Entenda antes de comprar em Celular e Smartphone

Como acessar a internet pelo celular?

Usar redes sociais, baixar aplicativos... entenda as diferentes conexões e saiba como entrar na internet pelo celular.

Como entrar na internet pelo celular

Você sabe que não é preciso ficar restrito ao computador para acessar a internet. Com o celular, é possível conferir e-mails, assistir a vídeos e entrar nas redes sociais. Em qualquer lugar, a qualquer hora. E essas são apenas algumas das vantagens de aproveitar a internet no celular.

Mas antes de decidir qual celular comprar, entre o mais simples aparelho celular com EDGE, um celular 3G, um moderno celular 4G ou a flexibilidade e economia de um celular Wi-Fi, é importante conhecer as diferentes tecnologias, para não ter dúvidas sobre como entrar na internet pelo celular. Sendo assim, confira as vantagens e desvantagens de cada conexão e acerte na hora de escolher o seu próximo aparelho.

A modernidade dos smartphones 4G

Aqui está a conexão mais recente, a 4G. Essa conexão promete mais velocidade de navegação e pode ser encontrada nos celulares mais modernos.

Escolha seu smartphone com 4G

O celular 4G é ideal para quem precisa do aparelho grande parte do dia. Como é uma conexão mais veloz, facilita a realização de tarefas que exigem desempenho maior, como baixar vídeos e fazer videoconferências.

  • Vantagem: ideal para tarefas mais pesadas. Além disso, está presente em celulares de boa configuração como, por exemplo, com memória e processador eficientes.
  • Desvantagem: além do gasto da bateria do celular e do investimento de um pacote de dados da operadora, vale lembrar que a conexão 4G ainda é recente e não está presente em todo o território brasileiro.

Celular com 3G também permite boa conectividade

Bem comum nos smartphones, a conexão 3G consegue alcançar boa velocidade de internet banda larga.

A velocidade de conexão de um celular 3G também é rápida. Sendo assim, se você usa a internet no celular para trabalhar em todo lugar ou mesmo em viagens, a conexão 3G vai agradar. É ainda uma boa opção para quem não sai das redes sociais.

  • Vantagem: baixa imagens e vídeos rapidamente. Ideal para conteúdo multimídia.
  • Desvantagem: necessita de um investimento a mais, já que você precisa pagar pelo pacote de dados da sua operadora. Essa conexão também consome bastante a bateria do celular.

Wi-Fi para aproveitar a internet sem fio de vários lugares

Com um celular Wi-Fi, você pode acessar a rede de internet sem fio de determinado local, como shoppings, aeroportos e escritórios.

O Wi-Fi é mais uma conexão que apresenta boa velocidade. Se você tem acesso constante à rede sem fio, como em casa ou no trabalho, o celular Wi-Fi vale a pena.

  • Vantagem: como o celular usa uma conexão de internet física já existente, você economiza dinheiro, já que o tráfego de dados não é cobrado.
  • Desvantagem: consome muita bateria do celular. Não é todo lugar que possui conexão wireless e, muitas vezes, ela é protegida por senhas.

Conexão EDGE: internet no celular para quem busca simplicidade

Se para você celular não é sinônimo de estar conectado o tempo todo, então a tecnologia EDGE pode agradar. Essa é uma tecnologia padrão de vários celulares: é antecessora da internet 3G, daí a sigla 2G (segunda geração), também conhecida como WAP.

Vale lembrar que um celular EDGE tem a velocidade lenta. Sendo assim, é uma internet para celular indicada para quem prefere apenas conferir e-mails e não quer gastar muito em um celular 4G ou mesmo 3G.

  • Vantagem: consegue ser acessada por celulares mais simples e, principalmente, mais baratos.
  • Desvantagem: é muito lenta para visualização de fotos e conteúdo multimídia.

 

Agora que você já sabe os diferenciais de cada conexão, fica mais fácil saber qual celular comprar e, claro, saber como entrar na internet pelo celular. Assim você pode conferir seus e-mails, redes sociais e muito mais, de acordo com a configuração do aparelho.

Top 5 em celular e smartphone