Produtos e novidades em TV

TVs Sony Z9G e A9G no Brasil: marca lança modelo 4K e a primeira Smart TV 8K

A multinacional japonesa lança sua primeira Smart TV 8K com tecnologia de aprimoramento de imagem.

TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Estivemos presentes hoje em um evento da Sony para o lançamento, aqui no Brasil, de dois novos modelos de Smart TVs Premium, da linha Master Series. A primeira TV apresentada foi a AG9, que traz painel OLED e resolução 4K. Mas, o grande destaque do evento ficou por conta da Z9G, que chega com tela LED e é a primeira Smart TV da empresa a proporcionar resolução 8K.

A Z9G e a A9G rodam o sistema operacional Android TV, com suporte para o Google Assistente ou Alexa. Com ele, é possível encontrar qualquer conteúdo favorito apenas com comando de voz, sem precisar usar as mãos e, incrivelmente, sem precisar o controle!

Basta você falar “Ok, Google” e o comando que você quer pedir que ela faça e, pronto! Ela vai abrir o Netflix, rodar sua música favorita ou até mesmo te dizer como está o clima na cidade hoje. Esse recurso serve não apenas para as TVs da Sony, como também para qualquer aparelho inteligente conectado à ela. Isso tudo faz com você tenha toda sua casa conectada, apenas à um comando de voz de distância.

Agora, se você ficou tão curioso como eu para saber o por quê do nome Master Series, aqui está a explicação: de acordo com Head de Marketing de TV da Sony Eletrônicos, Walter Sinohara, essas novas TVs Sony conseguem entregar aos usuários o som e às imagens com total fidelidade, sendo capazes de reproduzir o conteúdo o mais próximo possível da real intenção dos seus criadores. E para conseguir tudo isso, a marca japonesa foi atrás de buscas inspiração nas suas linhas de produtos de Cinema e Broadcast. Bem legal, não é?

O presidente da Sony, Kenichiro Hibi, reforça: “Sabemos que o maior desejo dos criadores de conteúdo é transmitir imagens mais fiéis ao que foi capturado no set de gravação, apresentando detalhes que possam realmente emocionar o consumidor. Temos orgulho em trazer uma linha que traz realismo, emoção, imaginação e beleza como nunca vistas antes dentro dos lares brasileiros."

E para aproveitar ainda mais a qualidade 8K quatro vezes maior que a 4K, a Z9G conta com o 8K X-Reality PRO. Com essa tecnologia, ela consegue otimizar qualquer conteúdo utilizando um exclusivo banco de dados de imagens 8K da empresa para ampliar e fazer com que ele se torne mais próximo da resolução da televisão.  Assim, as imagens se tornam mais nítidas e mostram detalhes que antes não podiam ser notados. 

E como o intuito é você ter a melhor experiência ao assistir seus filmes e séries favoritos, essas Smart TVs Sony trouxeram o Netflix Calibrated Mode, que melhora ainda mais os contrastes da tela e deixa o preto ainda mais profundo. E se você não se acostumar com esse modo, tudo bem! Você pode desligá-lo, assim quando você quer colocar o modo “Cinema” na sua televisão, sabe?

Bom, mas agora vamos ao que interessa: continue com a gente e veja os detalhes das novas TVs Sony, a A9G e a Z9G.

TV Sony A9G Master Series

Veja as especificações técnicas da Sony XBR A9G

Disponível em 65”, a Sony AG9 conta com uma tela OLED, suporte à tecnologia HDR e processador X1 Ultimate. Ele é capaz de detectar cenas e objetos e melhorar os níveis de brilho, detalhes e cores para um resultado com mais realismo.

O processador de imagem X1 Ultimate, que tem 2 vezes mais capacidade de gerar imagens vs o processador do ano passado (da Sony), oferece ainda a tecnologia Pixel Contrast Booster, que combina os tons de pretos com as cores naturais para melhorar o contraste da imagem e aprimorar as cores.

A tela TRIMULINUS é responsável por mapear todas as cores e tons com a ajuda de uma paleta ampla, fazendo com que essas cores fiquem ainda mais próximas das reais.

A qualidade de som fica por conta do Acoustic Surface Audio+ que, através de dois atuadores e dois subwoofers, fazem com que o som que sai da TV possa alcançar várias direções, trazendo mais imersão na experiência. E, ao contrário da Z4G, ela não vem com alto-falantes.

Para quem gosta de assistir Netflix na TV, a Sony traz um recurso muito apreciado, o Netflix Calibrated Mode. Com ele, é possível assistir a conteúdos originais da plataforma com a mesma qualidade de imagem de estúdio.

A tecnologia Dolby também está presente nesse modelo. Enquanto o Dolby Vision torna as cenas mais realistas e autênticas, o Dolby Atmos faz com que o som se espalhe por todo o cômodo e chegue a todos, como se você estivesse mesmo dentro de um cinema. Bem maneiro, não acha?

Seu design é extremamente fino e elegante, podendo ser colocado na parede ou até mesmo dentro daqueles painéis, na parede do seu quarto. Os cabos ficam escondidos na base com um suporte próprio para isso.

Veja a espessura da TV XBR A9G

A Smart TV Sony XBR A9G Acompanha controle remoto inteligente, com microfone integrado, capaz de controlar não apenas a TV, mas também decodificadores e outros dispositivos conectados. Agora, vale lembrar aqui que você não precisa do controle remoto para pedir ações para a TV. Como falado ali em cima, basta dizer “Ok Google” e o comando que você quer que ela faça. Bem prático e rápido!

TV Sony Z9G Master Series

Confira as especificações técnicas da Sony XBR Z9G

Chegando como a primeira Smart TV da Sony com resolução 8K, a Z9G de 85” conta com uma tela LED FULL Array, que oferece uma quantidade maior de LEDs para melhorar a iluminação e a exibição de contraste mais preciso.

O modelo também chega com o processador X1 Ultimate, além da tecnologia 8K X-Reality™ PRO, que juntos são capazes de fazer com que qualquer conteúdo possa chegar mais próximo possível da qualidade da resolução 8K através de um upscalling, ou seja, aumento na escala.

O contraste intenso fica por conta do 8K X-tended Dynamic Range™ PRO, que faz com que as cenas escuras fiquem escuras se tornem mais nítidas, mesmo mantendo essa escuridão, e as mais claras tenham mais brilho.

Para uma melhor qualidade de som, essa TV vem com o sistema Acoustic Multi-Audio. Ele inclui 4 alto-falantes distribuídos na parte frontal da tela, para que a experiência de som seja mais autêntica e imersiva. Ah, e vale destacar que ela tem uma potência de 80W!

Um destaque do modelo é a tecnologia X-Wide Angle, que faz com que a imagem não perca nenhuma característica quando vista de ângulos diferentes.

Assim como o a A9G, a Z9G também vem com o Netflix Calibrated Mode, as tecnologias Dolby Vision e Dolby Atmos, design fico e sofisticado com cabos escondidos, além do controle inteligente.

Afinal, qual elas começam a vender e quais são os preços?

As Smart TVs Sony XBR A9G e XBR Z9G já começaram a pré-venda hoje, no site oficial e na Fast Shop. O preço sugerido de cada uma é, respectivamente, R$ 19.299,99 e R$ 89.999,99.

Veja ofertas da TV Sony XBR A9G:

Veja ofertas da TV Sony XBR Z9G:

 

Quer ler mais sobre TVs e Smart TVs? Chega mais e conheça a nossa página dedicada ao assunto!

Saiba mais:

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv