Zoom indica em Celular e Smartphone

Como usar o celular como modem?

Saiba usar o celular como modem e aproveite a internet em outros aparelhos.

Usar celular como modem

Um recurso muito interessante dos smartphones é "transformá-lo" em um modem ou roteador Wi-Fi usando as conexões 3G ou 4G. Ou seja, ele pode fazer a internet oferecida pela sua operadora ser espalhada, com o celular funcionando como um ponto transmissor de Wi-Fi ou através do cabo USB, passando a internet para seu computador ou laptop. Conheça dicas sobre como usar o celular como modem:

No celular Android, até a versão 2.1, é necessário um aplicativo para utilizar esse recurso. O app PdaNet, disponível gratuitamente na loja de aplicativos Android Market, é uma boa opção. Ele é instalado no celular e, ao conectar com o computador via USB, pede para o programa ser instalado também no seu desktop ou laptop.

Depois de fazer isso, é possível usar o celular como modem para o computador via cabo USB, ou seja, você pode acessar a internet do seu notebook usando somente a conexão oferecida pelo celular.

Os celulares com Android 2.2 ou em versões superiores já vêm com a função de "hotspot", que significa que o celular vira um ponto que transmite Wi-Fi (internet sem fio), que pode ser conectada por qualquer outro aparelho: outro celular, computador, notebook ou tablet. E você pode configurar uma senha, como em um modem roteador normal.

Normalmente essa função aparece na aba Configurações. A partir disso, procure a função "hotspot" para ativá-la. Basta pegar algum outro dispositivo (notebook ou tablet) que tenha Wi-Fi e procurar a rede do seu celular. Como já citado, não se esqueça de configurar uma senha, já que a rede sem fio fica disponível para qualquer pessoa que esteja próximo ao modem (no caso, o próprio celular).

E que tal conhecer um smartphone Android e, quem sabe, aproveitar para usar o celular como modem? No caso do Motorola Moto E, ele já vem com Android 4.4, a versão mais atual desse sistema operacional. O smartphone Motorola é ainda um celular dual chip e conta com TV Digital, para você assistir aos seus programas favoritos mesmo longe de casa.

Também é possível usar o iPhone como modem

Já no iPhone, existe o chamado iPhone Tethering. Essa função permite o compartilhamento de internet via cabo ou Bluetooth. Ela está nas configurações de rede do celular. Basta ativá-la e conectar seu iPhone no USB do PC. No compartilhamento via cabo, o computador conectado precisa ter o iTunes, programa tocador de músicas da Apple, para receber a internet do iPhone. Além disso, ele também funciona como roteador de internet Wi-Fi para outros aparelhos.

Mas se é um iPhone que você quer ter em mãos, e ter a possibilidade de usar o celular como modem, vamos sugerir para você o iPhone 5C. Pensando para ser um modelo mais acessível entre os aparelhos da Apple, o iPhone 5C tem sistema operacional iOS 7 e é um celular 4G.

Lembre-se sempre de que transformar o celular em um modem 3G tem duas desvantagens:

  • Em um celular com 3G ou em modelos com conexão 4G, ao usar esses celulares como modem, se o aparelho fica com o 3G/4G ligado, irá gastar muita bateria. O ideal é ativar apenas quando você realmente for utilizá-lo e deixar o celular no carregador enquanto isso.
  • Se você tiver um plano de dados limitado no seu celular, preste atenção no gasto. Computadores utilizam muito mais a rede e, por isso, podem gastar seus megabytes bem mais rápido. Use algum aplicativo para controlar o uso da internet para não ter surpresas desagradáveis no final do mês estourando o limite do seu pacote de dados.

Agora que você viu como usar o celular como modem pode ser bem prático, aproveite para usar a internet do seu celular também em outros produtos. Ah, e não se esqueça: aqui no Zoom você pode encontrar muitos celulares e smartphones. Se você está pensando em comprar um novo aparelho, compare preços e faça a melhor escolha.

Top 5 em celular e smartphone