Ventilador de mesa Arno Silence Force VF30 com parede de tijolos ao fundo e selo "Avaliado por Especialistas" na imagem.

Ventilador de Mesa Arno Silence Force VF30: compacto e potente

Descubra se o ventilador Arno Silence Force é o modelo ideal para você

Gabrielle NunesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O ventilador é um item fundamental em qualquer casa para afastar o calor nos dias quentes. E, se você preza pela praticidade, o ventilador de mesa é uma ótima opção, já que não precisa de instalação - como os modelos de teto - e ocupam pouco espaço. O Arno Silence Force é um aparelho que promete refrescar mesmo nos dias mais quentes, conta com modo Turbo e é silencioso.

Mas será que esse ventilador de mesa Arno cumpre o que promete? Para responder a essa pergunta, testamos o aparelho com base no design, potência, recursos e funções e custo-benefício. Confira nosso review e descubra se o ventilador Arno Silence Force é a opção ideal para você.

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Prós e contras

Prós: O Arno Silence Force VF30 é silencioso, podendo ser usado durante a noite sem atrapalhar o sono. Ele também é um modelo compacto, que não ocupa muito espaço no ambiente, e bem fácil de limpar. Por ter selo Procel A de eficiência energética, esse é um ventilador econômico.

Contras: Como o ventilador Arno VF30 tem apenas 60W de potência, ele não é indicado para ambientes grandes.

Encontre as melhores ofertas:

Não sabe escolher o melhor ventilador para a sua casa? A gente conta como fazer isso!

O que vem na caixa do Ventilador Arno Silence Force?

O Arno Silence Force vem desmontado, mas é muito fácil de encaixar (Foto: Zoom)
O Arno Silence Force vem desmontado, mas é muito fácil de encaixar (Foto: Zoom)
  • Ventilador de mesa Arno Silence Force VF30
  • Manual de instruções

Ficha técnica do Ventilador de Mesa Arno Silence Force

Design

A grade removível facilita a limpeza do ventilador de mesa Arno (Foto: Zoom)
A grade removível facilita a limpeza do ventilador de mesa Arno (Foto: Zoom)

O design desse ventilador Arno 30 cm é muito prático. Seu corpo, hélices e grande de segurança são feitos de plástico, o que garante resistência e durabilidade. Além disso, a grade removível facilita a hora da limpeza: é só puxar as travas, abrir a grade e usar um pano úmido para limpar as hélices. A cor é ideal para quem busca um aparelho discreto e com aparência moderna: a base e a grade são pretas, enquanto o "pescoço" do ventilador e as hélices são prateadas.

O ventilador de mesa veio desmontado na caixa, mas é bem fácil encaixar a parte de cima no corpo. Eu apenas me certifiquei de que o cabo de força estava para dentro do porta-fio, encaixei o topo no corpo do ventilador e apertei até escutar o clique do encaixe. Por ser um modelo pequeno, ele não ocupa muito espaço sobre a mesa ou apoio, podendo ser usado mesmo em ambientes pequenos. Para mim, não foi um problema encontrar espaço sobre a minha mesa de estudos para apoiá-lo.

Confira aqui como desmontar o ventilador Arno para fazer uma limpeza mais completa.

Potência

O ventilador Arno Silence Force tem 60W de potência, o que é comum em aparelhos compactos como ele. Pode parecer pouco, mas o recurso Turbo ajuda a ventilar muito bem, inclusive em dias de muito calor. As seis hélices também ajudam a garantir uma boa vazão. Por ter diâmetro de 30 cm, esse modelo não é muito indicado para cômodos muito amplos, mas em ambientes menores o ventilador de mesa Arno VF30 é mais que suficiente.

Eu experimentei usá-lo no meu quarto - que tem um tamanho comum, nem muito amplo, nem pequeno demais - e foi suficiente para espalhar o vento por todo o quarto. Como o dia estava frio, o ventilador espalhou um vento gelado pelo cômodo. Se você busca um modelo de mesa silencioso para o quarto das crianças, por exemplo, essa é uma ótima opção.

Além disso, é importante lembrar que esse ventilador tem selo Procel A de eficiência energética. Ou seja, ele é bem econômico e não provocar nenhum susto na hora de pagar a conta de luz.

Recursos e funções

O ventilador Arno VF30 tem três velocidades (Foto: Zoom)
O ventilador Arno VF30 tem três velocidades (Foto: Zoom)

O ventilador Arno Silence Force é um aparelho básico, mas que tem funções que ajudam a garantir o seu conforto térmico. Em primeiro lugar, ele tem oscilação horizontal, que garante que o ar circule por todo o cômodo, e ajuste vertical com três posições, que ajuda a direcionar o fluxo de vento para a altura certa. Para isso, é só apertar a trava de segurança e ajustar o ventilador na direção que você preferir.

As três velocidades de ventilação também ajudam a encontrar mais conforto. A velocidade 1 (Dormir) é a mais fraca e gera uma brisa agradável durante a noite. A velocidade 2 (Eco Fresh) é indicada para dias de calor moderado e tem baixíssimo nível de ruído. Já a velocidade 3 (Turbo Silêncio) é ideal para dias muito quentes ou ambientes mais amplos.

Para testar o nível de silêncio, deixei o aparelho ligado na velocidade máxima enquanto trabalhava e o ruído foi bem baixo, incapaz de incomodar. Inclusive, eu já tinha um aparelho semelhante em casa (mas um pouco mais antigo) e posso confirmar que a linha Silence da Arno faz jus ao nome.

Que tal aproveitar e conferir nossa lista com os melhores ventiladores de mesa?

Custo-benefício

Depois desses testes, podemos dizer que o Arno Silence Force VF30 tem um ótimo custo-benefício. Ele pode ser encontrado a partir de R$ 127, um valor bem em conta, considerando os recursos disponíveis. Por isso, se você está à procura de um aparelho para usar em casa, em cômodos pequenos ou médios, e não quer gastar muito, essa é uma ótima escolha.

Mas, se o objetivo é encontrar um modelo com mais funcionalidades ou que seja indicado para cômodos grandes, existem outras opções mais recomendadas, como o ventilador de mesa Mallory TS40 Total Control, que tem controle remoto, ou o Arno Silence Force VF55, que conta com repelente de insetos.

Produtos similares

Ainda não se convenceu de que esse é o melhor produto para você? Confira alguns modelos de ventilador de mesa compactos que podem ser exatamente o que você procura.

O Ventilador de Mesa Britânia BVT30 Turbo também tem diâmetro de 30 centímetros, 55W de potência e função Turbo com três velocidades de ventilação, além de oscilação horizontal e ajuste vertical. Mas esse modelo não é tão silencioso quanto o aparelho da Arno.

Para quem busca uma opção mais em conta, o Mallory Turbo Silêncio TS30 é outro ventilador de mesa com 30 cm e três velocidades de ventilação, além de ter função Turbo e ser muito silencioso. Porém, com apenas 42W de potência, ele é mais indicado para cômodos pequenos.

Quer conferir outras opções da marca? Conheça os melhores ventiladores Arno em 2021.