Logo Zoom
Logo Zoom

A TCL Roku TV aparece como uma boa opção para quem busca um aparelho pequeno ou médio. Disponível nas versões de 32 e 43 polegadas, essa TV TCL é mais basiquinha, não contando com assistentes virtuais integrados ou plataforma de inteligência artificial. Ainda assim, ela é compatível com todos os principais apps de streaming, como Netflix, Prime Video, Disney Plus, Globoplay e até Directv Go.

Para te ajudar a descobrir se essa é a televisão certa para você, eu testei a TCL Roku TV de 32 polegadas e conto todas as minhas impressões sobre ela. A seguir, avaliei o aparelho com base em seis critérios: design, imagem, desempenho, áudio, conectividade e recursos extras. Ao final, também falo sobre o custo-benefício dessa TV TCL e apresento alguns produtos similares, para te ajudar a encontrar a melhor TV para a sua casa. Confira!

Se quiser conhecer mais opções, confira nossa lista com TVs 32 polegadas que valem a pena!

Confira o review completo sobre a TCL Roku TV de 32 polegadas (Foto: Divulgação/TCL)

Prós e contras da TCL Roku TV

Prós: A TCL Roku TV é compatível com uma grande variedade de aplicativos e plataformas de streaming. Além disso, seu sistema é fluido e intuitivo e ela conta com Roku TV integrado, que ajuda na hora de compartilhar conteúdos do celular para a tela da TV.

Contras: Por outro lado, o modelo não tem assistentes virtuais. Além disso, ela não tem conexão Bluetooth, o que impede de conectá-la a caixas de som de fio.

Encontre no Zoom as melhores ofertas para a TCL Roku TV:

Ficha técnica da TCL Roku TV

Design e acabamento

A TCL Roku TV tem design minimalista e bordas bem finas (Foto: Gabrielle Nunes)

Como é comum na maior parte das TVs atualmente, a TCL Roku TV tem bordas finas, dando máximo foco à tela. É claro que, por se tratar de um modelo de entrada, as bordas não chegam a ser imperceptíveis, mas podem ser consideradas bem finas, com aproximadamente 1,2 cm de largura. Isso garante um visual elegante e discreto para o aparelho. Com 7,6 centímetros de espessura, essa também é uma TV de 32 polegadas bem fina.

Outra vantagem é que as entradas HDMI, portas USB e outras entradas da TV TCL são laterais, na parte traseira do aparelho. Assim, mesmo que a televisão seja fixada bem próxima à parede, você ainda consegue conectar cabos e dispositivos com facilidade. O design do controle é básico, mas agradável. Feito em plástico, o controle tem botão de atalho para Netflix, Globoplay, HBO Max e Directv Go. Ele é bem simples de usar e tem todos as funções que se espera de um controle remoto de TV.

A gente conta o que pode fazer a Globoplay não abrir na sua TV e como resolver o problema.

Imagem

Como é comum em modelos de 32 polegadas, a resolução da TCL Roku TV é HD, que é suficiente para aparelhos desse tamanho. Mas é importante ressaltar que essa TV não é compatível com HDR e a fabricante não informa se ela tem outros recursos de aprimoramento de imagem. Por isso, não dá para esperar qualidade de cinema, mas a imagem não deixa nada a desejar.

Inclusive, o nível de brilho é muito satisfatório e permite assistir à TV tanto em ambientes claros, como em locais escuros sem prejudicar a visualização. Eu assisti a séries na Netflix, por exemplo, a uma distância de dois metros - tanto de dia, como à noite - e fiquei satisfeita com a qualidade de imagem. Além disso, a tela de LED e a frequência de 60Hz são padrão para aparelhos de entrada.

Desempenho

O controle da TCL Roku TV é fofinho e tem botões de atalho (Foto: Gabrielle Nunes)

O desempenho do aparelho é o esperado de uma TV de entrada. O sistema Roku TV é fluido e fácil de usar. Além disso, ao ligar a TV pela primeira vez, o passo a passo para configurar aparece na tela, o que ajuda bastante. Com esse tutorial, mesmo quem não tem tanta intimidade com tecnologia deve conseguir configurar a televisão sem dificuldade. Alguns aplicativos já vêm instalados de fábrica e, durante a configuração, você pode pedir para o aparelho baixar mais apps. Também é possível adicionar novos aplicativos a qualquer momento, acessando a página inicial da TV. Aliás, vale ressaltar que o sistema Roku é compatível com uma grande quantidade de apps e plataformas de streaming.

Quanto ao desempenho, eu não tenho grandes críticas. O sistema é intuitivo e fácil de usar, há uma grande variedade de aplicativos disponíveis e o controle remoto já vem com atalho para algumas plataformas de streaming. O único problema é que alguns comandos demoram um pouco para serem respondidos pela TV. Mas isso já é esperado de uma TV básica e não chega a ser um problema.

Se você prefere usar o celular para controlar a televisão, o app Roku Mobile pode ser uma ótima alternativa. Pelo aplicativo, você pode acessar todas as funções presentes no controle remoto, além de abrir apps da TV e transmitir conteúdos do seu celular para a tela da televisão. Eu baixei o aplicativo no meu celular e você só precisa fazer login na sua conta Roku - criada ao configurar a TV - para ter acesso ao app Mobile. Depois, o uso do aplicativo é super intuitivo!

Aproveite para conferir o passo a passo de como baixar apps na TV TCL.

Áudio

A potência de som da TV TCL Roku é de 10W. Embora possa parecer pouco, esse é o padrão para TVs de 32 polegadas e é encontrado na maioria dos modelos desse tamanho. Além disso, como esse tipo de televisão costuma ser usado em ambientes pequenos, essa potência é mais que suficiente. Mesmo morando em uma rua barulhenta, não tive nenhum problema com a potência ou qualidade do som da TCL Roku TV.

Vale ressaltar que esse aparelho conta com a tecnologia Dolby Audio, que entrega um som de qualidade e envolvente. Por isso, a qualidade de áudio da TV é bem satisfatória. Ela tem ótimos níveis de clareza mesmo em volumes baixos e alcança volumes altos sem distorcer os sons.

Conectividade

O aplicativo Roku Mobile permite controlar a TV e transmitir conteúdos do celular com facilidade (Foto: Reprodução/Roku Mobile)

Quanto à conectividade, são três entradas HDMI e uma porta USB, que permitem conectar a TV a diversos dispositivos, como soundbars, videogames e aparelhos de TV a cabo. A TCL Roku TV também é compatível com redes Wi-Fi de 2,4 e 5 GHz. Se preferir, você também pode usar uma conexão com cabo, por meio da entrada LAN/Ethernet.

Essa TV ainda conta com entrada de Antena e de Cabo, Entrada AV In, Saída P2 para fone de ouvido e saída SPDIF de áudio digital. Um ponto negativo é que não é possível conectar a televisão a caixas de som sem fio, pois ela não conta com conexão Bluetooth.

Se você usa dispositivos da Apple, como iPhones e iPads, também é possível transmitir conteúdos dos aparelhos para a TV com facilidade, usando o Apple Air Play. Além disso, a TCL Roku TV é compatível com Apple HomeKit, o que permite dar comandos de voz à TV usando a Siri, assistente virtual da Apple, e conectar a televisão a outros dispositivos inteligentes. Legal, né? Infelizmente, essa é a única forma de dar comandos de voz ao aparelho, já que a TV não é compatível com Alexa nem Google Assistente.

Procurando uma TV mas não pode gastar muito? Confira nossa lista de melhor TV barata para comprar!

Recursos extras

Por ser um modelo básico, a TCL Roku TV não tem muitos recursos extras. O destaque principal fica por conta do aplicativo Roku Mobile, que permite controlar totalmente a televisão pelo seu smartphone. Isso é excelente para quem não curte ter muitos controles remotos no dia a dia. Além disso, se você usa um iPhone, a compatibilidade com Apple Air Play e Home Kit também é um extra bem interessante.

Já os usuários de Android ficam um pouquinho atrás e não podem usar assistentes virtuais para dar comando de voz à TV.

Custo-benefício

Custando R$ 1.399, a TCL Roku TV tem um preço considerado médio em relação a outras TVs 32 polegadas. Ela tem tela LED, resolução HD e 60 Hz de frequência, como é comum em aparelhos de entrada desse tamanho. Já a tecnologia Dolby Audio é um extra interessante, que garante boa qualidade de som. Com a boa compatibilidade com aplicativos, o sistema fluido o fácil de usar e pesando todos os recursos e seu preço, dá para dizer que a TCL Roku TV tem um bom custo-benefício.

Em dúvida de qual é o modelo ideal? Confira nossas dicas de como escolher a smart TV certa para você.

Produtos similares

Quer checar mais algumas opções antes de escolher a melhores TV 32 polegadas para você? Para te ajudar a encontrar o modelo ideal, separei duas TVs do mesmo tamanho que valem a pena conhecer, uma da LG e uma da TCL, mas com sistema Android TV. Confira as melhores ofertas para elas:

Se estiver procurando uma TV um pouquinho maior, confira nosso review sobre a TV Philco PTV40G60SNBL.

Conclusão

Considerando todos os recursos disponíveis no aparelho, eu acredito que a TCL Roku TV seja uma boa escolha para quem busca uma TV pequena e de entrada. Se você tem um uso mais básico da televisão e procura um aparelho para assistir aos seus programas favoritos, seja na TV aberta ou em plataformas de streaming, essa é uma ótima opção. O preço é acessível e o sistema Roku, além de fácil de usar, é compatível com todos os principais aplicativos atuais.

Pesando tudo isso, dei a nota 9 para essa televisão. Embora tenha imagem e som de qualidade, recursos Dolby Audio e excelente compatibilidade com aplicativos, ela deixa a desejar na ausência de assistentes virtuais integradas. Por isso, ela perde um ponto, mas isso não chega a ser um grande problema para a maioria dos usuários.

Antes de ir embora, conheça a nova linha de TVs TCL com sistema Google TV.