Logo Zoom
Logo Zoom

O sabonete facial é um aliado inseparável da rotina de cuidados! Por isso, existem opções para os diferentes tipos de pele: oleosas, mistas, secas e extra secas. E, isso ocorre justamente porque a limpeza é um dos passos mais importantes da rotina de skincare – para não dizer o mais importante de todos!

Vale lembrar que se esquecer dessa etapa fundamental pode acarretar uma série de efeitos nocivos, como acnes, manchas a até mesmo outros problemas cutâneos. Além disso, uma pele devidamente higienizada é capaz de absorver de forma mais qualitativa os demais produtinhos dos passos seguintes da sua skincare, incluindo os hidratantes, tônicos e séruns.

Com tudo isso em mente, conversamos com a dermatologista Betina Stefanello (@drabetinastefanello), que respondeu perguntas chaves sobre o tema! Ela nos contou quais os principais tipos de sabonetes faciais, suas diferenças e até mesmo algumas dicas para facilitar a escolha do produto certo para sua pele. Confira.

Quais os tipos de sabonete facial existem?

O sabonete facial pode ser liquido ou em gel, barra ou uma espuma de limpeza (Foto: Shutterstock)

Como cada pele tem suas necessidades na rotina de cuidados, os sabonetes faciais também possuem propostas diferentes, principalmente no que diz respeito à sua textura sabia? Para facilitar, confira quais são eles abaixo:

  • Gel ou liquido: O sabonete facial com textura em gel ou liquido conta com uma formulação suave e também contribui com o controle do pH natural da pele. Isso permite que ele não cause eventuais irritações, por exemplo. É possível encontrar versões para peles secas, mistas, oleosas, sensíveis e normais.
  • Barra: A proposta desse tipo de sabonete para a face é o fato de se obter uma limpeza mais profunda. Vale mencionar que são propostas com um pH mais alcalino, portanto, menos próximo ao da nossa pele. Além disso, a fórmula dos sabonetes em barra conta com uma maior quantidade de agentes de limpeza, como é o caso do sulfato de sódio. Por isso, eles podem ser um poucos mais agressivos para peles sensíveis, sendo indicados para quem tem maior oleosidade. Entretanto, isso nem sempre é uma regra.
  • Espuma de limpeza: Quem possui pele seca pode optar pela espuma de limpeza, que é indicada após a higienização com o sabonete. Ela também age de forma suave e pode ser usada em todos os tipos de pele, já que sua formulação, geralmente, é livre surfactantes e ativos de limpeza profunda.

Quais as diferenças entre o sabonete líquido e o em barra?

A dermatologista Betina Stefanello lembra que a escolha do sabonete deve se refletir em suas principais características. No caso dos sabonetes em barra, há a questão o pH e demais substâncias.

Os sabonetes em barra são compostos de ácidos graxos de origem animal ou vegetal, saponificados com cáustica ou outras substâncias para formar a massa sólida e espumógena. Ele tem um pH na faixa de 8 a 9,5 faixa de pH alcalino, o que pode levar a um maior potencial irritativo para a pele”, destaca Betina.

E, como já falamos no tópico anterior, os sabonetes líquidos permitem uma maior aproximação com o pH natural da nossa pele.

Betina reforça que “os sabonetes líquidos são compostos por agentes tensoativos sintéticos, os detergentes, e geralmente ficam na faixa de pH mais próximo da neutralidade, Teoricamente seriam preferíveis para a higiene do corpo, mas, na prática não é tão simples assim taxar essa escolha, pois as formulações de sabonetes líquidos usam, via de regra, tensoativos que são responsáveis pela capacidade de remover sujeiras, bem como dar espumosidade; e alguns deles podem ser bem irritantes para a pele

Como saber qual sabonete facial usar?

Cada pele demanda necessidades diferentes e é importante considerar isso na hora de escolher o sabonete facial (Foto: Shutterstock)

A escolha do sabonete facial deve considerar uma soma de fatores específicos de cada pele. Ou seja, não há uma regra universal, já que cada pessoa pode demandar cuidados diferentes nesse sentido. Nesse caso, é importante conhecer o seu tipo de pele no final das contas para decidir o produto que mais faz sentido para a rotina de skincare.

Segundo a dermatologista Betina Stefanello, “Pessoas com pele oleosa, devem fazer uso de sabonete específico para pele oleosa ou acnéica, com ativos específicos (salicílico, enxofre), assim como pessoas com pele sensível devem fazer uso de sabonete específico para sua pele com ativos camomila, alfa bisabolol, óleos essenciais. Pacientes com pele seca deveriam buscar ativos como aveia, germe de trigo, hialurônico, roma, amêndoas”.

Qual é o sabonete facial ideal para o seu tipo de pele?

O sabonete facial além de higienizar pode suprir outras necessidades como, por exemplo, hidratar a pele (Foto: Shutterstock)

O melhor caminho é sempre optar por sabonetes que sejam menos agressivos para a pele. A limpeza precisa cumprir seu papel de higienização sem abrir mão de outros passos importantes, como ajudar a manter a pele hidratada e usar ingredientes que atendam as carências da sua pele.

O mais indicado é optar por produtos que utilizem concentrações e tipos de tensoativos menos agressivos possíveis, como os derivados do milho. São interessantes também produtos que contenham ingredientes emolientes/hidratantes agregados, que reponham a emulsão epicutânea perdida no banho, ou outras substâncias benéficas para a pele, como óleos e extratos vegetais de flores ou plantas”, destaca Betina.

Em quais substâncias ficar de olho na fórmula do sabonete facial?

Tudo, novamente, vai depender do seu tipo de pele, principalmente em casos onde exista algum tipo de patologia a ser tratada. Alguns exemplos são as acnes, melasmas, rosáceas, cicatrizes e outras.

Nesse caso, Betina lembra que “o sabonete facial certo deve ter uma cosmética agradável já que lavamos o rosto 2x ao dia, para controle da oleosidade, retirada da sujeira e da poluição que ficam aderidas à pele, assim como resíduos de produtos e maquiagem”.

Além disso, a fórmula de cada produto deve ser sempre um critério de escolha! Por isso, é importante levar em consideração o pH da fórmula e a presença de agentes como o sulfato e parabenos.

De acordo com a doutora Betina, “o sabonete certo deve ter o ph neutro (próximo da pele, sem sulfatos ou parabenos) e, de preferência, com extratos puros naturais em alta concentração (como hamamélis, camomila, aveia, algas e grapefruit) na fórmula”.

Como saber se o sabonete facial é bom?

Um bom sabonete facial pode proporcionar vários benefícios para a pele, bem como possui algumas particularidades (Foto: Shutterstock)

Na opinião da dermatologista Betina Stefanello, um sabonete facial bom é aquele que consegue entregar o que a nossa pele precisa, além de proporcionar benefícios extras para a rotina de skincare. Isso sem contar outras particularidades, como é o caso dele ter ou não perfume, tipo de textura, sensação e outros.

“Sabonete bom, na minha opinião, é aquele que a cosmética é adequada para cada tipo de pele e assim, combinado a ativos/ingredientes que possam trazer benefícios extras para o paciente. E quando falo em cosmética, estou falando de textura, odor, sensação na pele. E, se o sabonete puder ser um produto para limpeza e também um tratamento, melhor ainda”.

Qual é o melhor sabonete facial?

Depois dessa aula sobre as particularidades e diferenças dos sabonetes faciais, certamente ficará mais fácil escolher o produto ideal para sua pele, concorda? Mas, dá para facilitar ainda mais! Prova disso, é que selecionamos 5 opções comumente recomendadas por dermatologistas.

E, falando em dermatologistas, sempre considere fazer uma consulta (se possível) ao começar a usar um produto novo, principalmente se você tem dúvidas sobre o que a sua pele precisa, combinado?

La Roche-Posay Effaclar Concentrado

Vamos começar falando do gel de limpeza La Roche-Posay Effaclar Concentrado. E, aqui dá para dar uma opinião em particular dessa redatora, viu. Eu usei esse sabonete por bastante tempo, principalmente porque tenho a pele oleosa, acneica e sensível, ou seja, um combo e tanto. Ele foi recomendado pela dermatologista e tive ótimos resultados com ele.

Ele tem um perfume suave, quase imperceptível e um bom rendimento. Os produtos da marca sempre contam com a presença de água termal e agentes menos agressivos, que ajudam no controle do pH natural da pele. Seu uso na rotina ajuda a lidar com a oleosidade, principalmente durante os dias mais quentes.

Características:

  • Bom rendimento
  • Textura em gel e suave
  • Ajuda no controle da oleosidade e acnes

Vichy Normaderm Phytosolution

Por sua vez, o sabonete facial em gel Vichy Normaderm Phytosolution é indicado para quem possui poros obstruídos, dilatados e com mais brilho. Sua proposta é promover uma limpeza profunda, atuando diretamente nas imperfeições que são acarretadas pelo excesso de oleosidade.

Sua fórmula é composta por ingredientes de ação calmante e anti-inflamatória, como é o caso do ácido glicólico e o salicílico. Embora sua limpeza seja profunda, ele não acarreta aquela sensação de repuxar a pele ou ressecar demais.

Características:

  • Limpeza profunda sem agredir a pele
  • Textura em gel e suave
  • Ácido glicólico e o salicílico

Avène Cleanance

Já o Avène Cleanance é um sabonete facial indicado para pessoas que possuam a pele acneica e também oleosa. Isso se dá justamente por conta de sua ação anti-inflamatória e antibaractericida, duas características primordiais para ajudar no tratamento das acnes.

Ele possui uma espuma bem cremosa, que limpa ao mesmo tempo que purifica a pele sem deixar aquela sensação ressecada, sabe? Além disso, seu uso diário ajuda a minimizar a oleosidade, os poros dilatados e o excesso de brilho. Vale ainda mencionar a presença de água termal em sua fórmula, que acalma e suaviza.

Características:

  • Reduz a oleosidade, poros dilatados e o brilho
  • Fórmula com alta concentração de água termal e ácido hialurônico
  • Indicado para peles mistas, oleosas e acneicas

Skinceuticals Blemish + Age Cleansing

Esse é outro sabonete facial sempre bastante recomendado por dermalogistas, principalmente para quem possui pele oleosa e com acnes. Sua fórmula combina ativos que ajudam a promover uma excelente limpeza sem abrir mão dos cuidados essenciais.

Seu uso diário contribui para lidar com a oleosidade e ainda permite desobstruir os poros. Além disso, ele é um aliado para lidar com aquele aspecto brilhoso e atua na prevenção do surgimento de espinhas.

Características:

  • Ajuda a remover impurezas
  • Reduz a oleosidade e desobstrui os poros
  • Promove uma sensação refrescante na pele

Bioderma Sébium

Por fim, o último sabonete facial da nossa lista é o Bioderma Sébium, que é ideal para a alta tolerância de peles mistas, oleosas e acneicas. Ele tem ação eficiente de limpeza e ajuda a purificar a pele graças à sua ação seborreguladora, além de antibacteriana.

Para isso, ele dispõe de uma fórmula que aposta no complexo sulfato de cobre e sulfato de zinco. Tudo isso com uma limpeza profunda, sem resultados agressivos.

Características:

  • Controla o brilho e o sebo na pele
  • Indicado para peles mistas, oleosas e acneicas
  • Hipoalergenico

Notícias relacionadas:

Saiba qual a finalidade do ácido salicílico para a sua pele

Por que o ácido hialurônico é um aliado na rotina de skincare?

Poros fechadinhos! Confira quais os melhores sabonetes esfoliantes

Uma pele radiante? Então você precisa conhecer os benefícios da vitamina C