Entenda antes de comprar em TV

Você sabe o que é brilho, contraste e tempo de resposta?

Entenda como essas características influenciam na qualidade da imagem da TV.

Imagem TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quando vamos comprar uma televisão, além do tipo de tela e das polegadas, algumas das características mais ressaltadas pelos vendedores são brilho, contraste e tempo de resposta. Mas o que são exatamente, qual a real importância dessas características na imagem da TV?

Brilho da TV

O brilho é a quantidade de luz que sua TV irá produzir. Ele é sinalizado por uma unidade de medida de luz chamada Candela, cujo símbolo é cd. Uma candela, que em latim significa vela, equivale exatamente ao brilho de uma vela. No televisor, o brilho é medido em cd/m² (candela por metro quadrado).

Escolha sua TV Full HD

Na hora de escolher a sua televisão, seja ela uma televisão de Plasma, LCD, LED ou mesmo uma moderna TV OLED, uma taxa considerada boa para a imagem da TV é aquela que tem, em média, 500 cd/m², e que pode ser encontrada em uma TV Full HD.

Mas, se você quiser uma definição ainda maior, as televisões não param de inovar. Com uma TV 4K, que tem a resolução cerca de 4 vezes maior que os televisores Full HD, você terá uma boa experiência visual, com uma imagem na TV bem nítida.

Se o brilho não for bom, o resultado será uma imagem da TV escura e pouco definida. Por isso, quanto mais brilho, melhor. Mas atenção, aqui vai uma dica importante: vale destacar que não adianta ter um brilho bem elevado se o contraste não acompanhar toda essa qualidade.

Contraste da TV

Para equilibrar o brilho na imagem da TV existe o contraste. O contraste é definido como a graduação entre o ponto mais claro, ou mais branco da imagem; e o ponto mais escuro, ou mais preto.

A medida do contraste da TV é dada pelo número máximo de pontos de preto: número mínimo de pontos de branco. Por exemplo: se um televisor apresenta o contraste de 450:1, significa que o máximo de escuridão a que chegará é de 450 pontos e o mínimo de claridade será de 1 (o mínimo de branco é sempre 1).

A taxa média de contraste estático é de 450:1 a 600:1. Nos televisores de alta definição, esse valor passa dos 10.000:1. Alguns fabricantes podem falar em Contraste Dinâmico ou Full On/Off, que passa dos 30.000:1, normalmente encontrado em uma TV de LED.

O contraste é importante para dar contorno à imagem da TV e evitar que o brilho seja cansativo aos olhos.

TV e tempo de resposta

O tempo de resposta é o tempo levado para que a tela tenha boa definição de uma imagem durante o movimento. Nos filmes de película, o tempo de resposta é o tempo entre um frame (quadro) e outro. Hoje, é a definição de brilho e contraste que formam a imagem da TV.

Ele é medido em milissegundos (ms), que, no caso da TV, é uma medida de velocidade da luz. Modelos de televisores mais modernos podem ter um tempo de resposta menor que 2 ms, e esses modelos podem ser tanto uma TV LCD, ou em uma TV de Plasma, por exemplo.

O tempo de resposta é importante para evitar o travamento da imagem na TV. Quanto mais rápido for, melhor será a transmissão do programa assistido. Principalmente para esportes, corridas e filmes de ação.

Mas qual a TV ideal?

Resumindo, a regra é a seguinte na hora da compra: no caso de brilho e contraste, quanto maior, melhor; mas com tempo de resposta acontece o contrário: quanto menor for o tempo, melhor será a qualidade da imagem na TV.

Um exemplo: se você quer altíssima definição na imagem da TV, escolha um modelo com taxa de brilho a partir de 500 cd/m², contraste acima de 10.000:1 e tempo de resposta de 2 ms ou menos.

Com todas essas dicas, fica fácil escolher a melhor televisão para assistir às programações com qualidade.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv