TV Samsung TU8000: qualidade de imagem e bom custo-benefício

Confira o review sobre a TV Samsung TU8000 e descubra se ela é ideal para você

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

A smart TV Samsung TU8000 é uma das TVs 4K de entrada mais populares entre os consumidores. Ela é conhecida pelo bom custo-benefício, já que promete boa qualidade de imagem e recursos variados, mas mantém um preço acessível. Mas será que essa smart TV Samsung realmente cumpre o que promete?

Para responder a essa pergunta, nós testamos a Samsung TU8000 de 55 polegadas e a avaliamos com base em seis critérios: design, imagem, desempenho, áudio, conectividade e custo-benefício. Se você está pensando em comprar esse modelo, leia o review a seguir, confira nossas impressões sobre cada um dos pontos citados e descubra se essa smart TV de tela grande é indicada para você.

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Prós e contras da Samsung TU8000:

Prós: A Samsung TU8000 é uma smart TV 4K, o que garante imagens em alta resolução e com muitos detalhes. Além disso, por ser um modelo de entrada com recursos variados, ela apresenta bom custo-benefício. A inteligência artificial é um diferencial, permitindo a compatibilidade com assistentes virtuais variadas e controle por comandos de voz. Além disso, o design da TU8000 também não deixa a desejar: ela tem tela infinita com bordas super finas.

Contras: É claro que todos os recursos incluídos pela Samsung na TU8000 têm um preço e, por isso, esse modelo é um pouco mais caro que aparelhos equivalentes de outras marcas.

Encontre as melhores ofertas para a Samsung TU8000:

Ficha técnica da Samsung TU8000:

O que vem na caixa da smart TV Samsung TU8000?

  • Pés para apoio
  • Cabo de força
  • Controle remoto
  • Pilhas
  • Adaptador de antena
  • Manual do usuário
  • Suporte de cabos

Que tal conhecer um pouco mais sobre as linhas de smart TV da Samsung?

Design e acabamento

A Samsung TU8000 tem bordas superfinas (Foto: Zoom)
A Samsung TU8000 tem bordas superfinas (Foto: Zoom)

Embora seja uma smart TV de entrada, a Samsung TU8000 tem um design bem sofisticado, com bordas superfinas e tela infinita, além do visual livre de cabos, que já é comum nos modelos da marca. Além disso, a espessura do aparelho também é bem fina: são apenas 5,9 centímetros.

De modo geral, podemos dizer que essa é uma TV de entrada com design premium. Embora não seja tão sofisticada quanto os modelos top de linha, a TU8000 ganha pontos por ter tela infinita e, segunda a fabricante, tem a tela mais fina da categoria.

Imagem

A Samsung TU8000 tem resolução 4K, que já se tornou o padrão entre as smart TVs de tela grande. Isso já é suficiente para garantir uma boa qualidade de imagem e riqueza de detalhes. Mas esse modelo ainda traz recursos que ajudam a melhorar a qualidade, como o HDR, que melhora o nível de brilho e contraste na tela, além de proporcionar cores mais reais.

De fato, percebi que tanto o brilho, quanto o contraste da TU8000 são maiores que os da TV que eu tenho em casa - uma LG UN7310 de 50 polegadas. A frequência é de 60 Hz, o que é suficiente para o uso comum. Mas, se você é apaixonado por videogame ou filmes de ação e quer que as imagens sejam ainda mais fluidas, essa smart TV tem Clear Motion Rate, que simula a frequência de 120 Hz.

Desempenho

O controle único é muito prático e fácil de usar (Foto: Zoom)
O controle único é muito prático e fácil de usar (Foto: Zoom)

O sistema da TU8000 é o Tizen, desenvolvido pela própria Samsung e usado em todas as suas smart TVs recentes. Ele é bem fácil de usar e o controle remoto único tem atalhos para alguns apps de streaming - Netflix, Prime Video e Globoplay - e para comandos de voz, o que deixa o uso bem mais prático.

O controle remoto também tem atalho para o Modo Ambiente, que permite exibir uma grande variedade de imagens quando a TV não está sendo usada. Embora eu tenha testado o recurso apenas para ver o quão fácil era usá-lo, me parece uma ótima opção para quem tem o aparelho preso à parede e quer exibir imagens bonitas durante o dia ou ao receber visitas.

Conectei minha conta da Alexa à TV e consegui dar comandos de voz a ela, tanto pelo controle remoto, quanto pelo meu Echo Dot. O futuro é aqui! Brincadeiras à parte, eu gosto muito de poder dar comandos de voz aos eletrônicos e, na TU8000, isso é muito prático.

Áudio

A potência de som desse modelo é de 20W, que é o esperado em TVs de entrada e é suficiente para cômodos médios. São dois alto-falantes de 10W e sistema Dolby Digital Plus, que garante ótima qualidade de som. Eu testei a TU8000 na sala da minha casa - que não é muito grande - e estava a aproximadamente 3 metros de distância da TV. Para mim, a potência foi suficiente, mesmo no horário do rush, quando o barulho do trânsito pode ficar bem alto.

Mas, se você faz questão de um som bem potente, com graves intensos e aquela experiência de cinema em casa, pode ser uma boa ideia apostar em uma soundbar, principalmente se o cômodo em que a smart TV será usada for grande.

Conectividade

A Samsung TU8000 tem um grande número de conexões (Foto: Zoom)
A Samsung TU8000 tem um grande número de conexões (Foto: Zoom)

A conectividade é outro ponto positivo da smart TV Samsung TU8000. Se você procura uma TV que permita conectar o videogame, soundbar e aparelho de TV a cabo, tudo ao mesmo tempo, não vai se decepcionar com esse aparelho. Isso porque ela conta com 3 entradas HDMI e 2 portas USB, além de entrada Ethernet, AV e saída Óptica para áudio digital.

Além disso, a TU8000 também tem conexão Bluetooth. Ou seja, é possível ligá-la a dispositivos sem fios e aparelhos de som. A conexão Wi-Fi é compatível com redes 5 GHz e 2,4 GHz. Fiz a conexão na primeira vez que liguei a TV e ela foi bem estável: não precisei reconectar o aparelho ao Wi-Fi nenhuma vez.

Custo-benefício

Quando ao custo-benefício, podemos dizer que a Samsung TU8000 manda bem. Embora seja uma smart TV de entrada, ela tem um design fino e sofisticado, excelente qualidade de imagem e uma boa variedade de recursos e tecnologias. Por isso, mesmo que o seu preço seja um pouquinho mais alto que outros modelos 4K, vale a pena investir no modelo da Samsung.

Outra vantagem da TU8000 é a grande variedade de tamanhos disponíveis: além do modelo de 55 polegadas, essa smart TV está disponível em 50 polegadas, 65 polegadas, 75 polegadas e 82 polegadas. Ou seja, os tamanhos são ideais para quem busca um aparelho para ambientes médios ou grandes e faz questão de recursos como inteligência artificial e assistentes virtuais.

Produtos similares

Quer conferir outras opções antes de escolher a TV 4K de 55 polegadas ideal para você? Separamos dois modelos com inteligência artificial que podem ser uma boa escolha.

A LG UN7310 é a equivalente à TU8000 na LG e também é muito buscada pelos consumidores. Ela tem recursos semelhantes ao modelo da Samsung, como inteligência artificial, assistentes virtuais e recurso HDR, além do controle remoto Smart Magic.

Que tal conferir nosso comparativo entre a Samsung TU8000 e a LG UN7310?

Já a TCL P715 é uma opção um pouquinho mais básica, mas com ótimo custo-benefício. Ela tem sistema operacional Android TV, que é bem fácil de usar. Além disso, a P715 também tem inteligência artificial, Google Assistente e Chromecast integrado.

Não sabe escolher o melhor aparelho para você? Confira nossas dicas para aprender a comprar smart TV sem errar!