Entenda antes de comprar em Ventilador e Circulador

Como escolher um ventilador?

Fique por dentro das nossas dicas sobre como escolher um ventilador.

Como escolher um ventilador
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

A escolha do melhor ventilador é muito subjetiva e envolve diversos fatores, que vamos tentar desvendar aqui.

O primeiro passo é escolher o tipo. Depois que você decidir se prefere entre um ventilador de teto, um ventilador de mesa ou um ventilador de parede, por exemplo, é hora de refinar a busca.

Quantidade de pás e rotações por minuto

Para ter um ventilador potente, é preciso aliar algumas características como a quantidade e a inclinação das pás e as rotações por minuto (rpm).

Quanto mais pás, mais vento ele faz, certo? Nem sempre! O fator mais importante que você deve levar em conta é a quantidade de ar que o ventilador movimenta. Além do formato das pás, um dos fatores mais importantes para definir esse resultado são rotações por minuto.

Para ventiladores de teto, se você mora em um lugar que não faz tanto calor, uma boa faixa para começar  buscar é de ventiladores com aproximadamente 250 RPM. Mas se você é do tipo calorento e gosta de vento forte, procure modelos mais velozes.

É importante ficar atento, porque uma velocidade maior de rotações geralmente também significa mais barulho, e uma corrente de ar direta pode incomodar quem fica bem embaixo do aparelho. Se isso não é problema para você, uma boa alternativa pode ser este ventilador Tron, que tem até 690 rotações por minuto.

Como calcular a capacidade de ventilação ou vazão de ar do ventilador?

Nem sempre os fabricantes deixam essa informação clara. E quando ela aparece, costuma ser em m³/s (metro cúbico por segundo), e essa conta realmente pode ser complicada.

Mas vamos simplificar (bastante): em ambientes com até 10m², um ventilador com vazão entre, mais ou menos, 1m³/s e 1,7m³/s provavelmente dê conta.

Já para cômodos médios, com cerca de 25m² a 35m², escolha os com vazão maior, de preferência os que tenham mais de 2m³/s. Agora, se o ambiente for maior que 35m², talvez o melhor seja investir em dois aparelhos.

Um exemplo de aparelho para cômodos menores é este ventilador Arno, que além de ter vazão de 1,1m³/s, conta com selo Procel A e vem com controle remoto.

Mas como saber se o ventilador é potente?

A potência do motor de um ventilador é mais uma especificação que costuma confundir. No geral, os aparelhos com maior número de rotações por minuto têm motores mais potentes e, por sua vez, costumam consumir mais energia elétrica.

Por isso, antes de comprar um ventilador, observe a classificação energética: se for nota A, ele recebe o Selo Procel e, consequentemente, pesa menos na conta de luz, como este ventilador Britânia.

Material e garantia

Outra observação importante é quanto ao material do ventilador. Se ele vai ser instalado em um lugar próximo à praia, escolha um modelo de plástico ou de madeira, já que os feitos de metal podem oxidar por causa da maresia.

Quanto à garantia, não é exatamente uma regra, mas se o fabricante oferecer menos de um ano de garantia, desconfie da qualidade do ventilador.

Este ventilador Aliseu, por exemplo, tem garantia de dois anos e ainda é bom para quem gosta de vento mais forte, já que tem 300 rpm.

Opções de velocidade e de controle

Vale a pena ficar atento ao controle de velocidade do ventilador, que variam de acordo com o modelo, podendo ser no próprio aparelho, por uma corrente, em interruptor na parede ou ainda um ventilador com controle remoto. É bom ficar de olho para saber se o modelo escolhido oferece a comodidade que você espera.

E quem pretende usar o ventilador o ano todo deve ficar atento à quantidade de velocidades oferecida, para não ficar preso só às opções "Liga" e "Desliga", mas poder controlar o fluxo de vento gerado.

Com três opções de velocidade, este ventilador Mondial pode ser ideal para usar em todas as estações do ano. Ele ainda conta com Timer e a função Oscilação, que espalha melhor o vento pelo cômodo.

E, por fim, escolha o ventilador que mais combine com o ambiente, ou aquele que você acha mais bonito, principalmente se for um modelo de teto, que acaba sendo parte fixa na decoração.

 

Leia também: Melhores Ventiladores de Teto do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em ventilador e circulador