Logo Zoom
Logo Zoom

Que o cabelo loiro é uma paixão mundial, isso é fato! Se você não tem luzes no cabelo, com certeza já pensou e muito sobre essa possibilidade, não é? As mechas iluminam, destacam o corte, conferem movimento aos fios, disfarçam os cabelos brancos, podem afinar o rosto, trazer profundidade e contraste com o tom de pele, além de muitas outras vantagens. Não existe essa de que “loiro não combina comigo”: pode ter certeza que existe um tom ideal para chamar de seu.

Mas, nem tudo são flores. Um cabelo descolorido é um cabelo fragilizado e precisa de cuidados especiais. Os fios que passam por processos de descoloração, perdem muitos nutrientes e precisam de tratamentos redobrados. E é sobre isso que vamos falar a seguir. Quer saber como recuperar os cabelos depois das luzes? Veja as dicas abaixo!

Conheça mais sobre a colunista Anna Dorneles (@hair.adorneles):

Cronograma capilar é fundamental depois da descoloração para fazer luzes no cabelo

Foto: Reprodução/Shutterstock

É fundamental investir em um cronograma capilar - que é uma espécie de agenda de tratamentos que alterna o uso de produtos para hidratação, nutrição e reconstrução de fios danificados. Além disso, vale adotar na rotina a utilização de produtos neutralizantes de pigmentos, como os matizadores, que ajudam a tirar a opacidade das madeixas e aquele fundo amarelado que aparece no loiro com o tempo.

Quando você faz mechas no cabelo, esse blend de tratamentos semanais é obrigatório para manter os fios alinhados, restaurados e sem frizz. No primeiro momento, logo após a descoloração, é imprescindível realizar tratamentos de reconstrução que recuperam os fios, fortalecendo a fibra e melhorando a penteabilidade e maleabilidade do mesmo. A reconstrução além de reduzir a estática nos cabelos (tirando a aparência espigada), confere reparação de dentro para fora aos cabelos.

Quer saber mais sobre cronograma capilar? Veja nosso artigo sobre porque apostar nesse cuidado com os fios!

Depois das luzes no cabelo, evite abusar da chapinha, secador e babyliss

Foto: Reprodução/Shutterstock

Outra dica importante é evitar o uso de ferramentas térmicas como secador, prancha ou babyliss no dia a dia. Esse calor em excesso danifica as cutículas, que já estão sensíveis com a descoloração, e oxidam os pigmentos provocando o famoso amarelamento.

Mas, se você for uma dependente desses equipamentos - assim como boa parte das brasileira e eu que vos escrevo -, nunca deixe de usar leave-in com proteção térmica. Nunca! Esse produto é o responsável por blindar os cabelos dos danos causados pelas altas temperaturas. Ele deve ser usado sempre antes de começar a alisar ou ondular os cabelos, nos fios secos ou úmidos.

Já tem um para o seu cabelo? Confira aqui nossa lista de melhores leave-ins do mercado!

Redobre o cuidado na praia e piscina depois de fazer luzes no cabelo

Foto: Reprodução/Shutterstock

Para quem ama dar close nas praias e principalmente na piscina: fique alerta! Com certeza você já ouviu que loiro e piscina não combinam, né? Ao terem contato com o cloro, os fios descoloridos sofrem uma reação química que altera o ph e enfraquece a elasticidade das mechas, podendo, inclusive, deixá-las mais sucetíveis à quebra.

Além do mais, depois da piscina, vamos combinar que o cabelo fica num tom de verde que não favorece ninguém. Sendo assim, o ideal é sempre usar produtos que protejam os fios nesse momento.

Anota aí uma dica de ouro: antes de se jogar na piscina, use água mineral para molhar os cabelos. Se seu cabelo já estiver encharcado quando você entrar na piscina, ele não absorverá o cloro.

Tenha o óleo capilar como seu melhor aliado para recuperar o cabelo descolorido

Foto: Reprodução/Shutterstock

E para finalizar nosso pequeno manual de dicas para as jubas descoloridas, não abra mão de um bom óleo capilar. Os óleos são multifuncionais e não possuem peso molecular, ou seja, não pesam nos fios! Eles ajudam a manter os cabelos hidratados, sem frizz, com brilho e previnem o efeito poroso. Eu, que não sou boba nem nada, carrego o meu na bolsa!

Enfim, é isso! Para quem nunca fez luzes no cabelo e está com vontade de mudar o visual, sempre indico começar aos poucos. Experimente um efeito leve e mais natural, como pontos de luz, contornos e pontas iluminadas. Dessa forma, você não terá aquela sensação de choque e não-reconhecimento, além de evitar grandes agressões aos fios. Vá aos poucos, mas nunca deixe de mudar!

Veja mais sobre o universo de cabelos: