Zoom indica em Celular e Smartphone

Qual a diferença entre GPS e A-GPS?

Um celular com GPS ou A-GPS? Conheça as diferenças e aproveite esse recurso do telefone celular.

Diferença entre GPS e A-GPS

Um dos recursos mais interessantes presente nos celulares de hoje em dia é o de localização global. O celular com GPS permite que você se localize com a ajuda de satélites, oferecendo assim coordenadas precisas sobre o local onde você se encontra e redondezas. Mas você sabia que existe uma grande diferença entre GPS e A-GPS? Pois é o que você vai entender melhor a seguir.

Escolha seu smartphone com GPS

A sigla GPS significa Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global. O intuito, como comentamos no início, é permitir que um aparelho construído com esta finalidade, ou mesmo um celular com GPS, possa se comunicar diretamente com satélites construídos com o objetivo de oferecer coordenadas sobre a sua posição no globo. Essas posições são lidas por um programa específico, que no fim dá informações sobre as redondezas, incluindo mapas completos.

A grande diferença entre um celular com GPS ou que use o A-GPS está na velocidade em que o smartphone consegue essas informações. No caso do GPS, ele vai funcionar da seguinte maneira: ele atua buscando satélites para ajudar na navegação. Assim que um satélite é encontrado, o GPS vai também receber as informações sobre a localização de mais satélites. Pronto: com essas informações recebidas, o GPS pode dar início ao método de navegação. Porém, esse trabalho pode levar alguns minutos, sendo mais demorado do que o A-GPS.

Presente basicamente em celulares, o A-GPS permite que a informação de localização seja adquirida não só dos satélites de posicionamento, mas também das antenas de comunicação da sua operadora. Muitas delas já são equipadas com GPS, que entram em contato constante com estes satélites, permitindo assim mais velocidade na hora de adquirir as coordenadas. Celulares com Android costumam vir com A-GPS. Assim como o iPhone, da Apple.

A tecnologia tem o seu custo, é claro. Como esse celular com GPS precisa acessar não só o satélite, mas também as antenas de comunicação mais próximas, o consumo de bateria acaba sendo maior do que o comum. Também é um sistema que não costuma funcionar muito bem caso você esteja em um ambiente fechado e sem sinal de comunicação com sua operadora de celular.

Usar o celular com GPS ou A-GPS?

Em um celular com GPS, se você utiliza esse recurso com muita frequência, talvez o sistema comum seja o mais indicado, dado o consumo menor de bateria. Mas se você costuma usar a localização global apenas em programas específicos, como o Foursquare, é interessante testar a performance do A-GPS.

Top 5 em celular e smartphone