Selo Ruído: veja como garantir um ventilador silencioso ou aspirador de pó silencioso

Veja como evitar os aparelhos barulhentos com a ajuda do Selo Ruído

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 2 min. de leitura.

Compartilhe:

Você conhece ou já ouviu falar sobre o Selo Ruído? Você já deve ter reparado, principalmente se morar em cidade grande, o quanto somos afetados diariamente com ruídos, sejam eles buzinas, música, trânsito ou eletrodomésticos. Além de atrapalharem a sua rotina diária, esses ruídos em excesso trazem problemas para o seu organismos como estresse, ansiedade e distúrbios diversos.

Pensando nisso, o Inmetro e o Ibama criaram o Selo Ruído, que faz parte do Programa Silêncio (Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora). O objetivo é combater a poluição sonora e ajudar os consumidores na hora de realizar uma compra de eletrodomésticos, já que através do selo você consegue identificar um aspirador de pó ou um ventilador silencioso para a sua casa, por exemplo.

Se você não tem muito conhecimento sobre o Selo Ruído, nós preparamos esse artigo para te explicar tudo e te ajudar a escolher um eletrodoméstico silencioso para a sua casa. Dê um Zoom e confira abaixo!

Saiba também o que é o Selo Procel e qual a sua função!

O que é o Selo Ruído e para que serve?

Saiba como funciona o Selo Ruído e como ele ajuda a controlar a poluição sonora (Imagem: Divulgação/Electrolux)
Saiba como funciona o Selo Ruído e como ele ajuda a controlar a poluição sonora (Imagem: Divulgação/Electrolux)

O Selo Ruído do Inmetro é uma etiqueta adesiva que acompanha o eletrodoméstico, ajudando os consumidores a identificarem os produtos em relação ao nível de ruído de cada um. O programa hoje funciona avaliando se você está adquirindo um aspirador de pó, liquidificador ou ventilador silencioso para a sua casa, por exemplo.

O intuito do Selo Ruído é, além de orientar os consumidores na hora da compra, ajudar a combater a poluição sonora do país e estimular os fabricantes a produzirem produtos com menos ruídos, já que esses podem causar diversos problemas para os usuários, como estresse, ansiedade, distúrbio de sono, surdez, dor de cabeça, e muitos outros.

Como é o Selo Ruído?

Como dito acima, o Selo Ruído é uma etiqueta adesiva que acompanha os eletrodomésticos e ajuda os consumidores a identificarem níveis de ruído daquele produto. De forma mais explicativa, ele traz o nível de ruído e barras coloridas que vão do nível 1 (mais silencioso) até o nível 5 (menos silencioso). Além disso, esse selo traz os dados do fabricante, número de licença do IBAMA e o número de decibéis calculado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Se você está em busca de um eletrodoméstico para a sua casa, confira as nossas listas com os ventiladores mais vendidos em fevereiro, os liquidificadores mais vendidos em fevereiro ou os aspiradores de pó mais vendidos em fevereiro. Mas lembre-se, esteja atento aos seus níveis de ruído para ter a melhor experiência.