Logo Buscapé
Logo Buscapé

Saber como instalar ventilador de parede é essencial para quem não quer passar calor nesse verão. Caso esteja pensando em comprar um ventilador de parede, mas tenha receio de o processo de instalação ser complicado, você chegou ao lugar certo! Nós preparamos um passo a passo fácil e completo para te ajudar nessa missão.

Este tipo de ventilador é um dos grandes aliados para refrescar o ambiente e até mesmo os modelos menores são capazes de arejar de forma eficiente todo o cômodo. O ventilador de parede pode variar entre 3 e 6 pás, sendo os modelos de 6 os que mais espalham o vento. Confira aqui alguns dos melhores modelos para comprar.

Agora, se você já sabe qual modelo de ventilador de parede comprar, mas está preocupado com o processo de instalação. Não tem problema! Confira abaixo o tutorial que preparamos para te ensinar como instalar um ventilador de parede. Vamos lá?

Dica de milhões! Saiba como acertar na escolha do melhor ventilador para a sua casa.

A gente te ensina, a seguir, como instalar ventilador de parede (Foto: Shutterstock)

Como instalar ventilador de parede?

Instalar um ventilador de parede é fácil. O primeiro passo é montar o ventilador escolhido. Depois, você precisa medir a altura ideal para que o vento circule bem pelo cômodo, fazer os furos com uma furadeira e encaixar o suporte. Por fim, basta encaixar o ventilador no suporte e curtir um ar fresco.

Veja, a seguir, tudo o que você precisa para fazer instalação e o passo a passo.

Portáteis e com boa circulação de ar: veja modelos de ventilador de coluna e ventiladores de torre. Se preferir, confira modelos de ventilador silencioso, ventilador turbo e ventilador de mesa.

O que eu preciso para instalar um ventilador de parede?

Antes de aprender como instalar ventilador de parede, você precisa conferir se você tem os itens a seguir:

  • Tenha em mãos ferramentas que irão te auxiliar na hora de colocar parafusos ou arruelas, além de uma furadeira para fazer os furos onde o suporte será instalado.
  • Confira se existe uma tomada próxima ao local de instalação.
  • Confira se todas as peças vieram na caixa do seu ventilador. Para certificar, confira o manual de instruções com a lista de peças.
  • Atenção: Não instale seu ventilador próximo às cortinas, locais com água ou decorações soltas. Além disso, evite ligar seu aparelho em extensões ou benjamins.

Diferentes cores, modelos e velocidades: lista reúne os melhores ventiladores de teto do momento!

Passo a passo para instalar ventilador de parede

Agora que você já tem tudo o que precisa, é só seguir o passo a passo para fazer a instalação do seu ventilador.

Passo 1. O primeiro passo para instalar um ventilador de parede é a montagem do aparelho. Retira a rosca do motor e encaixe a grade com a roda central menor no local.

Ponta do motor onde a grade será encaixada (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Passo 2. Feito isso, pegue a rosca maior e encaixa por cima da grade, enroscando com a mão até ficar preso.

Passo 3. Após isso, encaixe as hélices. Fique atento à trava que existe no cabo do motor do ventilador. As hélices possuem um corte feito justamente para encaixar na trava do cabo do motor, por isso, confira se a posição está correta. Finalize com a tampa de rosca.

Após encaixar as hélices, encaixe a tampa de rosca. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Passo 4. O próximo passo é encaixar a tampa com a marca do ventilador na grade com a toda central maior. Ela encaixa através de pequenas travas, então não há mistério.

Tradição e preço justo! Conheça nove modelos de ventiladores Mondial. Aproveite para também saber mais sobre os modelos da Arno, que traz ventiladores de pé, coluna e teto.

Passo 5. Feito isso, encaixe a outra grade no ventilador e prenda com as presilhas que vieram no kit junto com o ventilador. Os ventiladores costumam vir com 5 ou 6 presilhas para fixar a grade. Comece pelo meio da parte superior e distribua os demais com um espaçamento igual. Essas presilhas precisam ser fixadas com um parafuso. Certifique-se de que estão bem ajustadas para que a tampa não caia.

Agora, é a hora do suporte. Lembre-se que o ventilador de parede deve ser instalado em um ponto alto do cômodo para distribuir o ar da melhor forma.

Passo 6. Meça a altura que você deseja instalar e marque a parede com o auxílio de um lápis. Feito isso, encoste o suporte no risco e faça as quatro marcações do suporte na parede.

Faça os furos na parede de acordo com a marcação do suporte. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Passo 7. Faça os furos com o auxílio de uma furadeira e coloque as buchas no lugar. Por fim, encoste o suporte na parede, na direção dos furos e encaixe os parafusos. Certifique-se de que os mesmos estão bem apertados. Eles irão segurar todo o peso do ventilador.

Passo 8. Agora, encaixe o ventilador no suporte. Após encaixar, é hora de colocar o parafuso que irá atravessar o cabo de um lado ao outro. Encaixe a polca no lado que a ponta do parafuso sair. Pronto, ele está devidamente fixado.

Passo 9. Por fim, faça a ligação do seu ventilador na rede elétrica da sua casa. O controle do ventilador será feito pelo interruptor.

Pronto! Seu ventilador de parede está instalado e pronto para uso. Agora é só aproveitar e se refrescar.

Procurando um dia a dia mais prático? Veja aqui alguns ventiladores com controle remoto.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!