TVs Samsung Neo QLED: conheça a nova linha de smart TVs

A gente conta tudo sobre as novas TVs Neo QLED, da Samsung

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

As TVs QLED já têm se destacado no mercado há um tempo por proporcionarem imagens de alta qualidade e terem preço mais baixo que outras tecnologias, como o OLED. Mas, em 2021, a Samsung lançou a linha Neo QLED, que também usa paineis com pontos quânticos, mas adotando o mini LED, que promete exibir imagens com ainda mais definição.

Mas não é só na tela que estão as diferenças entre o QLED e o Neo QLED. Por isso, as smart TVs dessa linha são indicadas para quem busca a máxima qualidade de imagem e faz questão das tecnologias mais modernas disponíveis no mercado. Conheça mais sobre as TVs Neo QLED da Samsung a seguir.

Se quiser, confira também as diferenças entre as TVs LCD, LED, QLED e OLED.

As TVs Neo QLED têm design ultrafino e painel mini LED (Foto: Divulgação/Samsung)
As TVs Neo QLED têm design ultrafino e painel mini LED (Foto: Divulgação/Samsung)

TVs Neo QLED usam tecnologia Mini LED

Assim como nas telas QLED tradicionais, o Neo QLED usa pontos quânticos que são acendidos individualmente, o que garante mais brilho e contraste que as telas LED comuns. Mas não confunda: ao contrário das telas OLED, em que os pixels se autoiluminam, no QLED eles são iluminados por um painel de LCD.

Embora siga o mesmo princípio, o Neo QLED trouxe uma novidade: ele usa a tecnologia de mini LED. Ou seja, os pixel são 40 vezes menores que os pixels tradicionais, permitindo iluminar regiões ainda menores na tela. Isso proporciona contraste ainda maior, mais brilho para as imagens e tons escuros absolutos, já que fica ainda mais difícil que a luz "vaze" para regiões que não estão acesas.

Graças ao mini LED, o Neo QLED também proporciona imagens com 100% do volume de cor. Ou seja, nada de cores distorcidas ou diferentes da realidade. Além disso, as TVs dessa linha contam com o Quantum HDR, que deixa os detalhes ainda mais visíveis em intensos, não importando o nível de brilho da cena.

Processador Neo Quantum

As TVs Samsng Neo QLED usam o processador Neo Quantum 8K ou 4K - dependendo da resolução da smart TV. É ele que permite usar a tecnologia Quantum HDR, que deixa as imagens ainda mais detalhadas, inclusive em cenas claras e escuras. O processador Neo Quantum também tem a tecnologia de Upscaling com inteligência artificial, otimizando a qualidade de imagens gravadas em resoluções abaixo da resolução da sua smart TV.

Design ultrafino

Se você curte TVs com tela super fina e design elegante, vai gostar dos aparelhos Neo QLED. As smart TVs dessa linha têm tela infinita sem bordas aparentes e são ainda mais finas que os modelos anteriores, variando entre 1,5 e 2,5 centímetros de espessura. Isso garante um design mais sofisticado e discreto, que combina com qualquer ambiente.

Como já é comum nas TVs Samsung, os modelos Neo QLED também têm visual livre de cabos. Além das canaletas para esconder os fios e evitar aquela bagunça, todas as TVs da linha têm One Connect. É por esse receptor que são feitas todas as conexões - seja com videogames, soundbars ou mesmo aparelhos de TV a cabo -, assim, apenas um cabo precisa ser ligado à smart TV.

Sistema de som

A tecnologia Som em Movimento melhora a experiência das TVs Neo QLED (Foto: Divulgação/Samsung)
A tecnologia Som em Movimento melhora a experiência das TVs Neo QLED (Foto: Divulgação/Samsung)

O sistema de som é o Dolby Digital Plus, que já é popular em smart TVs. Mas é a tecnologia Som em Movimento que faz toda a diferença e deixa a experiência de assistir filmes e séries ainda mais envolvente. Os aparelhos com essa tecnologia têm alto-falantes na tela que acompanham o movimento das cenas, dando aquela impressão de estar dentro da ação.

E, se você curte um som potente e prefere usar soundbars, o recurso de Sincronia Sonora ajuda a evitar delay entre a TV e a soundbar. Isso porque, segundo a Samsung, o som da soundbar é somado aos alto-falantes da TV e ambos trabalham em conjunto.

Recursos extras

As TVs Neo QLED têm recursos que já são comuns em aparelhos de ponta, como frequência de 120 Hz, inteligência artificial com múltiplas assistentes e comandos de voz, e áudio Dolby Digital Plus. Mas, além disso, essa linha da Samsung também traz recursos extras que ajudam a criar uma experiência mais completa.

Para os gamers, por exemplo, a linha Neo QLED traz diversos recursos. A tela Ultra-Wide permite jogar com a tela nos formatos 21:9 ou 32:9 e o menu de jogo ajuda a consultar o input lag, FPS, HDR e outras informações rapidamente e fazer os ajustes necessários. Os aparelhos Neo QLED ainda conta com Motion Xcelerator Turbo+, que deixa os movimentos mais nítidos em momentos de ação, e Freesync Premium Pro, que ajusta a frequência da TV com a frequência do console, garantindo que os gráficos se movam na velocidade certa.

Os aparelhos dessa linha ainda contam com Samsung TV Plus - serviço de IPTV exclusivo da Samsung - e recurso Multitela, que permite dividir a tela da TV entre o conteúdo assistido e o seu celular.

Acessórios

O SolarCell é o controle remoto da linha Neo QLED (Foto: Divulgação/Samsung)
O SolarCell é o controle remoto da linha Neo QLED (Foto: Divulgação/Samsung)

Como todos os aparelhos QLED 2021 da Samsung, as smart TVs Neo QLED também vem com o controle remoto Solar Cell. Além de ser feito com plásticos recicláveis, ele conta com uma placa de células solares, ou seja, é carregado pela luz do sol - ou mesmo pela luz artificial - e dispensa o uso de pilhas ou baterias.

Se você quer deixar o visual da TV ainda mais discreto, o suporte de parede Slim-mount ajuda a prender o aparelho super próximo à parede, dispensando o uso de suportes grandes e espaçosos. o Slim-mount faz com que a smart TV ocupe o mesmo espaço de um quadro ao ser presa à parede.

Custo-benefício

É difícil falar de custo-benefício quando se fala de smart TVs premium. É claro que todos os recursos e tecnologias citados têm um preço e, por isso, a opção mais básica da linha Neo QLED custa a partir de R$ 8.500, no tamanho de 55 polegadas. Com certeza é possível encontrar ótimas TVs QLED nesse tamanho por valores bem mais em conta.

Ainda assim, se o que você busca é exclusividade e prefere pagar mais para ter as tecnologias mais atuais - que vão criar uma experiência mais completa em qualidade de imagem, som e design -, pode valer a pena apostar na linha Neo QLED.

Encontre ofertas para as TVs Samsung Neo QLED: