Logo Buscapé
Logo Buscapé

Assim como a Samsung, a Sony adiantou alguns de seus lançamentos para a CES 2021 - a maior feira de tecnologia do mundo, que tem início no dia 11 de janeiro. As novidades são referentes à linha de TVs Sony Bravia, que, agora, trará novo processador de imagem e sistema operacional Google TV - o mesmo utilizado no novo Chromecast. Já com os nomes definidos, a linha Bravia XR terá os modelos ZJ9 80J, X95J e X90J.

Para os amantes de tecnologia, ambos os recursos anunciados chamaram atenção, porque, primeiramente, o processador foi apresentado como um sistema de Inteligência Cognitiva, como nomeou a marca. Em segundo lugar, o sistema operacional utilizado, até então, só era visto no Chromecast de 2020, portanto, ao que parece, a Sony irá inaugurar a configuração nas smart TVs.

Todas as TVs já ganharam forma e a Bravia XR X90J é a 4K de tela LED da linha. (Imagem:Divulgação/Sony)

A Samsung anunciou suas novas telas QLED, confira: Lançamentos da Samsung 2021: marca apresenta novas TVs QLED, MicroLED e controle remoto a luz solar

Linha de TVs Sony Bravia ganhará inteligência cognitiva

Os modelos anteriores da linha contavam com a inteligência artificial para ajustar o brilho, a cor e o contraste das cenas automaticamente. O novo processador da Sony Bravia, o Cognitive Processor XR, funcionará de maneira um pouco diferente: a tecnologia oferece uma espécie de “foco automático”, capaz de aumentar o brilho e o contraste de acordo com os elementos em destaque em cada cena.

Veja bem, se o filme der um zoom no rosto da personagem principal, a imagem será ajustada para proporcionar um tom de pele mais vivo e realista. Se a cena for outra, como uma paisagem, o ajuste será feito em cima de outros elementos, destacando um poste de luz, por exemplo. A proposta é que a exibição seja dinâmica e consiga extrair o melhor de cada quadro.

Na Bravia XR as imagens são ajustadas automaticamente de acordo com o objeto central da cena. (Imagem:Divulgação/Sony)

O mesmo acontece com o som, o processador das novas TVs Bravia será capaz de alterar a posição do áudio para que a experiência visual e a sonora sejam as mais sincronizadas possíveis. De acordo com a marca, a intenção é que a reprodução seja autêntica em relação ao desejo do criador ao produzir aquele conteúdo.

Ainda não entende muito sobre inteligência artificial e comando de voz? Aqui, nós te explicamos tudo que precisa saber sobre o assunto.

TV Bravia XR é a primeira do mercado com sistema Google TV

Com sistema Google TV, a Bravia XR chegará com Google Assistente integrada para fazer parte de automação da sua casa. (Imagem:Divulgação/Sony)

As, agora, chamadas Bravia XR virão equipadas com o Google TV. O sistema é uma adaptação do tradicional Android TV e foi desenvolvido exclusivamente para o Chromecast lançado em 2020. Aqui, nós explicamos mais sobre o novo dispositivo do Google e as vantagens em relação aos modelos anteriores.

Além disso, as TVs da Sony terão suporte para Alexa, a assistente virtual da Amazon, e, claro, a Google Assistente integrada. Já em relação ao preço, vale destacar que as televisões da marca são regularmente vendidas com um preço superior ao das concorrentes diretas, então, fica a expectativa sobre quão próximas do grande público os aparelhos chegarão.

Desligar o ar-condicionado por comando de voz? Descubra as vantagens das assistentes virtuais, confira: O guia da casa inteligente: como automatizar sua casa

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!