Zoom indica em TV

TVs para apartamentos pequenos

Aparelhos de TV proporcionais para apartamentos aconchegantes.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Seja uma sala pequena ou uma quitinete, o espaço é um luxo que não se tem nesses casos, por isso a TV deve ser fina e não muito grande, não só por questões de espaço como de conforto visual. Uma tela de 42 polegadas no seu apartamento de 24 m², além de deixar o ambiente muito iluminado, cansará os olhos após algumas horas de uso. Por isso, TVs LCD são as melhores opções.

Depois de eleger o tipo LCD, que são mais finas, pense no tamanho. A medida é mais ou menos a seguinte: se o seu apartamento pequeno tem uma sala menor que 12m², uma TV 22” pode ter o tamanho ideal - entre 21 e 29 polegadas, você vai assistir às programações com conforto. Se o espaço é entre 12m² e 24m², escolha uma TV de 29” ou uma TV 32”. Agora, se a sua sala tiver entre 24m² ou 36m², o tamanho pode variar entre uma TV 32” até uma TV 42”.

Se a sala tem menos de 12 m², opte por colocar a TV na parede, fica bem e economiza espaço. Entre 12 e 24 m² o rack para home theater é uma boa opção, porém procure por modelos mais finos, entre 50 e 90 cm de espessura. Nele, você pode guardar livros e outros objetos nas prateleiras e gavetas. Para salas maiores, de 24 m², o rack pode ficar entre 90 e 120cm.

Outra opção para apartamentos pequenos, e que ainda garante economia de espaço, é colocar a TV dentro da parede, quando essa tiver uma estante embutida ou espaço embutido.

Para quem mora em uma quitinete, a TV pode ser uma alternativa para dividir o cômodo, transformando em um quarto e sala. Para isso use uma estante que vai do chão ao teto, com uma largura razoável para ocupar de 60% a 70% do espaço em que serão separados os dois cômodos. A estante ou a TV pode ainda ter uma base giratória, assim é possível assistir TV quando se estiver na sala, e quando quiser virar a tela para o quarto.

Voltando ao aparelho, pense também no brilho e contraste. Para um espaço pequeno não é preciso uma TV com muito brilho (muito clara), porque isso cansará os olhos. O brilho médio das TVs encontradas no mercado, 250 cd/m² é ideal, mas se comprar uma com brilho de 500 cd/m², não use na capacidade máxima.

Procure televisores finos, de acordo com o espaço disponível do seu apartamento pequeno. Lembre-se que a base da TV conta como parte da espessura, já que a área da base não poderá ser ocupada.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv