Novas TVs QLED da Samsung terão HDR que se adapta à luz

TVs QLED da Samsung contarão com HDR que adequa as imagens de acordo com a luminosidade do ambiente

Maria Paula BrunoEstagiária

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Na última semana, a Samsung divulgou que as próximas TVs QLED da marca contarão com HDR 10+ Adaptativo. O novo formato permitirá que as QLEDs da Samsung ajustem as imagens de acordo com a luminosidade do ambiente, adequando as cores e o brilho das cenas em tempo real no display, para que não percam detalhes com a claridade.

No anúncio feito no blog oficial, a fabricante pontuou que a visualização ideal dos conteúdos HDR costumava ser em espaços de pouca luz, entretanto, o intuito da novidade é alterar esta perspectiva e garantir a melhor experiência possível para todos os clientes, sem ignorar as diversas condições de iluminação das casas e cômodos.

As telas QLED oferecem mais qualidade de imagem e, com o novo HDR Adaptativo, as cenas se adequarão aos diversos tipos de iluminação. (Imagem:Divulgação/Samsung)
As telas QLED oferecem mais qualidade de imagem e, com o novo HDR Adaptativo, as cenas se adequarão aos diversos tipos de iluminação. (Imagem:Divulgação/Samsung)

HDR Adaptativo chega com suporte ao Modo Cineasta

De acordo com o pronunciamento, as novas TVs da Samsung com o HDR Adaptativo terão, também, suporte ao Modo Cineasta, ou Modo Filmmaker - configuração que busca trazer exibições fiéis ao projeto original dos cineastas e produtores de cinema.

Proposta pela UHD Alliance - grupo responsável pelas melhorias do sistema Ultra HD -, o modo desativa os filtros e efeitos pós processamento nas cenas, como acontece com a suavização de imagens, por exemplo, e captura integralmente as proporções e taxas de quadros pensadas originalmente pelos produtores. Otimizando, assim, a experiência cinematográfica.

Filmes e séries do Prime Video já têm suporte ao HDR adaptativo

De acordo com a Samsung, o catálogo do Prime Video já tem suporte ativo para o novo formato HDR. (Imagem:Reprodução/Shutterstock)
De acordo com a Samsung, o catálogo do Prime Video já tem suporte ativo para o novo formato HDR. (Imagem:Reprodução/Shutterstock)

Para que essas tecnologias possam ser aproveitadas pelos usuários, é preciso que, além das telas, os produtores de conteúdo também estejam de acordo com os novos recursos. Pensando nisso, a Samsung, afirmou, ainda, que se uniu à Amazon para habilitar o Modo Cineasta e o HDR 10+ Adaptativo em todas as séries e filmes disponíveis no catálogo do Prime Video, serviço de streaming da Amazon.

BA Winston, chefe global de reprodução e entrega de vídeo da Amazon Prime Video, entregou:

“Com o modo HDR10 + e Filmmaker, o conteúdo do Prime Video é otimizado independentemente do ambiente de exibição e os clientes podem desfrutar de filmes e programas de TV da maneira que os cineastas pretendiam.”

É esperado que mais conteúdos sejam disponibilizados no novo formato HDR 10+ e a empresa sul-coreana adiantou a parceria com a Universal Pictures para aumentar a compatibilidade das produções com as novas tecnologias e tornar a experiência dos usuários ainda mais completa.

Leia também: