Entenda antes de comprar em Varal

Como instalar varal de teto

Tenha suas roupas secas ocupando pouco espaço. Aprenda instalar varal de teto para apartamento de forma prática e rápida

como instalar varal de teto
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

O varal de teto é ótimo para secar roupas em lavanderias pequenas, inclusive em apartamentos, pois permite pendurar roupas no alto, sem ocupar tanto espaço no ambiente.

Instalar um varal de teto individual, ou até mesmo um varal de teto com manivela, é mais simples do que parece e você mesmo pode fazer o serviço se seguir as instruções corretamente. Para te ajudar, montamos um artigo para que você aprenda a como instalar um varal de teto de maneira fácil e rápida.

Para fazer a instalação você precisará de uma furadeira, os parafusos, buchas e outras peças necessárias, que normalmente vêm no kit de instalação junto com o varal.

Leia também: Os Melhores Ferros de Passar

1) Marque o teto e as paredes com os pontos onde devem ser feitos os furos com a furadeira. Para não ter erro, use o próprio varal como referência para medir a distância da parede e marcar os locais onde você deverá fazer os furos no teto.

2) Ao todo serão 7 furos, sendo 4 no teto e 3 na parede. Lembrando que, a distância entre as paredes dos cantos e as bordas do varal deve ser de 20 cm.

3) Localize o ponto central do lado menor do varal e marque-o na parede paralela, a 10 cm do teto. Marque 5 cm a direita do ponto e 5cm a esquerda do ponto. Nestes furos serão encaixadas as polias duplas.

4) Para encaixar o gancho que prenderá a corda do varal, faça uma marcação na parede a, no mínimo, 1 metro e 50 cm do chão, seguindo a orientação do ponto central marcado anteriormente.

5) Verifique a numeração da bucha do varal e utilizando uma furadeira com broca de mesma numeração da bucha, faça os furos. Em seguida, coloque as buchas nos furos e bata levemente com um martelo para que elas entrem totalmente e coloque os ganchos.

6) Corte ao meio a corda que veio junto com o varal e queime as pontas com o isqueiro para que elas não desfiem.

7) Dobre uma das cordas e passe as duas pontas no gancho da parede e no gancho do teto, formando uma das laterais. Faça o mesmo processo do outro lado do varal para formar a outra lateral.

8) Amarre as quatro pontas nos furos laterais do varal.

9) Puxando as cordas, levante o varal até o teto, nivele e deixe descer 10 cm do teto. Faça um nó a altura do gancho central fixado a aproximadamente 1,5m do chão.

10) Agora, desça o varal até a altura que seja confortável para você estender as roupas e faça outro nó, também na altura do gancho.

 

Pronto, seu varal já está instalado e pronto para secar roupas!

Leia também: Os Melhores Aspiradores de Pó

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!