • Espelhamento de tela: Sim
  • Wi-Fi integrado: Sim
  • HDMI: 4
  • USB: 2
  • Ethernet: Sim
  • AV: Sim
  • Consumo: 210 W
  • Dimensões (LxAxP): 122,76 x 79,48 x 23,56 cm
  • Peso: 24,1 kg

TV Samsung Q80T

  • Lançamento: 2020
  • Tela: QLED disponível em 55”, 65” e 75”
  • Frequência: 120 Hz
  • Design: Slim
  • Áudio: Dolby Atmos 60W
  • Bluetooth: Sim
  • Comando de voz: Sim
  • Espelhamento de tela: Sim
  • Wi-Fi integrado: Sim
  • HDMI: 3
  • USB: 2
  • Ethernet: Sim
  • AV: Sim
  • Consumo: 240 W
  • Dimensões (LxAxP): 122,76 x 78,34 x 25,58 cm
  • Peso: 21 kg

TV Samsung Q70T:

  • Lançamento: 2020
  • Tela: QLED disponível em 55”, 65”, 75” e 85”
  • Frequência: 120 Hz nativa
  • Design: Slim
  • Áudio: Dolby Atmos 20W
  • Bluetooth: Sim
  • Comando de voz: Sim
  • Espelhamento de tela: Sim
  • Wi-Fi integrado: Sim
  • HDMI: 4
  • USB: 2
  • Ethernet: Sim
  • AV: Sim
  • Consumo: 185 W
  • Dimensões (LxAxP): 123,01 x 78,88 x 26,41 cm
  • Peso: 19,2 kg

TV Samsung Q60T:

  • Lançamento: 2020
  • Tela: QLED disponível em 50” e 55”
  • Frequência: 60 Hz nativa e 120 Hz máxima
  • Design: Slim
  • Áudio: Dolby Atmos 20W
  • Bluetooth: Sim
  • Comando de voz: Sim
  • Espelhamento de tela: Sim
  • Wi-Fi integrado: Sim
  • HDMI: 3
  • USB: 2
  • Ethernet: Sim
  • AV: Sim
  • Consumo: 140 W
  • Dimensões (LxAxP): 123,01 x 78,37 x 24,33 cm
  • Peso: 17,4 kg

Leia também: