Entenda antes de comprar em Ventilador e Circulador

Quais são os tipos de ventiladores?

Conheça os diferentes tipos de ventiladores e escolha o modelo ideal para se refrescar nos dias mais quentes.

Tipos de ventiladores
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Para aliviar o calor ou simplesmente fazer com que o ar circule, ventiladores são a opção mais prática e barata. Mas com tantos modelos diferentes, fica difícil saber qual o aparelho ideal para cada necessidade.

Por isso, listamos os tipos de ventiladores para você entender melhor como cada um funciona e qual a indicação correta para o ambiente que você quer arejar.

 

Leia também: Melhores Ventiladores de Teto

Ventilador de Teto

Ideal para ambientes médios ou grandes, o ventilador de teto é um modelo versátil que apesar de não diminuir a temperatura do ambiente como um ar condicionado, tem suas vantagens, sendo capaz de refrescar de maneira uniforme e eficiente.

O modo exaustor, por exemplo, é ótimo para quem não gosta de dormir com o vento em cima do corpo, já que joga o ar frio para cima e o mistura ao ar quente.

Geralmente o ventilador de teto tem duas ou três pás na hélice, mas há modelos com mais. Também é comum esse tipo de ventilador vir com pelo menos uma luminária em seu centro, o que o torna multifuncional, já que além disso é parte da decoração do ambiente.

Mas se a sua intenção é instalar este aparelho em um teto rebaixado, fique atento, porque você vai precisar fixá-lo diretamente na laje ou comprar um suporte específico.

Ventilador de Parede

Para arejar um ambiente estreito em que não caiba um ventilador de teto, ou um local realmente muito grande, o ventilador de parede é ideal. Ele pode ser fixado em uma parede ou coluna e, para otimizar a ventilação, você pode instalar mais de um.

Um ponto forte do ventilador de parede é que ele é totalmente regulável na horizontal (geralmente eles oscilam) e alguns modelos até na vertical. Eles também possuem grades na frente das pás e costumam ter mais de uma opção de velocidade.

Ventilador de Mesa

Aqui está um dos tipos de ventiladores ideais para ambientes menores. O ventilador de mesa é leve e portátil, podendo ser carregado para qualquer lugar. Ele pode ser usado no chão ou em cima de uma mesa, por exemplo, e direcionado para onde se quer arejar.

Para ajudar na segurança, eles vêm com uma grade para evitar que crianças ou animais de estimação se machuquem nas pás. Já o ventilador de coluna tem as mesmas funções e indicações do ventilador de mesa, mas vem com um pé maior, para ficar mais alto e ser usado no chão.

Ventilador de Torre

A utilização do ventilador de torre é bem parecida com a do ventilador de mesa. Seu formato em torre permite direcionar a brisa para um local específico. Alguns modelos oscilam, ou seja, giram de um lado ao outro, refrescando ainda mais o ambiente.

O ventilador de torre geralmente oferece mais de uma opção de velocidade e timer, além de produzir menos vento que o de mesa. Por isso, também costuma ser mais silencioso que outros modelos, e é recomendado para ambientes pequenos.

Mini-ventilador

Como o nome já sugere, um mini-ventilador é uma espécie de miniatura de ventilador. Alguns liberam vento sem a necessidade de pás. Há ainda modelos para segurar com as mãos e se refrescar e outros, um pouco maiores, que podem ser colocados na mesa do escritório, por exemplo, para ventilar em uma direção específica e bem de perto.

Esses tipos de ventiladores são portáteis e, por isso, podem ser levados para qualquer lugar. E a praticidade é tanta que há mini-ventilador elétrico, movido a pilha e até alguns alimentados por um cabo USB.

Circulador de Ar

No caso de locais pouco arejados, um circulador de ar pode ser a solução. Isso porque ele distribui o ar do ambiente de forma homogênea com o objetivo de, literalmente, fazer o ar circular. O principal diferencial entre um ventilador e um circulador de ar é que ele faz com que a brisa chegue a todos os cantos do cômodo, enquanto o ventilador tem o vento direcionado a um determinado ponto.

 

Leia também: Melhores Ventiladores e Circuladores de Ar

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em ventilador e circulador