Ventilador de teto preto com 5 pás e estilo retrô. Ele está fixado em um teto de tacos brancos.

Como instalar ventilador de teto?

Veja o passo a passo de como instalar um ventilador de teto

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Instalar um ventilador de teto pode ser uma tarefa difícil, pois eles precisam de instalação elétrica para funcionar. Já os modelos que vêm com lâmpada também pedem um cuidado diferente. Para ajudar você a não passar calor, montamos esse tutorial de como instalar um ventilador de teto. Veja também quais são as ferramentas necessárias para o passo a passo e indicações de ventiladores de teto, inclusive com controle remoto, para comprar.

Importante: se você não se dá muito bem com trabalhos manuais, talvez seja melhor procurar um especialista para evitar qualquer dano ao aparelho ou, principalmente, a você.

Que tal conhecer nossa lista com os melhores ventiladores de teto de acordo com o número de pás?

Quarto elegante com ventilador de teto de madeira com 4 pás.
O ventilador de teto é ideal para ambientes amplos (Foto: Shutterstock)

Dicas para instalar ventilador de teto

Por segurança, antes de instalar o ventilador de teto, verifique as orientações a seguir:

  • O teto deve suportar o peso mínimo de 25 kg;
  • A caixa de luz deve suportar a carga elétrica;
  • Escolha a voltagem adequada para o ambiente (110v ou 220v);
  • As pás do ventilador precisam ficar a uma altura de 2,3 metros ou mais acima do piso e a 0,5 m de distância das paredes;
  • Desligue os disjuntores antes de começar a instalação;
  • Leia o manual de instruções com atenção.

Se você ainda não sabe como escolher o melhor modelo para você, confira nossas dicas para acertar na hora de comprar o seu ventilador

O que eu preciso para instalar um ventilador de teto?

Algumas ferramentas são essenciais para fazer a instalação do ventilador de teto. Além dos acessórios que já vem de fábrica com o aparelho, separe os itens a seguir:

  • Alicate descascador de fios;
  • Alicate universal;
  • Chave de fenda;
  • Chave Philips;
  • Chave teste/multímetro;
  • Escada;
  • Fita isolante;
  • Furadeira;
  • Parafusos e buchas;
  • Passa fios;
  • Trena.

Como instalar ventilador de teto

A instalação do ventilador de teto é realizada em etapas. Comece montando o aparelho.

1. Instale a parte elétrica

Duas mãos de homem branco instalando cabos elétricos de um ventilador
Os ventiladores de teto com lustre têm cabos do motor e da iluminação (Foto: Shutterstock)

Em geral, o motor do ventilador de teto vem com três cabos: um cabo comum (de cor diferente) e dois outros cabos de mesma cor, responsáveis pela direção do ventilador (horário/anti-horário). Alguns modelos trazem mais três cabos para indicar a velocidade. Por ser um modelo com lustre, ele também virá com os cabos da iluminação embalados separadamente.

Quer economizar na conta de luz? Conheça aqui os ventiladores mais econômicos do mercado.

2. Instale o lustre do ventilador

Peça do lustre de um ventilador de teto
É preciso rosquear o bocal até ficar bem firme (Foto: Shutterstock)

Conecte os cabos de iluminação ao suporte do bocal utilizando um alicate - algumas pessoas reforçam com solda - e passe os fios por dentro do motor do ventilador, até encontrar os demais cabos. Em seguida, rosqueie o bocal até encostar de forma firme no eixo do motor. Deixe para colocar as pás, o lustre e a lâmpada para as próximas etapas.

3. Fixe as hastes do ventilador de teto

Encaixe uma das buchas na parte inferior da haste. Em seguida, coloque as canoplas de acabamento. A menor (copinho) deverá ficar próxima ao eixo do motor, protegendo essa parte, e a outra ficará na parte superior da haste, para que depois seja fixada no teto.

Em uma superfície plana, coloque o motor virado para cima. Verifique novamente os cabos que você passou, deixe-os do lado de fora da haste por enquanto e encaixe a haste no eixo do motor, de modo que a furação da haste fique alinhada com os furos do motor.

A haste do ventilador vem com duas cupilhas. Coloque a menor próxima ao eixo do motor, de modo que trave a haste. A maior você vai deixar para a parte superior da haste, em outra etapa.

Lembra daquela furação na parte inferior da haste que precisava ficar livre e bem próxima ao eixo do motor? Pois é, por ela que você vai passar todos os cabos (motor e iluminação), de modo que passem por dentro da haste e cheguem até a parte superior, saindo pela furação lateral.

Ajuste com cuidado a fiação. Uma dica que pode ajudar nessa etapa é dar uma volta com fita isolante nos fios. Na parte superior da haste, encaixe a outra bucha de borracha, de modo que fique acima dos cabos.

Sobre a haste, coloque o suporte de metal que irá prender o ventilador na parede.Em seguida, encaixe a trava (cupilha maior) por cima e verifique se está bem firme.

Se você preza pela praticidade, conheça os melhores ventiladores com controle remoto.

4. Prenda as pás do ventilador

Os ventiladores de teto com pás de plástico costumam vir com as garras fixadas. Assim, basta observar o lado correto na hora da montagem. No caso dos modelos com pás de madeira, utilize parafusos e porcas para fixar as garras na parte superior.

Fixe todas as pás utilizando parafusos e porcas e observe que elas têm uma dobra, e essa dobra deve ficar virada para baixo, pois vai se encaixar melhor no motor.

5. A instalação no teto

Homem branco em cima de uma escada, fixando um ventilador de teto com uma chave de fenda.
Depois de montar o ventilador de teto, prenda-o ao teto (Foto: Shutterstock)

Prepare o local onde o ventilador será instalado, faça um furo de cada lado, utilizando uma furadeira. Nos furos, insira as buchas do tamanho adequado ao parafuso que vai entrar com o suporte do ventilador. Caso seja um teto de PVC ou alvenaria, por exemplo, será importante incluir arames e outros meios seguros para o teto suportar o peso.

Verifique como está o circuito na caixinha de luz da parede e veja se é preciso passar novos cabos por ali, pois às vezes existe apenas o circuito para iluminação, com dois fios - uma fase da iluminação chegando e um retorno. Se isso acontecer, será preciso passar novos cabos (utilizando o passador de fios) da parede até o local de instalação do ventilador.

Já com a fiação instalada adequadamente, fixe o ventilador no teto com os parafusos adequados às buchas. Antes de fazer as ligações dos cabos, você pode utilizar multímetro ou chave teste. Faça as conexões dos cabos com muita atenção, utilizando fita isolante ou outros conectores de emenda corretamente (luz e ventilador).

  • Conecte os fios fase do motor do ventilador e do lustre ao fio fase da rede elétrica (127v);
  • Conecte o retorno da lâmpada com o retorno da chave de controle;
  • Conecte o fio de exaustão e o fio de ventilação do motor ao capacitor.

Aproveite para conferir como limpar seu ventilador corretamente.

6. Instale a chave de controle

Os ventiladores de teto vêm com chave de controle. Verifique os botões de iluminação, rotação, ventilação e velocidade (caso tenha). Faça a instalação na parede e as conexões dos cabos do ventilador (retorno, fase, ventilação e exaustão):

  • Ligue o cabo da chave de controle no retorno da lâmpada;
  • Conecte os dois fios da chave aos fios do motor;
  • Ligue o fio de alimentação à energia e isole o outro fio;
  • Encape todas as ligações com fita isolante ou outros conectores de emenda.

Pronto, agora você pode incluir as lâmpadas e fechar o lustre para fazer o primeiro teste. Lembre-se de ligar os disjuntores novamente.

Confira algumas opções de ventilador de teto

Separamos três modelos de ventilador de teto - com ou sem controle remoto - que valem a pena comprar. Confira as ofertas e encontre a melhor opção para você:

Ninguém gosta de ventilador barulhento, certo? Conheça alguns ventiladores silenciosos da Arno.