Logo Zoom
Logo Zoom

Antes de comprar uma bicicleta ergométrica usada, é preciso avaliar vários critérios com  calma e cuidado antes de fechar a compra. Vale avaliar a procedência do equipamento, qual será o uso e frequência com que você pretende usá-la, estado do equipamento, entre outros.

Apesar de muitas vezes parecer uma economia significativa, comprar uma bicicleta ergométrica usada pode não ser uma boa ideia. Isso porque, mesmo que o produto seja mais barato, caso a bike apresente qualquer tipo de problema, você não terá nenhuma garantia.

Se você está pensando em comprar uma bicicleta ergométrica usada é preciso ficar atento, pois você pode acabar tendo dor de cabeça no futuro. Para te ajudar na escolha, pedimos a opinião profissional do especialista Lucas Moreira, que é personal trainer e entende tudo sobre o assunto. Confira a seguir nossas dicas e entenda como evitar prejuízos!

Quer saber qual o melhor modelo para você? Confira nosso artigo com 10 modelos de bicicleta ergométrica para comprar.

Vale a pena investir numa bicicleta ergométrica usada? Veja o que ficar de olho antes da compra

A bicicleta ergométrica usada pode ser uma boa saída para orçamentos apertados (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A compra de uma bicicleta ergométrica usada pode dividir opiniões, mas o especialista garante: se estiver em bom estado de conservação, uma bicicleta ergométrica usada pode valer muito a pena.

"Uma bicicleta ergométrica ou bicicleta spinning usada acaba saindo bem mais em conta que uma nova. Dessa forma, você pode economizar no valor, ou até mesmo comprar um modelo superior com a mesma quantia que estaria disposto a pagar em uma bicicleta nova", opina Lucas.

Mas uma coisa é certa: seja para comprar uma bicicleta ergométrica usada ou uma bike spinning usada, é preciso seguir alguns cuidados. Tudo para garantir que a compra realmente valha a pena e não seja uma troca de gato por lebre. Abaixo, você pode ver alguns conselhos do personal trainer sobre o que avaliar no equipamento.

1. Investigue a procedência da bicicleta ergométrica usada

Não compre uma bicicleta ergométrica usada sem antes verificar a procedência dela, viu? Principalmente se você for adquirir virtualmente. Existem muitos equipamentos roubados que são vendidos em sites online sem que você nem desconfie. Portanto, certifique-se sobre a verdadeira origem da bicicleta ergométrica usada, solicitando, por exemplo, a nota fiscal do produto ao vendedor.

2. Verifique o estado da bicicleta ergométrica usada, mesmo parecendo estar boa

Antes de comprar uma bicicleta ergométrica usada, verifique o estado da mesma e certifique-se que ela está em boas condições. Por se tratar de um equipamento usado, provavelmente ele não terá garantia. Por isso, é importante que você avalie se o equipamento poderá te atender ou irá causar dor de cabeça e prejuízo no futuro.

Segundo o personal, existem alguns detalhes específicos que podem evidenciar quando uma determinada bicicleta ergométrica usada não será uma boa compra. Os principais são o estado de conservação dos bancos, pedais e painel. Junto a isso, fique de olho em problemas na marcação dos dados, como tempo e velocidade, no momento da pedalada.

"Por isso é muito importante pedalar um pouco na bicicleta antes de comprar, para garantir que ela não tenha nenhum problema mecânico. Vale lembrar que barulhos excessivos também são um indício importante de que a bicicleta está com algum problema", aconselha.
É importante fazer um teste da bicicleta ergométrica usada e garantir que não há nenhum problema (Foto: Reprodução/Shutterstock)

3. Faça as contas: muitas vezes, o valor da bicicleta ergométrica usada não compensa

Antes de comprar a sua bicicleta ergométrica usada é importante que você pesquise os valores de um modelo novo e compare. Muitas vezes, a diferença de valor não compensa, já que um modelo novo possui garantia e assistência direta com o fabricante. Assim, caso a bike apresente qualquer tipo de problema, você não terá dor de cabeça.

Confira 4 opções de bicicleta ergométrica nova

Portanto, que tal dar uma olhada em valores e funcionalidades de bicicletas ergométricas novas? Separamos aqui abaixo alguns modelos de bicicleta ergométrica horizontal e até de bike spinning - tudo para garantir que você chegue com boas referências na hora de comprar a sua bicicleta ergométrica usada. Ou, quem sabe, vai que você decide pela compra de um aparelho novinho em folha? Veja só as opções:

Bicicleta Ergométrica Vertical Residencial BP-770 - Polimet

A Polimet BP-770 é um modelo mecânico ideal para perda de peso, com foco na saúde e bem estar. Com fácil manuseio, ela oferece melhor definição muscular, principalmente das pernas, glúteos e abdômen. Além disso, por ser vertical, ocupa menos espaço e exercita melhor parte da frente das coxas garantindo assim um resultado completo e duradouro.

Bicicleta Ergométrica Vertical Residencial Max V - Dream Fitness

A bicicleta ergométrica Dream Fitness Max V é um dos modelos mais indicados para quem busca fazer atividade física com aparelhos dentro de casa. O aparelho conta com excelente tração sobre o tônus e a forma de panturrilhas, coxas e abdômen. Ou seja, essa bicicleta ergométrica (usada ou nova) te possibilita fortalecer pernas e queimar gorduras abdominais!

Com dimensões compactas, é possível alocar a Dream Fitness em qualquer ambiente da casa sem grandes dificuldades. Além disso, vale lembrar que essa bike ergométrica é leve, pesando menos de 18kg. Por fim, outra vantagem: o modelo ainda conta com regulagem magnética, que garante um exercício mais confortável e menos ruídos.

Bicicleta Ergométrica Horizontal Residencial KR 3.8 - Kikos

Está em busca de referências de para comprar uma bicicleta ergométrica horizontal usada? Vale ter a Kikos KR3.8 em mente! Essa é uma bicicleta ergométrica para quem quer fazer um investimento médio para ter um bom equipamento em casa. Além de contar com assento confortável, ela tem ajuste de altura, guidão ergonômico e emborrachado.

Ah, ela também possui pedais com cinta para os pés, o que ajuda a garantir mais segurança nas pedaladas. E o mais importante: optando por comprar essa bicicleta ergométrica nova, você pode contar com assistência técnica permanente. Aqui, só vale a dica de medir o aparelho e checar se ele é compatível com a sua altura - pessoas menores que 1,60m já relataram dificuldade em usar esse modelo.

Bicicleta Ergométrica Spinning F3i - Kikos

Por último, se estiver pensando em adquirir uma bike spinning usada, também vale considerar o modelo F3i da Kikos! Perfeita para a prática de ciclismo indoor, ela é capaz de oferece todas as vantagens de um passeio de bike no conforto de casa - tudo por meio de simulação de percursos com subidas e descidas, trechos com aceleração ou até corridas com tempo cronometrado.

Segundo a Kikos, o modelo F3i tem sistema de resistência mecânica por atrito, assento e guidão com diferentes possibilidades de regulagem, display com auto scan multifuncional e freio de emergência. Essa bike spinning é capaz de aguentar usuários com até 100kg e, de acordo com a marca, pode proporcionar a queima de até 500 calorias em apenas 45 minutos! Legal, né?