Crystal UHD: tudo sobre a linha de TVs Samsung

Saiba mais sobre as smart TVs Crystal UHD, da Samsung

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você andou pesquisando sobre smart TVs com ótima qualidade de imagem e bom custo-benefício para comprar, provavelmente se deparou com a linha Samsung Crystal UHD. As TVs dessa categoria têm resolução 4K e recursos atuais, como inteligência artificial. Por isso, são ideais para quem busca um aparelho com tecnologias modernas, mas não quer pagar muito caro por isso.

Para conhecer melhor a linha de smart TVs Crystal UHD, da Samsung, e tirar todas as dúvidas sobre ela, é só continuar lendo essa matéria. A gente explica tudo que você precisa saber para decidir se essas TVs são uma boa escolha para a sua casa. E, para saber o que levar em conta na hora de escolher uma smart TV, é só conferir o nosso guia de compras de televisões.

As TVs Crystal UHD têm design slim e moderno (Foto: Reprodução/Samsung)
As TVs Crystal UHD têm design slim e moderno (Foto: Reprodução/Samsung)

O que é Crystal UHD?

O nome pode parecer diferentão, mas não é difícil entender o que é a linha Crystal UHD. Antes de tudo, é importante dizer que UHD é uma abreviação de Ultra HD que, por sua vez, é o nome completo da resolução 4K. Já o nome Crystal vem do processador Crystal 4K, usado nas smart TVs dessa linha, que têm painel de LED.

Ou seja, a TV Crystal UHD nada mais é que um aparelho com resolução 4K e um processador desenvolvido pela Samsung para garantir excelente qualidade de imagem. Segundo a fabricante, "o processador Crystal 4K transforma tudo o que você assiste em resolução próxima ao 4K", mesmo que o conteúdo tenha sido gravado em uma resolução mais baixa.

Embora sejam smart TVs de entrada e com bom custo-benefício, os aparelhos Crystal UHD trazem recursos variados para melhorar a sua experiência ao assistir televisão ou, até mesmo, ao jogar videogame. Mais para frente, falaremos dos principais recursos e tecnologias presentes em cada modelo da linha.

Conheça as melhores opções de smart TV Samsung 4K.

Qual a diferença entre o Crystal UHD e o UHD convencional?

Você pode estar se perguntando: "tá bem, mas qual a diferença entre as TVs Crystal UHD e a linha UHD da Samsung?". Afinal, as duas linhas têm aparelhos com resolução 4K. Pode deixar que a gente te explica.

As TVs UHD são mais simples e, por isso, são indicadas para quem tem um uso mais básico da televisão, buscando apenas uma boa qualidade de imagem, mas sem precisar de muitos recursos. Já a TV Crystal UHD traz cores mais vivas e com mais contraste, além de upscalling - a tecnologia que aproxima resoluções inferiores do 4K.

Os aparelhos dessa linha também tem design mais premium, com bordas infinitas, e recursos como o Modo Game e Modo Ambiente. Mas a principal diferença entre as duas é que a linha Crystal UHD tem modelos que contam com inteligência artificial e são compatíveis com assistentes virtuais, como Alexa, Google Assistente e a Bixby, da própria Samsung. Aproveite e confira aqui como conectar Alexa na smart TV Samsung.

As TVs Crystal UHD contam com Upscalling, para melhorar a qualidade das imagens exibidas (Foto: Reprodução/Samsung)
As TVs Crystal UHD contam com Upscalling, para melhorar a qualidade das imagens exibidas (Foto: Reprodução/Samsung)

Lançamento da linha Crystal UHD Samsung no Brasil

As smart TVs Samsung Crystal UHD foram lançadas em junho de 2020, com os modelos TU7000, TU7020 e TU8000. Devido ao grande sucesso da linha entre os consumidores, em maio de 2021 a fabricante anunciou dois novos modelos: a AU8000 e a AU9000. Além do design ainda mais fino e com visual premium, as novas TVs Crystal UHD trazem a tecnologia Motion Xcelerator Turbo, que simula a frequência de 120 Hz.

Se quiser saber mais sobre o assunto, a gente explicou o que significa a frequência das TVs.

Qual é a melhor TV Crystal UHD?

A Samsung tem cinco opções de TV Crystal UHD, entre os modelos lançados em 2020 e os lançamentos de 2021 - todas com tela LED e resolução 4K, além do visual livre de cabos, que já é tradicional na fabricante sul-coreana. Cada uma delas se adapta a diferentes necessidades e tipos de uso. Confira mais sobre cada modelo e encontre a smart TV ideal para você.

Crystal UHD TU8000

Modelo mais popular da linha, a TU8000 é a smart TV Crystal UHD com melhor custo-benefício. Embora seja um modelo de entrada, ela conta com tudo que uma pessoa com uso comum pode querer em uma televisão. Além da resolução 4K, a TU8000 tem inteligência artificial, é compatível com três assistentes virtuais e pode ser integrada a outros dispositivos inteligentes da casa.

Crystal UHD TU7000

Se você faz questão de excelente qualidade de imagem, mas dispensa o uso de assistentes virtuais, a TU7000 é uma boa opção para você. Por ter o processador Crystal 4K, essa TV exibe imagens com alta resolução, além de cores super vivas e alto nível de contraste. Além disso, a TU7000 tem suporte a HDR e tecnologia Clear Motion Rate, que simula a frequência de 120 Hz e deixa as imagens mais fluidas.

Crystal UHD TU7020

Lançada um pouco depois dos dois primeiros modelos, a TU7020 é, basicamente, uma versão simplificada da TU7000. Ela traz os mesmos recursos e tecnologias, mas não tem entrada para cabo Ethernet, ou seja, a conexão com a internet precisa ser feita por Wi-Fi.

Crystal UHD AU8000

Um dos lançamentos de 2021 é a AU8000, que conta com inteligência artificial e múltiplas assistentes virtuais e pode ser considerada a evolução da TU8000. Ela tem um design ainda mais slim que os modelos de 2020, com apenas 2,5 cm de profundidade. Além disso, esse modelo tem painel Dynamic Crystal Color, com cores ainda mais puras e reais.

Crystal UHD AU9000

Modelo mais avançado da família Crystal UHD, a AU9000 também é um lançamento de 2021. Além de todos os recursos presentes na AU8000, essa smart TV conta com tela Ultra-Wide e Motion Xcelerator Turbo, que melhoram a experiência com games. A qualidade de áudio também é mais alta, graças à tecnologia Som em Movimento Virtual, que garante um som 3D super imersivo.

Crystal UHD vs QLED: qual o melhor?

Com tantas opções disponíveis, é normal ficar em dúvida na hora de escolher a linha de smart TV que mais se adequa às suas necessidades. A Samsung Crystal UHD traz modelos com recursos bem variados e alta qualidade de imagem, mas usa painel LED convencional. O foco nesse linha é aliar alta resolução e tecnologias inovadoras a preços acessíveis, por isso, ela é conhecida pelo bom custo-benefício.

a linha QLED traz painel com pontos quânticos, que garante contraste mais alto e cores ainda mais reais, alcançando tons escuros mais puros. Essa linha também tem recursos mais avançados que a linha Crystal UHD, por isso, é indicada para quem está disposto a investir um pouco mais em uma smart TV para ter uma experiência ainda mais completa.

A gente fala mais sobre as TVs Crystal UHD no nosso canal no Youtube: