TV Full HD ainda vale a pena?

Algumas Smart TV Full HD chegam com inteligência artificial e apostam em recursos e tecnologia

Maria Paula BrunoEditor(a)

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Ainda vale a pena comprar uma TV Full HD? Com a popularização das TVs 4K e a chegada até de modelos 8K no mercado, essa passou a ser uma dúvida recorrente entre os que buscam um novo aparelho.

O primeiro passo para responder essa pergunta é entender o que cada uma das tecnologias significa em termos de resolução e qualidade de imagem para, em seguida, avaliar se uma Full HD compensa ou não no seu caso. Ou seja, a resposta é "depende" e, para te ajudar a entender melhor, separamos todas as informações que você precisa aqui embaixo. Dê um Zoom!

Precisa escolher uma TV mas não sabe por onde começar? Leia mais: Veja como escolher uma TV

Resolução e qualidade de imagem

O Full HD perde a nitidez apenas em telas maiores

Em telas grandes, como de 50 a 65 polegadas, a tendência é que as imagens Full HD percam a nitidez. (Imagem:Divulgação/Samsung)
Em telas grandes, como de 50 a 65 polegadas, a tendência é que as imagens Full HD percam a nitidez. (Imagem:Divulgação/Samsung)

A resolução de uma TV está ligada a dois fatores principais: ao número de pixels, aqueles quadradinhos que compõem a imagem, e ao tamanho da tela. Quanto mais pixels disponíveis para reprodução no aparelho, melhor será a qualidade da imagem exibida, por conta da quantidade de detalhes que os pontos conseguirão ilustrar.

Pense em uma foto: você tira uma foto em HD, mas, se você esticar a imagem, ela perde todos os detalhes. É a mesma coisa que acontece com as TVs, quanto maiores as telas, mais as imagens ficam esticadas e, se tiverem poucos pixels, elas vão ficar borradas. Por isso em telas pequenas, como de 43 polegadas, por exemplo, essa resolução é suficiente. Já em telas de 50 e 55 polegadas, as imagens podem ficar mais borradas e sem muitos detalhes.

Para se ter uma noção: enquanto uma TV Full HD tem 1920 x 1080 pixels, isso é, 1920 pontos na vertical e 1080 na horizontal formando as cenas, uma 4K tem quatro vezes mais: 3840 x 2160 pixels. Nas TVs 8K, as mais recentes do mercado, o número é ainda mais impressionante, com 7680 x 4320 pixels. Porém, na prática, uma TV só pede esse nível de detalhamento e resolução quando ela é maior.

Inclusive em telas menores, de 32 e 40 polegadas, como não necessitam de tantos pixels, a resolução HD, por exemplo, é suficiente.

E para melhorar a qualidade da imagem, principalmente nessas telas pequenas, as marcas costumam implementar tecnologias para melhorar a definição, como o HDR, que deixa as cores mais vivas e realistas, aumentando ainda mais o aproveitamento das telas sem o 4K.

Custo-benefício

Ainda vale a pena comprar uma TV Full HD?

TV S6500 da TCL é uma Smart TV Full HD com inteligência artificial e Android TV. (Imagem:Divulgação/TCL)
TV S6500 da TCL é uma Smart TV Full HD com inteligência artificial e Android TV. (Imagem:Divulgação/TCL)

Atualmente, já é possível encontrar TVs 4K pelo mesmo preço de uma Full HD. O diferencial é que, por terem uma resolução “inferior”, muitas TVs Full HD compensam nas demais tecnologias e chegam até mesmo com inteligência artificial e sistema operacional mais avançado que as demais de resolução mais recente. Portanto, além das considerações em relação ao tamanho da tela, vale ponderar também sobre o que é mais vantajoso para você nesse caso.

Por último, outro fato importante para a decisão é: qual será o uso da TV? Se a intenção for uma tela grande para assistir filmes na sala ou para reprodução de games, certamente uma TV 4K trará mais benefícios na exibição. Porém, se o uso for pontual, como no quarto de uma criança que ainda não consome conteúdos pesados, não é necessária uma ultra qualidade de imagem e uma TV Full HD pode ser bem satisfatória pelo custo-benefício.

Portanto, comprar uma TV Full HD ainda vale a pena se o tamanho de tela escolhido não demandar resolução em 4K ou se o uso do aparelho dispensar uma qualidade de imagem impecável. Ainda, existem opções Full HD com mais recursos e tecnologia do que algumas 4K oferecem pelo mesmo preço, como é o caso da TCL S6500 de 43 polegadas que chega com inteligência artificial via Google Assistente e Android TV para baixar aplicativos e acessar internet.

Agora que já descobriu se compensa, nós te ajudamos a escolher o modelo ideal: Smart TVs Full HD: veja as melhores opções para comprar em 2020

Leia também: